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Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690

Carros PcD voltaram a ficar vantajosos com aumento do teto do ICMS para R$ 120.000. Desconto total pode ultrapassar R$ 25.000. Veja as opções de automáticos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 09h36 - Publicado em 11 mar 2024, 09h32
PCD
 (Fábio Black/Quatro Rodas)
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Carros PcD se tornaram menos comuns nos últimos anos. A pandemia e a consequente crise econômica e de produção de semicondutores, e a partir de meados de 2020, aumentou o preço dos carros e, em janeiro de 2021, praticamente não havia mais opções de carros voltados para o público PcD.

Basta ver que no último especial de carros PcD, publicado em janeiro de 2020, havia 20 carros automáticos preço de até R$ 70.000, que era o valor-limite para ter a isenção do imposto estadual (ICMS) na compra de carros zero-km. E hoje só existe um carro zero-km abaixo desse preço: o Citroën C3 Live, que custa R$ 67.990 e tem motor 1.0 e câmbio manual.

A debandada aconteceu pela defasagem do valor máximo para aquisição dos modelos com isenção de ICMS. O teto de R$ 70.000 foi mantido por 14 anos.

Qual é o desconto de carros para PcD?

Só em dezembro de 2021 que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ampliou a faixa de preço dos carros que podem ser comprados com isenção parcial do ICMS de R$ 70.000 para R$ 100.000. E no mesmo mês o governo federal aumentou o valor dos carros que podem ter desconto do IPI (imposto federal): passou de R$ 140.000 para R$ 200.000.

T-cross e virtus pcd
Exemplo de modelos que custavam menos de R$ 70.000 em 2020 para terem direito a isenção (Reprodução/site/Volkswagen)

O limite de preço para isenção do imposto estadual, porém, foi novamente alterado pelo Confaz e a partir de janeiro de 2024 carros que custam até R$ 120.000 podem ser enquadrados dentro das exigências da isenção do ICMS.

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Mas o desconto não é sobre o valor total do carro e continua limitado a R$ 70.000, portanto o benefício para o público PcD foi reduzido. “Em meados de 2009, o desconto dos dois impostos podia chegar a 25% do valor do carro e, atualmente, a isenção não passa dos 15%”, diz o especialista nesse mercado Alessandro Fernandes, autor do site Blog do Cadeirante. Essa diferença acontece pelo fato de o consumidor ter ainda que recolher o ICMS parcial. Caso o carro custe R$ 120.000, o contribuinte terá que pagar o ICMS referente aos R$ 50.000 de diferença.

“O ICMS tem um peso maior no preço, pois representa cerca de 12%, já o IPI tem um impacto menor, na maioria dos casos, pois responde por 5% do valor total de carros com motor 1.0, por exemplo”, afirma Alessandro.

A salvação está nos bônus

Para driblar esse desconto menor concedido pelo governo e atrair compradores, a estratégia das fábricas é oferecer bônus para esses clientes. “O mercado PcD voltou a ganhar força graças aos bônus, que podem chegar a 12%, e isso torna os modelos voltados para esse público vantajosos novamente”, diz Alessandro.

Um exemplo de modelo com bônus alto é o Renault Duster Intense Plus 1.6 CVT. O preço público é de R$ 131.190, inclusive acima do valor do teto do ICMS, mas com o bônus de 12% chega ao valor de R$ 115.447 (dentro do limite de R$ 120.000). O valor final com as isenções cai para R$ 105.931.

Renault Duster Intense
(Divulgação/Renault)
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Na Volkswagen, os SUVs T-Cross e Nivus ganham versões Sense PcD, ambos por R$ 119.990 ainda com IPI e ICMS. Excluindo os impostos, o valor final passa para R$ 100.700, uma redução de R$ 19.290. O T-Cross Sense já foi vendido para PcD, mas tornou-se uma versão regular. O Nivus Sense, por sua vez, é inédito.

Alessandro afirma que Volkswagen, Nissan, Renault, Hyundai e todas as marcas da Stellantis atualmente têm concedido bônus de fábrica, mas as japonesas Honda e Toyota e a Chevrolet não têm concedido esse desconto extra apesar de também oferecerem boas opções.

