Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nunca se vendeu tanto carro elétrico no Brasil, mas há muito para crescer

Modelos híbridos e elétricos chegam à maior participação nas vendas, no Brasil

Por Guilherme Fontana I Foto Fernando Pires
19 Maio 2022, 09h37
Volvo XC40
O Volvo XC40 foi o elétrico mais vendido no país em 2022 e, apesar da nova concorrência, ele segue no top 10 de 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Avistar carros híbridos e elétricos pelas ruas brasileiras tem sido cada vez mais fácil. Porém, isso não está ligado apenas à quantidade cada vez maior de modelos oferecidos no mercado, mas também a outros fatores.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

É o que apontam os dados da Anfavea, que registraram, no primeiro trimestre de 2022, a maior participação histórica de carros eletrificados entre as vendas no país.

De acordo com a associação, sozinhos, os modelos híbridos alcançaram a participação de 2,3% nas vendas dos três primeiros meses deste ano, com 8.592 unidades emplacadas. Já os elétricos chegaram aos 0,3%, com 1.291 exemplares emplacados no período.

Peugeot 208 E-GT
208 e-GT mantém a esportividade visual em versão elétrica, mesmo sem ter saída de escape (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Juntos, híbridos e elétricos já conquistaram 2,6% do mercado. A porcentagem se aproxima dos 3% de modelos apenas a gasolina, hoje restritos ao mercado de luxo. Como comparação, durante todo o ano de 2021, os híbridos alcançaram 1,6% de participação, contra 0,1% dos elétricos.

Compartilhe essa matéria via:

Somados, ocuparam 1,7% no último ano – praticamente a metade dos números apresentados neste ano. É fato que o aumento na oferta e a “popularização” de modelos eletrificados contribuem para o crescimento deles na participação de vendas.

Continua após a publicidade

Esse crescimento, contudo, também acontece pela migração de públicos e pela confiança do consumidor em tê-los como único carro da casa, situação já comum, especialmente entre os híbridos.

Os Toyota Corolla e Corolla Cross têm grande responsabilidade nisso. No primeiro trimestre, o sedã emplacou 2.095 unidades com motorização híbrida, ou 23% das vendas do modelo no período.

O SUV foi além, com 4.126, ou 39% de suas vendas. Assim, Corolla Cross e Corolla são os híbridos mais baratos e mais vendidos do país nos três primeiros meses de 2022, com 72% do mercado. Sem demais dados do período, o Kia Stonic foi o híbrido leve mais vendido de março, com 137 unidades, e o Volvo XC40, com suas 127, é o elétrico mais vendido, segundo a Jato.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.