Mercedes vai tirar o pé dos elétricos e terá novo motor V8 híbrido
Enquanto a marca reformula até o conceito visual de sua linha de elétricos, novo V8 híbrido aparece para ser novo trunfo entre os modelos AMG

Depois de anunciar que vai atrasar a eletrificação total de sua linha, a Mercedes-Benz está elaborando novos planos para os seus carros. O foco principal estará nos híbridos, mas a marca alemã também pretende fazer mudanças estéticas nos seus elétricos, para que eles se tornem mais atrativos ao público.
No mercado de esportivos, a Mercedes-AMG tem uma carta na manga para se manter relevante e ecologicamente correta nos próximos anos. Trata-se de um novo motor V8 híbrido, que não só será mais potente para “superar o mercado de desempenho”, como também vai respeitar os novos padrões de emissões da Europa.
O novo motor híbrido deve superar o atual motor eletrificado que a Mercedes tem em sua linha. O V8 atual é um 4.0 biturbo e equipa os modelos AMG SL e GT. Sua potência varia entre os 805 cv nas versões mais básicas, até 842 cv no GT Coupé híbrido plug-in.
O V8 funcionará junto com uma plataforma dedicada, a AMG.EA, o que promete deixá-lo ainda mais potente e eficiente que a opção atual da marca. O desenvolvimento do oito cilindros não afetará a produção de seus outros motores, como o V12 6.0, porém os esforços para cumprir as regras de emissão serão voltados apenas para o V8.

Elétrico com cara de combustão
Se a Mercedes optou por atrasar sua eletrificação completa, parte disso deve-se ao desinteresse do público pelos seus elétricos. E uma crítica feita por parte do público é em relação ao design.
A ideia sempre foi de distinguir visualmente os modelos movidos a baterias dos a combustão. A solução estética encontrada pela Mercedes foi de fazê-los mais arredondados, com uma carroceria em forma de gota.

Não deu muito certo e o público não foi atraído por modelos, por melhor que eles fosse. A solução é dar às pessoas o que elas querem: carros elétricos com a mesma linguagem visual dos modelos a combustão.
A partir de agora é assim que será na Mercedes. Os projetos serão facilitados, já que a montadora utilizará sua nova plataforma MMA flexível. Ou seja, será mais fácil pensar no design de um carro primeiro e adaptá-lo para o trem de força desejado, uma vez que a arquitetura servirá para os dois tipos de carro.

Isso vai evitar os problemas como os que a montadora teve com o EQS e o Classe S. O sedã elétrico fez o público torcer o nariz por não ter a mesma imponência do equivalente a combustão e por não oferecer o mesmo espaço interno e luxo.
Com a nova plataforma a Mercedes promete um “design emocional sem comprometer proporções de prestígio” para os seus próximos carros. A marca também afirma que os próximos modelos terão “mais espaço interno e layout sem restrições de dois conceitos de transmissão ao mesmo tempo”.

Isso também serve de resposta a rival BMW, que está programando o lançamento dos seus elétricos Neue Klasse. Apesar de ser uma nova filosofia de design e plataforma para elétricos, o objetivo é deixar esses modelos mais próximos dos carros a combustão visualmente falando.
Tanto é que, não somente os Neue Klasse terão influência dos ICEs, como também o oposto. Na apresentação do novo X3, a BMW afirmou que parte do seu design se inspira no conceito.
O quanto de inspiração ela usou, só poderemos afirmar no final do ano, quando o seu equivalente elétrico, iX3, estrear.