Buscando acelerar e reforçar seus planos de eletrificação, a Nissan revelou que planeja lançar 23 modelos eletrificados, sendo 15 deles totalmente elétricos, até 2030. Junto ao anúncio, a marca também divulgou imagens de quatro novos conceitos, que podem servir de base para modelos futuros.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
As novidades fazem parte do plano Ambition 2030, que tem como propósito zerar a emissão de carbono até 2050. Para isso, grande parte dos investimentos serão feitos a curto e médio prazo. Nos próximos cinco anos, a Nissan investirá 5 milhões de ienes em infraestrutura para viabilizar os planos, ou seja, cerca R$ 100 bilhões em conversão direta.
Os aportes serão feitos para acelerar o processo de eletrificação e aumentar a inovação tecnológica. Serão 20 novos modelos nos próximos cinco anos, quando a fabricante espera que ao menos 75% das vendas na Europa sejam de modelos com algum tipo de auxílio elétrico.
Para o mercado japonês, a porcentagem de venda de eletrificados que a marca espera é um pouco menor, de 55%. Na China, a expectativa cai para cerca de 40%, mesma proporção esperada para os Estados Unidos.
Makoto Uchida, presidente da Nissan, se mostrou ansioso para o desenvolvimento do plano da marca. “Com o Nissan Ambition 2030, conduziremos a nova era da eletrificação e tecnologias avançadas para reduzir a pegada de carbono e buscar novas oportunidades de negócios. Queremos transformar a Nissan em uma empresa sustentável, verdadeiramente necessária para os clientes e a sociedade.”
Ousada, a meta para os próximos dez anos envolve a melhoria contínua de tecnologias atuais. A Nissan pretende aprimorar suas baterias de íons de lítio e retirar o cobalto para diminuir em até 65% o preço do componente até 2028. No mesmo ano, a fabricante planeja lançar um carro elétrico com bateria de estado sólido.
Além disso, a capacidade das baterias será aumentada para 52 GWh até 2026 e 130 GWh até 2030.
Durante a conferência do Ambition 2030, a fabricante revelou quatro conceitos elétricos. São eles: o Chill-Out, Max-Out, Surf-Out e Hang-Out. A empresa não confirmou se algum conceito apresentado será base de um modelo de produção no futuro.