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Nova geração do BYD Song Plus poderá ir de SP a Salvador sem abastecer

Além do visual renovado, nova geração do BYD Song Plus deverá ter novo sistema híbrido que promete números impressionantes de consumo

Por Eduardo Passos
18 mar 2024, 12h29
Novo BYD Song Plus surgiu de surpresa em redes sociais da China
Novo BYD Song Plus surgiu de surpresa em redes sociais da China (Reprodução/Weibo)
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O furacão chamado BYD dominou não apenas o segmento de carros elétricos no Brasil, mas também dos híbridos. Ainda que bons concorrentes sejam híbridos convencionais (e, portanto, mais baratos), o BYD Song Plus foi o carro híbrido mais vendido do país em fevereiro.

Os chineses não parecem relaxados, entretanto, já que a nova geração do BYD Song Plus já teve seu design revelado e até já começou a ser testado na China. As alterações não são apenas visuais e incluem um novo sistema de eletrificação, adiantando aquilo que logo será visto nas ruas brasileiras.

“Cara-crachá” a partir da imagem vazada provou que esse modelo camuflado é o novo Song Plus (Reprodução/Weibo)

O novo Song Plus surgiu na internet chinesa, em uma imagem computadorizada que o revela sem disfarce. Logo se nota o formato dos faróis, que estão mais alongados e parecem mesclar o desenho antigo com traços do BYD Yuan Plus, SUV elétrico também vendido no Brasil.

BYD Song Plus tem preço de modelo a diesel e desempenho bem superior: R$ 269.990
Frente do BYD Song Plus atualmente vendido no Brasil (Divulgação/BYD)

A larga grade frontal se mantém, mas o padrão das grelhas adota pontilhados cromados. Nas laterais, as entradas de ar se mantêm inalteradas, ao passo que a régua na base do capô está mais larga e troca o cromo por pintura em preto.

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Flagra do novo BYD Song Plus (3)
Caixas de roda anguladas contribuem para aspecto mais “parrudo” do SUV (Reprodução/Weibo)

Na lateral, chamam atenção as maçanetas, que agora são retráteis tanto para diminuir o arrasto aerodinâmico quanto para incrementar a estética. As caixas de roda deixam de ser perfeitamente circulares e se aproximam do utilizado pela Jeep, por exemplo. 

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Flagra do novo BYD Song Plus (5)
Vinco com botão de abertura do porta-malas foi posicionado mais abaixo do que antes (Reprodução/Weibo)

Após o vazamento da dianteira, usuários chineses confirmaram que flagras recentes de um SUV da BYD, rodando camuflado no país oriental, correspondiam ao novo Song Plus. Dessa forma, é possível saber um pouquinho da traseira, onde se destaca a nova lanterna. A peça se mantém unificada a e com régua iluminada que une as duas extremidades da tampa do porta-malas, mas traz novos contornos e assinatura luminosa. Também houve alterações na abertura do porta-malas e nas linhas da carroceria

SONG PLUS DM-I
Traseira atual do Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os mistérios agora se concentram no interior do Song Plus e na sua mecânica. Quanto ao segundo caso, a imprensa da China considera provável o uso da nova e quinta geração de mecânica híbrida DM-i da BYD. 

BYD King DM-I 2024
Retoques internos podem incluir seletor giratório de marcha, mas não espere grandes mudanças (Divulgação/BYD)

A ‘mágica’ da tecnologia ainda não foi explicada em detalhes, mas o sistema DM, como é chamado, tem dois modos: DM-p, com foco na performance, e o DM-i, cuja prioridade é a eficiência e que já é oferecido no Brasil.

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Flagra do novo BYD Song Plus (4)
Expansão global da BYD está acelerada e o novo Song Plus não deve demorar para ser vendido no Brasil (Reprodução/Weibo)

O conjunto atual é formado pelo moto 1.5 Atkinson com 110 cv, unido ao motor elétrico de 179 cv, com transmissão e-CVT. Mas são esperadas evoluções tanto para os dois motores quanto para a bateria, que terá maior capacidade, o que permitirá um consumo médio tão baixo quanto 34,5 km/l. 

As baterias Blade, laminares de fosfato-ferro-lítio, são tecnologia exclusiva da BYD, e contribuem para que, com tanque cheio (com cerca de 60 litros) e carga total, seja possível rodar quase 2.000 km sem parar. É praticamente uma viagem de São Paulo (SP) a Salvador (BA) sem interrupções. Ou, quem sabe, da sede da empresa em São Paulo até a sua futura fábrica em Camaçari (BA), do lado da capital baiana.

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