Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Mercedes vai tirar o pé dos elétricos e terá novo motor V8 híbrido

Enquanto a marca reformula até o conceito visual de sua linha de elétricos, novo V8 híbrido aparece para ser novo trunfo entre os modelos AMG

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 25 fev 2025, 10h13 - Publicado em 25 fev 2025, 09h00
Mercedes-AMG GT 63
Novo V8 será o responsável por seguir os padrões de emissão da Europa nos próximos modelos AMG (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Depois de anunciar que vai atrasar a eletrificação total de sua linha, a Mercedes-Benz está elaborando novos planos para os seus carros. O foco principal estará nos híbridos, mas a marca alemã também pretende fazer mudanças estéticas nos seus elétricos, para que eles se tornem mais atrativos ao público.

No mercado de esportivos, a Mercedes-AMG tem uma carta na manga para se manter relevante e ecologicamente correta nos próximos anos. Trata-se de um novo motor V8 híbrido, que não só será mais potente para “superar o mercado de desempenho”, como também vai respeitar os novos padrões de emissões da Europa.

O novo motor híbrido deve superar o atual motor eletrificado que a Mercedes tem em sua linha. O V8 atual é um 4.0 biturbo e equipa os modelos AMG SL e GT. Sua potência varia entre os 805 cv nas versões mais básicas, até 842 cv no GT Coupé híbrido plug-in.

O V8 funcionará junto com uma plataforma dedicada, a AMG.EA, o que promete deixá-lo ainda mais potente e eficiente que a opção atual da marca. O desenvolvimento do oito cilindros não afetará a produção de seus outros motores, como o V12 6.0, porém os esforços para cumprir as regras de emissão serão voltados apenas para o V8.

2025-Mercedes-AMG-GT-63-Pro-711-6-1536x1025
V8 mais potente da Mercedes atualmente entrega 842 cv (Divulgação/Mercedes-Benz)

Elétrico com cara de combustão

Se a Mercedes optou por atrasar sua eletrificação completa, parte disso deve-se ao desinteresse do público pelos seus elétricos. E uma crítica feita por parte do público é em relação ao design.

Continua após a publicidade

A ideia sempre foi de distinguir visualmente os modelos movidos a baterias dos a combustão. A solução estética encontrada pela Mercedes foi de fazê-los mais arredondados, com uma carroceria em forma de gota.

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021
Linhas arredondadas diminuem o arrasto aerodinâmico, mas não agradaram o público (Divulgação/Quatro Rodas)

Não deu muito certo e o público não foi atraído por modelos, por melhor que eles fosse. A solução é dar às pessoas o que elas querem: carros elétricos com a mesma linguagem visual dos modelos a combustão.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A partir de agora é assim que será na Mercedes. Os projetos serão facilitados, já que a montadora utilizará sua nova plataforma MMA flexível. Ou seja, será mais fácil pensar no design de um carro primeiro e adaptá-lo para o trem de força desejado, uma vez que a arquitetura servirá para os dois tipos de carro.

Mercedes-Benz Classe S 2025
Apesar de ambos terem o S no nome, o visual do Classe S e do EQS são muito diferentes (Divulgação/Mercedes-Benz)

Isso vai evitar os problemas como os que a montadora teve com o EQS e o Classe S. O sedã elétrico fez o público torcer o nariz por não ter a mesma imponência do equivalente a combustão e por não oferecer o mesmo espaço interno e luxo.

Com a nova plataforma a Mercedes promete um “design emocional sem comprometer proporções de prestígio” para os seus próximos carros. A marca também afirma que os próximos modelos terão “mais espaço interno e layout sem restrições de dois conceitos de transmissão ao mesmo tempo”.

Continua após a publicidade
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021
Mercedes-AMG EQS (Divulgação/Quatro Rodas)

Isso também serve de resposta a rival BMW, que está programando o lançamento dos seus elétricos Neue Klasse. Apesar de ser uma nova filosofia de design e plataforma para elétricos, o objetivo é deixar esses modelos mais próximos dos carros a combustão visualmente falando.

Tanto é que, não somente os Neue Klasse terão influência dos ICEs, como também o oposto. Na apresentação do novo X3, a BMW afirmou que parte do seu design se inspira no conceito.

O quanto de inspiração ela usou, só poderemos afirmar no final do ano, quando o seu equivalente elétrico, iX3, estrear.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.