A longo prazo o especialista acredita que a reforma tributária possa ser vantajosa para o PcD, pois os dois impostos irão se unificar e podem voltar a representar até 25% do valor total do carro (que era o patamar anterior).

Com a intenção de mapear as ofertas desse novo momento do mercado, selecionamos 27 modelos que estão dentro do teto do ICMS (R$ 120.000), optando pelos carros automáticos, entre os mais procurados por esse consumidor. Nas próximas páginas, você encontra um dossiê dividido em três categorias: hatches, sedãs compactos e SUVs. Além de relacionar os modelos, apontamos também os prós e contras de cada opção e quais as diferenças de  conteúdo, preço e desempenho.

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Hatches PcD com desconto

Chevrolet Onix Turbo
(Divulgação/Quatro Rodas)

 

 

Chevrolet Onix Turbo: R$ 83.299

Preço sem isenção: R$ 100.730

A redução de mais de R$ 17.000 para PcD torna o Onix automático uma opção atraente para quem busca um hatch. O motor tricilíndrico 1.0 turbo (116 cv)  oferece bom desempenho em aceleração e consumo. Mas fica devendo em equipamentos, pois não comtempla multimídia e nem tecnologias de segurança semiautônomas (ADAS).

Ficha Técnica

Motor: transv. 3 cilindros,
999 cm3, turbo
Potência: 116/116 cv
a 5.500 rpm
Torque: 16,8/16,3 kgfm
a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas,
tração dianteira
Dimensões: compr., 416,3 cm;
larg., 173 cm; alt.,
147,6 cm; entre-eixos,
255,1 cm
Peso: 1.085 kg
Pneus: 6.50 x 16

Equipamentos

6 airbags,
rádio AM/FM,
rodas de aço 15”,
frenagem autônoma de emergência.

Pense também em um Onix Premier… 

Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690

Por R$ 98.475 acrescenta central multimídia, chave presencial,
rodas de liga leve 16”,
sensor de estacionamento,
assistente de partida em rampas.

 

City
(Divulgação/Quatro Rodas)

Honda City LX CVT: R$ 100.703

Preço sem isenção: R$ 113.600

Com a nova versão de entrada da linha 2024 (LX), o City Hatch ficou R$ 15.500 mais barato e agora pode usufruir da isenção dos dois impostos (ICMS e IPI). E, mesmo sendo a mais barata da linha, ela é completa, com multimídia de 8”, partida por botão, faróis automáticos e rodas de liga leve. O motor é o 1.5 16V (126 cv) combinado com CVT.

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Ficha técnica

Motor: transv.,
4 cilindros, 1.498 cm3, aspirado
Potência: 126/126 cv a 6.200 rpm
Torque: 15,8/15,5 kgfm a 4.600 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Dimensões: compr., 434,1 cm; larg., 174,8 cm; alt., 149,8 cm; entre-eixos, 260 cm
Peso: 1.180 kg 

Equipamentos

6 airbags, central multimídia,
rodas de liga leve 15”, assistente de partida em rampa.

208 Allure

Peugeot 208 Allure Turbo: R$ 77.690

Preço sem isenção: R$ 99.990

É o único do dossiê que fica na faixa dos R$ 70.000 e, mesmo assim, oferece multimídia de 10,3”, sensor de estacionamento, câmera de ré, modo Sport, DRLs de led e rodas de liga leve de 16”. É a versão de entrada com o motor GSE 1.0 turbo com 130 cv e 20,4 kgfm – o que torna o Peugeot o mais potente entre os hatches.

Ficha técnica

Motor: transv.,
3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 130/125 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,4/20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Dimensões: compr., 405,5 cm; larg., 173,8 cm; alt., 145,3 cm; entre-eixos, 253,8 cm
Peso: 1.169 kg

Equipamentos
4 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento, câmera de ré. 

Pense também em um Peugeot 208 Griffe… 

Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690

Por R$ 96.268 acrescenta 6 airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, indicador de fadiga, bancos revestidos de couro. 

