Novo Mercedes GLB é só elétrico e se rende ao Chat GPT integrado
O SUV estreia em duas versões, ganha mais autonomia, incorpora IA no MBUX e cresce nas dimensões, tornando-se o substituto natural do EQB
O Mercedes GLB foi reposicionado. Embora mantenha a silhueta quadrada característica, o SUV agora se distancia da proposta anterior e estreia apenas em versões elétricas. Mesmo sem carregar o nome EQB, é esse papel que ele assume na prática: substitui o elétrico anterior da marca, ao menos até a chegada das versões híbridas previstas para o próximo ano.
O modelo chega com opções de cinco ou sete lugares, duas versões e arquitetura de 800 volts — solução que a Mercedes enfim começa a padronizar nos lançamentos mais recentes.
A configuração de entrada, GLB 250+ com tecnologia EQ, utiliza bateria de íon-lítio de 85 kWh e motor traseiro. O conjunto entrega 268 cv e torque contínuo de 34,16 kgfm, com sobrecarga temporária que pode atingir 46,30 kgfm. A marca declara aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e autonomia de 630 km.
Acima dela está a versão 350 4Matic EQ. A adição de um motor dianteiro com tração integral eleva a potência total para 349 cv e o torque combinado para 52,52 kgfm. Nesse caso, a autonomia cai levemente para 615 km, compensada pelo tempo de 0 a 100 km/h reduzido para 5,5 segundos.
A marca já confirmou que uma opção elétrica mais acessível será lançada em 2026, assim como uma configuração híbrida baseada em arquitetura de 48 volts, sem detalhes além dos três futuros níveis de potência a serem adotados.
A dianteira adota o padrão dos Mercedes elétricos mais recentes, com grade ampliada e novos faróis que recebem luzes diurnas em formato de estrela, unidos por uma barra iluminada. As lanternas traseiras verticais são ligadas por uma fina linha de luz e repetem o estilo visto no conceito EQXX, criando uma assinatura luminosa distinta do GLB anterior.
O utilitário agora mede 4,7 m de comprimento, cerca de 4,8 cm a mais que o EQB e quase 9,8 cm acima do antigo GLB. A largura também cresceu, enquanto a altura diminuiu aproximadamente 1,4 cm. A mudança mais relevante está no entre-eixos, que passou a 2,89 m — aumento de 6 cm que tende a melhorar o espaço interno, especialmente para a segunda fileira. O porta-malas também evoluiu, com 667 litros na traseira e um compartimento adicional de 127 litros na dianteira.
O GLB adota o Superscreen opcional, formado por telas de 10,25 e 14 polegadas distribuídas entre motorista, centro do painel e passageiro. A superfície plana reduz quase todos os comandos físicos e segue a estética dos Mercedes mais recentes. O MBUX chega à quarta geração com integração de inteligência artificial da Microsoft e do Google, além de assistente virtual baseado no ChatGPT 4o.
Por enquanto, só há valores confirmados para a Alemanha. A versão 250+ estreia por 59.048 euros (R$ 375.385) e a 350 4Matic parte de 62.178 euros (R$ 395.283). Nos demais mercados, os preços serão divulgados apenas quando o SUV iniciar sua distribuição internacional, em 2026.
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