Novo Peugeot 208 2024 tem imagens vazadas e troca ‘dente’ por ‘garras’
Sem data para chegar ao Brasil, reestilização do hatch estreará primeiro nas versões elétricas; modelo brasileiro ganhará turbo em breve
Conhecida e premiada por seu desenho atraente, a atual geração do Peugeot 208 está próxima de passar por sua primeira mudança. A nova cara do “leãozinho” será apresentada em breve na Europa, mas imagens vazadas e divulgadas pela imprensa francesa já revelam as principais novidades.
As mudanças para o novo 208 serão significativas. Na dianteira, a grade central fica maior (agora vai até a base do para-choque) e adota uma nova trama com filetes horizontais posicionados em “V”, além do novo logotipo da Peugeot. Acima, o nome “208” também ganha nova fonte.
Os faróis mantém o formato, mas têm novo arranjo interno, com três pontos de luz. Também os faróis, no entanto, perdem o filete de LED incorporado, batizado pela marca como “dente de sabre”.
Característico do modelo, o filete se multiplica e muda a representação: agora são três riscos, que representam as garras de um leão. Eles ficam em novo posicionamento, mais abaixo, em um nicho exclusivo.
A traseira tem alterações mais discretas, mas que ainda assim surtem efeito. As lanternas, ainda mais escurecidas, mudam a orientação dos três filetes verticais, que passam a ser horizontais. O nome da marca, por extenso, deixa a lataria e passa a ser colocada na faixa preta que interliga as lanternas.
É possível que o para-choque passe por mudanças, mas ainda não é possível identificar nas imagens vazadas. O mesmo vale para o interior, que passará alterações de acabamentos e materiais, além de uma atualização do sistema multimídia. Também não há imagens.
Vale dizer que a unidade das imagens é de um e-208, ou seja, de uma das versões elétricas. Ou seja, o hatch, assim como o SUV 2008, terá sua reestilização apresentada inicialmente para as versões elétricas. As demais adotarão o novo visual posteriormente.
Por falar nas versões elétricas, o e-208 ganhará uma nova configuração com 156 cv de potência e uma bateria maior, de 52 kWh, para uma autonomia projetada de 400 km em ciclo WLTP. A configuração atual e vendida no Brasil, com 136 cv e bateria de 50 kWh, permanecerá à venda.
No Brasil, o turbo vem em breve
O Peugeot 208 é vendido no Brasil, atualmente, com opções de motorização 1.0 e 1.6 aspirados, além da versão GT, elétrica. Em breve, porém, ganhará o motor 1.0 turbo de 130 cv utilizado nos Fiat Pulse e Fastback, assim como o câmbio automático do tipo CVT.
Não espere, no entanto, que o novo motor já chegue acompanhado das novidades visuais mostradas na Europa, e são dois principais motivos para isso.
O primeiro, é que o 208 turbo já está pronto e seu lançamento deverá acontecer muito em breve. O segundo, é que, como dito há pouco, as novidades ainda não estrearam na Europa e serão apresentadas, inicialmente, nas versões elétricas.
Por isso, levará algum tempo para que o novo visual chegue até a produção argentina do modelo, de onde saem as unidades vendidas no Brasil – e que já têm visual levemente diferente do europeu.