Yaris xl
(Divulgação/Quatro Rodas)

Toyota Yaris hatch XL: R$ 81.000

Preço sem isenção: R$ 97.990

O Yaris já não tem um visual atual e o interior remete aos anos 1990, com iluminação azul no quadro de instrumentos. O preço é acessível, mas o conteúdo é pobre, com destaque apenas para os sete airbags e assistente de partida em rampa. Nada de central multimídia nem rodas de liga leve e muito menos tela em TFT para o computador de bordo.

Ficha técnica
Motor: transv., 4 cilindros, 1.496 cm3, aspirado
Potência: 110/105 cv a 5.600 rpm
Torque: 14,9/14,3 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Dimensões: compr., 414,5 cm; larg.,
173 cm; alt., 149 cm; entre-eixos, 255 cm
Peso: 1.125 kg
Pneus: 6.50 x 16 
Equipamentos

7 airbags, rádio AM/FM, rodas de aço 15” com calota,
assistente de partida em rampa.

Pense também em um Toyota Yaris XS…

Yaris

Por R$ 93.464 acrescenta central multimídia, chave presencial, rodas de liga leve 15”, frenagem autônoma, alerta de mudança
de faixa e câmera de ré.
 

VW-Polo-Sense-170-TSI-2024
(Reprodução/Volkswagen)
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Volkswagen Polo Sense TSI: R$ 87.028

Preço sem isenção: R$ 99.990

A VW anunciou que a versão Sense não será mais exclusiva para PcD. E isso pode ser explicado pelo preço atrativo combinado ao conteúdo mais generoso, que contempla botão de partida, retrovisores elétricos, quatro airbags e assistente de partida em rampa.
A pintura metálica não é cobrada, porém a multimídia não é a VW Play. É uma mais simples.

Ficha técnica
Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 116/109 cv a 5.000 rpm
Torque: 16,8/16,8 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 407,4 cm; larg., 175,1 cm; alt.,
147,1 cm; entre-eixos, 256,6 cm
Peso: 1.154 kg
Pneus: 6.50 x 16 
Equipamentos

4 airbags, central multimídia, rodas de aço 15”,
sensor de estacionamento
e assistente de partida em rampa.

Pense também em um Volkswagen Polo Highline…

Volkswagen Polo Highline 2023

Por R$ 103.242 acrescenta VW Play, rodas de liga leve 16”, câmera de ré, sensor de chuva e assistente
de frenagem pós-colisão.
 

Outras opções entre os hatches PcD

box hatchs
(Divulgação/Quatro Rodas)
HB20 Comfort Plus
Valor com isenção: R$ 93.135
EQUIPAMENTOS: 6 airbags, central multimídia,
rodas de liga leve 16”, assistente de partida em rampa, câmera traseira.
Fiat Argo Trekking 1.3
Valor com isenção: R$ 83.951
EQUIPAMENTOS: 4 airbags, central multimídia,
rodas de liga leve 15”, assistente de partida em rampa.

Fiat Argo Drive 1.3
Valor com isenção: R$ 79.795
EQUIPAMENTOS: 4 airbags, central multimídia,
rodas de aço 15”, assistente de partida em rampa.

Citroën C3 1.6 Live Pack
Valor com isenção: R$ 74.632
EQUIPAMENTOS: 4 airbags,
central multimídia, rodas de liga leve 15”, assistente de partida em rampa.

Sedãs PcD com desconto

Onix
(Divulgação/Quatro Rodas)

 

 

Chevrolet Onix Plus Turbo: R$ 89.428

Preço sem isenção: R$ 106.560

O sedã continua entre os mais vendidos do país graças a seu custo/benefício e nesta versão de entrada com câmbio automático custa menos de R$ 90.000 para PcD, com bônus de 5%, ficando ainda mais atraente. Entre os equipamentos, falta central multimídia, mas há seis airbags, assistente de partida em rampa e faróis automáticos.

