PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Mustang Mach-E ganha versão Rally inspirada no Focus e com quase 500 cv

Trem de força vem da versão esportiva GT e tem potência de V8, mas o design se inspira nos antigos Ford que competiram no WRC

Por João Vitor Ferreira
11 set 2023, 14h12
Ford Mustang Mach-E Rally
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A transformação do Ford Mustang em elétrico fez muita gente torcer o nariz, ainda mais por ser um SUV. Pois é, o Mutang Mach-E em nada se assemelha ao muscle car que fez esse nome ser famoso, mas agora tem o toque de esportividade a mais que ele precisava.

Inspirado nos seus veículos que disputaram o WRC (World Rally Championship), o novo Ford Mustang Mach-E Rally tem toda a preparação necessária para enfrentar estradas de terra, mantendo o bom desempenho digno de um esportivo.

Ford Mustang Mach-E Rally
(Divulgação/Ford)

Na aparência, ganha detalhes especiais. Começando pela dianteira, a grade fechada foi o local escolhido para alocar os novos faróis de milha. É design um tanto curioso, que deixou a peça inteira fosca, perdendo a divisória brilhante e o acabamento retangular que ela tinha. 

Nas laterais foram adicionadas novas soleiras e o divisor dianteiro foi levemente alterado. Mas o que se destaca mesmo na aparência do Mach-E Rally é o seu grande aerofólio traseiro e as rodas, de liga leve e 19’’ brancas e quase fechadas, que lembram muito as do antigo Focus RS que disputou o WRC.

Continua após a publicidade
Ford Mustang Mach-E Rally
(Divulgação/Ford)

A mecânica deriva da versão Mach-E GT com dois motores, mas o Rally recebeu ajustes, assim como aconteceu com o GT Performance, chegando a pelo menos 487 cv e 89,73 kgfm, como disse a Ford. Esse número é exatamente igual ao do Mustang Mach 1 com motor V8 Coyote.

Ford Mustang Mach-E Rally
(Divulgação/Ford)

Mas para se dar bem nas pistas de terra, o Mach-E Rally também teve sua suspensão modificada. Ela está 20 mm mais alta que a do GT, além de ter recebido novos ajustes de molas e amortecedores MagneRide, adaptativos. Os freios são compostos por discos de 385 mm e pinças da Brembo na cor vermelha.

Continua após a publicidade

Para melhorar o desempenho na terra, o SUV vem com o modo RallySport, que adapta o controle eletrônico de tração para permitir que o carro derrape com mais facilidade, deixa a resposta do acelerador mais linear e deixa o amortecimento mais agressivo para melhorar a performance nas curvas.

Ford Mustang Mach-E Rally
(Divulgação/Ford)

Claro que, para ser um carro de Rally, o Mach-E recebeu alguns equipamentos de proteção a mais. Na parte de baixo, foram adicionadas protetores para os motores, além de uma película no revestimento das portas e nas caixas de roda, que ajuda a prevenir eventuais danos à pintura. Como opcional, o SUV aventureiro ainda pode vir com para-barro e um ponto de reboque dianteiro, para o caso de ficar preso em alguma trilha.

Ford Mustang Mach-E Rally
Aerofólio foi inspirado no Focus RS, diz a Ford (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

O que não muda é a bateria e o interior. Mesmo sendo preparado para o off-road, o Mach-E permanece com um acabamento luxuoso, bancos esportivos e grande tela vertical de 15,5”. Enquanto isso, a bateria de íons de lítio é a mesma do Mustang elétrico padrão, de 91 kWh, mas sua autonomia pode ser menor que os 421 km homologados. A Ford disse que fornecerá os números de alcance e desempenho mais próximo da data de lançamento do carro.

Ford Mustang Mach-E Rally
Interior mantém o padrão luxuoso do Mach-E de entrada (Divulgação/Ford)

O Mustang Mach-E Rally foi desenvolvido em uma nova pista de testes, desenvolvida justamente para ele. Ela fica no Centro de Testes da Ford no Michigan, Estados Unidos, e foi concebida com a ajuda de veteranos do ralí e os protótipos, como aquele apresentado no Goodwood Festival of Speed, foram testados por 800 km, simulando situações reais das competições de rallycross.

Compartilhe essa matéria via:

A Ford vai lançar o Mustang Mach-E Rally na Europa e nos Estados Unidos, onde será vendido por cerca de U$ 65.000, equivalente a R$ 321.000, aproximadamente. As primeiras entregas devem ocorrer no início de 2024.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.