Novas tecnologias para híbridos e elétricos da Honda chegam até 2030
Nova plataforma híbrida, sistema V6 eletrificado e o elétrico compacto Super-ONE antecipam a estratégia da marca para a transição global
A Honda deu uma prévia das tecnologias que estarão nos seus próximos carros híbridos e elétricos, que serão lançados até o fim desta década. Entre as novidades está desde uma nova plataforma para veículos híbridos até um novo sistema híbrido para carros grandes, além de tecnologias inéditas que estarão na versão de produção do elétrico Super-ONE, apresentado na forma de carro-conceito.
A nova plataforma híbrida para carros médios estreia em uma nova geração de modelos em 2027. Segundo a Honda, o conjunto foi redesenhado para alcançar maior rigidez estrutural e reduzir o peso total em até 90 kg em relação à base atual. A arquitetura modular permitirá compartilhar mais de 60% das peças entre diferentes modelos, o que deve reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de novos produtos.
Além da eficiência, o novo chassi foi projetado para melhorar o comportamento dinâmico. O gerenciamento da rigidez da carroceria foi otimizado para oferecer estabilidade sem sacrificar o conforto, enquanto um novo Sistema de Gerenciamento de Movimento, derivado das pesquisas da marca em robótica, promete respostas mais precisas aos comandos do motorista. O conhecido Agile Handling Assist também foi aprimorado e agora inclui uma tecnologia de controle de inclinação, que ajusta eletronicamente o comportamento do veículo em curvas.
Para seus carros grandes, a Honda prepara um sistema híbrido que combina um novo motor V6 com componentes elétricos de alta eficiência. O conjunto foi desenvolvido para oferecer desempenho superior e baixo consumo, mirando especialmente o mercado norte-americano. De acordo com a Honda, a nova geração dos híbridos deverá ter eficiência de combustível 30% maior e aceleração 10% mais forte do que os modelos a combustão atuais.

O motor V6 é acompanhado de uma máquina elétrica e de novas baterias que prometem menor custo e melhor aproveitamento energético. A meta é criar veículos híbridos grandes e potentes, mas que ainda entreguem consumo reduzido e uma condução mais refinada.
Outro pilar da apresentação foi o protótipo elétrico Super-ONE, que já havia feito sua estreia no Salão de Tóquio e agora teve detalhes técnicos revelados. O modelo compacto será lançado primeiro no Japão, em 2026, e depois em outros mercados asiáticos e europeus.
Baseado em uma estrutura leve inspirada na Série N, o Super-ONE temchassi específico, com bitola ampliada e centro de gravidade rebaixado graças à posição central da bateria. Mas o grande diferencial está no chamado “Modo Boost”, que libera toda a potência do motor elétrico e simula uma transmissão de sete marchas com trocas precisas e som de propulsor a combustão.
Com essa combinação de leveza, agilidade e imersão sonora, a marca quer mostrar que a emoção de guiar pode sobreviver à transição elétrica. O Super-ONE, portanto, simboliza essa nova fase: um elétrico compacto que une a linearidade dos motores elétricos à experiência sensorial típica de um esportivo a gasolina.
As novas soluções também fazem parte das metas da Honda de ampliar sua linha de modelos eletrificados e atender às exigências ambientais e de segurança do setor automotivo. A marca pretende usar essas tecnologias como base para a próxima geração de veículos globais, conciliando eficiência energética, desempenho e custo de produção.
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