Ficha técnica
Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 116 cv a 5.500 rpm
Torque: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 447 cm; larg., 173 cm; alt., 147 cm;
entre-eixos, 260 cm
Peso: 1.073 kg 
Equipamentos

6 airbags, rodas aro 16”, assistência de partida
em rampa, câmera de ré.

Pense também em um Onix Plus Premier…

Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690

Por R$ 103.305 acrescenta alerta de ponto cego, sensores de estacionamento traseiro, câmera traseira, assistente de frenagem de emergência. 

Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690

Fiat Cronos Drive 1.3: R$ 85.798

Preço sem isenção: R$ 101.990

A versão automática traz um bom pacote de equipamentos e acrescenta itens importantes em relação à versão manual como modo Sport, assistente de partida em rampa e piloto automático. Com R$ 3.990 a mais ganha ar-condicionado digital, partida por botão e câmera de ré. O motor 1.3 aspirado casa bem com o CVT herdado do Pulse.

Ficha técnica
Motor: transv., 4 cilindros, 1.332 cm3
Potência: 107/98 cv a 6.250 rpm
Torque: 13,7/13,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT de 7 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 436 cm; larg., 172 cm; alt.,
150 cm; entre-eixos, 252 cm
Peso: 1.196 kg 
Equipamentos

4 airbags, central multimídia,
rodas de aço aro 15”, sensor de estacionamento traseiro.

Pense também em um
Fiat Cronos Precision 1.3…

Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690
(Divulgação/Fiat)

Por R$ 90.000 acrescenta câmera de ré, chave presencial,
modo Sport, rodas de liga leve 16”.
 

Honda City LX

Honda City Sedan LX: R$ 102.316

Preço sem isenção: R$ 115.300

Na linha 2024, que começou a ser vendida em janeiro, o modelo ganhou a nova versão de entrada LX por R$ 115.300, o credenciando a pleitear o desconto para PcD. Mesmo sem bônus extra, o City custa pouco mais de R$ 100.000 e oferece central multimídia, partida por botão, faróis automáticos, rodas de liga leve de 15” e seis airbags.

Ficha técnica
Motor: transv. 4 cilindros, 1.498 cm3
Potência: 126 cv a 6.200 rpm
Torque: 15,8/15,5 kgfm a 4.600 rpm
Câmbio: automático CVT de 7 marchas, tração dianteira
Dimensões: comp., 454 cm; larg., 174 cm;
alt., 147 cm; entre-eixos, 260 cm
Peso: 1.167 kg 
Equipamentos
6 airbags, rodas de liga leve 15”, assistência de partida em rampa,
sensor de estacionamento, central multimídia, painel digital,
partida pela chave, start-stop,
câmera assistente de ponto cego, câmera de ré, bancos de couro.

Yaris x City

Toyota Yaris sedan XL: R$ 82.104

Preço sem isenção: R$ 97.990

Este é o sedã automático mais barato do Brasil e não perde este posto nem mesmo diante dos bônus para PcD, que rivais eventualmente recebam, e a Toyota não concede para ele. No pacote de equipamentos de série, o Yaris inclui sete airbags e assistente de partida em rampa, mas suas rodas são de aço, de 15”, e não há central multimídia.

Ficha técnica
Motor: transv. 4 cilindros, 1.496 cm3
Potência: 110/105 cv a 5.600 rpm
Torque: 14,9/14,3 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: CVT de 7 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 442,5 cm; larg.,
173 cm; alt., 149 cm; entre-eixos, 255 cm
Peso: 1.130 kg 
Equipamentos
7 airbags, rádio AM/FM, rodas de aço 15”,
assistente de partida em rampa.

Pense também em um Toyota Yaris Sedã XS…

Toyota Yaris

Por R$ 98.471 acrescenta central multimídia, chave presencial, rodas de liga leve 15”, frenagem autônoma,
alerta de mudança de faixa e câmera de ré.
 

