Novo Chery QQ elétrico estreia na China pela metade do preço de um Kwid
Agora elétrico, QQ tem motor de meros 27 cv mas pode rodar até 170 km com uma carga
O novo Chery QQ Ice Cream é completamente diferente daquele que conhecemos. Agora ele é um pequeno carro elétrico de duas portas e o aspecto simpático vem do conjunto de faróis com leds em forma de “U” e das cores da carroceria, sempre em tons pastel.
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Mais que isso: e um carro elétrico acessível. O novo Chery QQ acaba de ter seus preços revelados na China, por ocasião do início de sua pré-venda. Os preços partem dos 29.900 yuan, o equivalente a R$ 26.000 ao câmbio atual. Na prática, custa pouco mais que a metade do preço de um Renault Kwid Life, básico (R$ 48.790).
Esse preço não tem segredo. A versão mais barata chama-se Pudim (é sério!) e não tem ar-condicionado, só aquecimento do ar, assim como o Kwid de entrada. Mas monitor de pressão dos pneus, sensores de ré, câmera de ré e assistente de partida em rampa são equipamentos de série. A bateria também é mais modesta, com 9,6 kWh, garantindo autonomia para 120 km no ciclo NEDC.
A versão intermediária, Casquinha, e a topo de linha, Sundae, têm bateria de 13,6 kWw, elevando a autonomia para 170 km (NEDC) e o tempo de recarga de 6 para 8 horas em tomada doméstica. O motor é sempre o mesmo, um elétrico síncrono com 27 cv e 8,5 kgfm. É suficiente para ter máxima acima dos 100 km/h. A tração é traseira e, como o antigo QQ, a suspensão traseira é por eixo rígido.
A simplicidade se destaca na cabine, sem grandes luxos além do volante multifuncional de dois raios, do quadro de instrumentos digital, com tela colorida de lcd e do rádio com Bluetooth. Na falta de central multimídia, há um nicho no meio do painel para colocar o celular de pé. Os vidros elétricos têm botões no console central, à frente do seletor de marcha giratório.
Por exemplo, é preciso escolher entre ter porta-malas ou dois lugares na traseira. Afinal, é um carro com meros 1,96 m de entre-eixos e 2,98 m de comprimento. A altura é de 1,64 m e a largura, de 1,50 m. Os pneus têm apenas 12 polegadas.
A proposta do novo carro elétrico de entrada da Chery é convencer o público mais jovem a comprar um carro. Mas é estranho dizer que o Chery QQ Ice Cream Sundae é sua versão mais completa – e custa a partir de 43.900 yuan (R$ 38.150). As entregas começam em novembro.
Elétricos populares no Brasil
Talvez o novo QQ seja simplório demais para o Brasil, mas isso não quer dizer que a Caoa Chery não pretende explorar o segmento de compactos elétricos. Sua aposta será no pequenino elétrico eQ1, que já tem unidades no Brasil segundo apurou QUATRO RODAS. O carrinho de duas portas tem apenas 41 cv, com motor traseiro de imãs permanentes que não representa grande problema para seu intuito de mobilidade urbana.
Na China ele é vendido por menos de R$ 60.000 e no Brasil, obviamente, deverá ser mais caro. No caso do eQ1 tamanho não é o único documento, e apesar da proposta econômica o subcompacto traz central multimídia de 10’’, quadro de instrumentos de LCD, assistente de estacionamento e suspensão independente. A autonomia da “formiguinha”, como é apelidado no país asiático, supera os 100 km.
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