Novo Volkswagen Golf será elétrico e terá tecnologias da Rivian
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, confirmou que tecnologia da Rivian estreia no Golf elétrico em 2029, mas antes vai aparecer também na Audi e na Porsche
Os amantes do Volkswagen Golf terão que se contentar. No futuro, o hatch se tornará elétrico e não parece ter nada que mude os planos da montadora em relação a isso, nem mesmo uma sobreposição do hatch com o ID.3. Mas se serve de consolo, eles estão buscando uma parceria de peso para desenvolvê-lo.
Thomas Schäfer, CEO da VW, revelou que a Rivian é quem será o braço direito dos engenheiros alemães no desenvolvimento da nona geração do Golf. O que não é de se estranhar, afinal, as duas anunciaram uma joint venture avaliada em US$ 5,8 bilhões para desenvolver plataformas e softwares para carros elétricos. Para esses novos projetos, as empresas afirmaram que elas serão compatíveis com “todos os segmentos de veículos relevantes”.
O Golf MK9 será concebido sobre a plataforma Scalable Systems Platform (SSP), mas isso só está previsto para 2029. A nova arquitetura da Volks deverá estar pronta para novos carros elétricos da marca já em 2026.
O fato é que o Golf elétrico não será o único carro a receber a expertise da Rivian. Na verdade, ele não será nem o primeiro. Schäfer afirma que Audi e Porsche serão os pioneiros, podendo ter novidades com assinatura da Rivian já em 2027.
Em entrevista para o Automotive News, Schäfer ainda contou um pouco a mais sobre os motivos que levaram a VW a realizar uma parceria com a Rivian. “Decidimos como fazer o veículo definido por software. Isso acontecerá com a Rivian, a joint venture, onde montamos a nova arquitetura eletrônica elétrica. Mas também decidimos que queremos começar essa jornada com um produto mais icônico. Então, vamos começar com o Golf.”, explicou o executivo.
E sobre o Golf MK9 elétrico ofuscar o ID.3, isso é bem provável que aconteça, considerando o cenário atual. Porém, para 2026, o hatch já tem um facelift programado que, inclusive, vai adicionar os tão pedidos botões físicos no painel, tão pedidos pelos clientes da Volkswagen. Possivelmente, isso poderá colocá-lo em outro patamar para que ambos não ocupem a mesma faixa de preço.
Lembrando que, quando foi lançado, o ID.3 matou o antigo e-Golf, primeiro elétrico do hatch. A geração MK9, por sua vez, deve aposentar os modelos a combustão, mas isso não acontecerá de uma só vez. A montadora pretende manter a geração MK8 viva até 2035, quando a Europa proibirá os motores a combustão.