Virtus
(Divulgação/Quatro Rodas)

Volkswagen Virtus TSI: R$102.275

Preço sem isenção: R$ 119.910

A versão de entrada do Virtus é a única que fica dentro do limite de R$ 120.000 e no preço já está incluso o único opcional: a multimídia VW Play (R$ 1.570). Com a central, o VW torna-se uma das opções mais completas, com direito a piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, seis airbags e até bloqueio do diferencial.

Ficha técnica
Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 116/109 cv a 5.000 rpm
Torque: 16,8/16,8 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 456,1 cm; larg., 175,1 cm;
alt., 147,7 cm; entre-eixos, 265,1 cm
Peso: 1.202 kg 
Equipamentos

6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 15”,
frenagem autônoma de emergência,
piloto automático adaptativo (ACC),
assistente de partida em rampa,
sensores de estacionamento traseiro, chave presencial.

HB20S
(Divulgação/Quatro Rodas)

Hyundai HB20S Comfort Plus: R$ 99.309

Preço sem isenção: R$ 113.390

No começo de 2024, a Hyundai anunciou um enxugamento de versões para a linha HB20S: eram 12 versões e agora são seis, e com essa mudança o sedã compacto deixa de ter uma opção automática abaixo dos R$ 100.000. A nova versão de entrada, porém, é mais bem equipada e inclui multimídia, retrovisores elétricos e até quadro de instrumentos digital.

Ficha técnica
Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 120/120 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5/17,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 432,5 cm; larg.,
172 cm; alt., 147 cm; entre-eixos,
253 cm
Peso: 1.137 kg 
Equipamentos

6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”,
assistente de partida em rampa,
câmera traseira e painel digital.

SUVs PcD com desconto

fiat fastback
(Divulgação/Quatro Rodas)

Fiat Fastback Turbo 200: R$ 101.620

Preço sem isenção: R$ 117.990

A versão de entrada do SUV cupê teve o preço reduzido em R$ 4.000 (R$ 117.990) para se adequar ao limite de R$ 120.000 do ICMS. O valor divulgado pela Fiat com as isenções é de R$ 101.620, uma redução de 14% com 4% de bônus. O conjunto do motor 1.0 turbo com o câmbio CVT o torna econômico, com média de até 16,2 km/l na estrada.

Ficha técnica
Motor: transv.
3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 125/130 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Dimensões: compr., 442 cm; larg., 177 cm; alt., 154 cm;
entre-eixos, 253 cm
Peso: 1.253 kg 
Equipamentos

4 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 17”,
assistente de partida em rampa,
sensores de estacionamento, retrovisores elétricos.

Hyundai Creta
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Hyundai Creta Action: R$ 98.823

Preço sem isenção: R$ 116.990

A versão é a única da linha Creta que continua com a identidade visual da geração anterior, lançada em 2016, e traz o motor 1.6 aspirado combinado com o câmbio automático de seis marchas. A lista de equipamentos inclui rodas de liga leve, faróis de neblina e sensor crepuscular, mas nada de multimídia: há apenas um rádio simples.

Ficha técnica
Motor: transv.,
4 cilindros, 1.598 cm3
Potência: 130/123 cv a 6.000 rpm
Torque: 16,5/16,0 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões:
compr. 429 cm; larg., 178 cm;
alt., 163 cm;
entre-eixos, 259 cm
Peso: 1.359 kg 
Equipamentos

2 airbags frontais, rádio AM/FM, rodas de liga leve 16”,
faróis com acendimento automático, retrovisores elétricos.

Kicks
(Divulgação/Quatro Rodas)

Nissan Kicks Active CVT: R$ 88.490

Preço sem isenção: R$ 112.990

Graças ao bônus de 8%, o Kicks é um dos SUVs para PcD mais baratos, com desconto de quase 22%, o equivalente a uma redução de R$ 24.500 do preço de tabela. Ele tem seis airbags, piloto automático, retrovisores elétricos e até DRL. Mas a central multimídia não está presente e o design já está datado, por isso mesmo a nova geração chega em breve.

ficha técnica

Motor: transv., 4 cilindros, 1.598 cm3
Potência: 114 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões:compr., 431 cm; larg., 176 cm; alt., 161 cm; entre-eixos, 262 cm
Peso: 1.122 kg

Equipamentos

6 airbags, rodas de aço aro 16”,
retrovisores elétricos, assistente de partida em rampa.

Pense também em um
Nissan Kicks Sense 1.6 CVT…

Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690
(Divulgação/Quatro Rodas)

Por R$ 94.590 acrescenta rodas de liga leve 16” e central multimídia com tela de 7”. 

duster
(Divulgação/Quatro Rodas)

Renault Duster Intense Plus: R$ 105.930

Preço sem isenção: R$ 131.190

O maior bônus para PcD é concedido pela Renault: são 12% e graças a isso a redução ultrapassa R$ 25.000. Esse valor já para a linha 2024, que ganhou uma leve reestilização com novos DRLs e lanternas redesenhadas. A grande novidade é que agora todas as versões trazem seis airbags (eram apenas dois) e os faróis são de led.

Ficha técnica
Motor: transv., 4 cilindros, 1.598 cm3
Potência: 120/118 cv a 5.500 rpm
Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 437 cm; larg., 183 cm; alt., 169 cm;
entre-eixos, 267 cm
Peso: 1.767 kg 
Equipamentos

6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”,
câmera de ré, assistente de frenagem de emergência.

Pense também em um
Renault Duster Iconic Plus 1.6…Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690Por R$ 112.824 acrescenta chave presencial, ar-condicionado digital, carregamento
por indução e sensor de ponto cego.
 
tcross sense
(Divulgação/Quatro Rodas)

Volkswagen T-Cross Sense: R$ 100.700

Preço sem isenção: R$ 119.990

Após um hiato de mais de dois anos, a marca volta a oferecer a versão Sense para PcD com redução de quase R$ 20.000 no preço de tabela. A novidade da linha 2024 é que a versão especial agora traz a central multimídia Composition Touch de 6,5” de série. A garantia, por sua vez, aumentou para três anos, como todos os outros modelos VW.

Ficha técnica

Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3,  turbo
Potência: 128/116 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000/3.500 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: compr., 419 cm; larg., 197 cm; alt.,
156 cm; entre-eixos, 265 cm
Peso: 1.240 kg

Equipamentos

6 airbags, central multimídia, rodas de aço aro 16”,
assistente de partida em rampa, retrovisores elétricos.

Pense também em um VW T-Cross 200 TSI 1.0 turbo

Volkswagen T-Cross 200 TSI

Por R$ 122.551 acrescenta painel digital, VW Play, sistema de frenagem pós-colisão. 

nivus
(Divulgação/Quatro Rodas)

Volkswagen Nivus Sense: R$ 100.700

Preço sem isenção: R$ 119.990

O sobrenome Sense é conhecido pelo público PcD, pois foi a versão exclusiva criada pela VW para esse mercado e foi um sucesso de vendas com o T-Cross entre 2020 e 2021. Agora ela chega com a mesma proposta no Nivus e surpreende pela riqueza no conteúdo. Há todos os recursos de segurança ativos como ACC, faróis full-led e painel digital.

Ficha técnica

Motor: transv., 3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 128/116 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000/3.500 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões:
compr., 426 cm; larg., 175 cm; alt., 149 cm; entre-eixos, 256 cm
Peso: 1.238 kg

Equipamentos

6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”,
frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo.

Pense também em um VW Nivus Comfortline…

Listamos 27 carros PcD com desconto e bônus a partir de R$ 77.690

Por R$ 112.344 acrescenta câmera de ré, sensor de pressão de pneus, carregador por indução. 

Outras opções entre os SUVs

Citroën C3 Aircross 1.0 Turbo Feel
Valor com isenção: R$ 100.304

Citroën C3 Aircross

O Aircross tem proposta diferente:  entregar mais espaço e mais rendimento por um preço menor. Ele oferece o entre-eixos de um VW Taos, mas pode custar menos que um Fiat Pulse 1.0. E essa versão mais vantajosa traz quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, com conta-giros, quatro airbags, além do sensor de estacionamento e retrovisores elétricos. O motor é o 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, combinado à transmissão CVT (sete marchas simuladas) com modos Sport, Normal e Econômico. No preço para PcD, a marca concede 5% de bônus e reduz o valor em quase R$ 20.000 (16,4%).

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 1.5 turbo
Valor com isenção: R$ 103.000

Tiggo 5X
(Divulgação/Quatro Rodas)

É um dos SUVs mais potentes com o 1.5 turbo, que rende até 150 cv e 21,4 kgfm. E conta com seis airbags, multimídia e até bancos de couro.

Citroën C3 Aircross 1.0 turbo Feel Pack
Valor com isenção: R$
93.987

Citroën C3 Aircross
(Divulgação/Quatro Rodas)

São R$ 6.317 de diferença para a versão Feel Pack, mas já vem com multimídia e DRL de led, porém só tem os dois airbags obrigatórios.

Citroën C4 Cactus 1.6 Live
Valor com isenção: R$ 96.186

C4 Cactus
(Divulgação/Quatro Rodas)

O design é atrativo assim como o pacote de equipamentos, que inclui uma multimídia de 10”, DRL de led e assistente de partida em rampa.

Citroën C4 Cactus 1.6 Feel
Valor com isenção: R$ 99.160

C4 Cactus
Já a versão Feel adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, câmera de ré e faróis de neblina por R$ 2.974 extras. (Divulgação/Quatro Rodas)

Já a versão Feel adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, câmera de ré e faróis de neblina por R$ 2.974 extras.

Chevrolet Spin LS 1.8
Valor com isenção: R$ 92.528

Spin
(Divulgação/Quatro Rodas)

Teremos uma minivan reestilizada em breve, mas o preço atual é convidativo apesar de ser a versão com cinco lugares e ter motor 1.8 de só 111 cv.

Chevrolet Tracker Turbo 1.0
Valor com isenção: R$ 105.860

tracker
(Divulgação/Quatro Rodas)

O SUV se destaca pelo moderno motor 1.0 turbo (116 cv) e pelo conteúdo, que inclui painel digital, multimídia, seis airbags e chave presencial.

Fiat Pulse Drive 1.3
Valor com isenção: R$ 98.166

Pulse Drive
(Divulgação/Quatro Rodas)

Ele traz medidas tímidas para um SUV, mas compensa com um motor econômico, que rende até 107 cv, e pelo bom pacote de equipamentos.

Fiat Pulse S-Design 1.3
Valor com isenção: R$ 102.866

Pulse
Traz itens extras como com faróis de led, tela digital, multimídia de 8,4”, sensor de estacionamento e até assistente de faixa. (Divulgação/Quatro Rodas)

Traz itens extras como com faróis de led, tela digital, multimídia de 8,4”, sensor de estacionamento e até assistente de faixa.

Jeep Renegade 1.3 turbo
Valor com isenção: R$ 102.900

renegade
(Divulgação/Quatro Rodas)

Ele reduziu o preço para entrar no limite para PcD e oferece o motor mais potente, o 1.3 turbo, que rende até 185 cv, e tecnologias ADAS.

Mais rigor e burocracia para ser PcD e comprar carros com desconto

PCD
(Fábio Black/Quatro Rodas)

Em 2020, a lei que regulamentava o acesso ao benefício da isenção para PcD era muito abrangente e a lista de doenças cujos portadores poderiam pleitear os descontos chegou a 70, incluindo doenças mais brandas como tendinite. A Abridef, uma associação ligada ao setor, estimava que, diante das facilidades criadas, praticamente metade dos motoristas do Brasil teriam direito à isenção de impostos.

Em 2021, a legislação foi alterada e a partir daí apenas pessoas com deficiências de grau moderado a grave e que provoquem limitações de mobilidade tiveram direito à isenção. O rigor é ainda mais alto para concessão do benefício no estado de São Paulo, que exige um laudo psicossocial de mais de 60 questões e uma perícia presencial e acabou dificultando a vida de quem tem direito. Porém, segundo especialistas de mercado, reduziu as fraudes.


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