Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes eActros 600 é caminhão elétrico que promete autonomia de diesel

Usando a pausa obrigatória para descanso do motorista, mais novo cavalinho elétrico da Mercedes tem autonomia semelhante a de caminhão a diesel

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 out 2023, 11h36
2024-mercedes-benz-eactros-600
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

A Mercedes-Benz está ampliando sua oferta de caminhões elétricos na Europa com o novo eActros 600, que se torna a opção de cavalo mecânico com a maior autonomia. A fabricante alemã ainda tem um argumento para justificar que, pela primeira vez, tem um caminhão elétrico que consegue se igualar aos caminhões a diesel em longas viagens.

Na prática, o Mercedes eActros 600 tem 531 km de alcance por recarga. Mas, considerando um mundo ideal onde o motorista fará seu descanso obrigatório em uma estação de recarga, seria possível cumprir uma viagem de 1062 km sem grandes problemas, como um caminhão a diesel.

2024-mercedes-benz-eactros-600
(Divulgação/Mercedes-Benz)

De acordo com a Daimler Truck, essa nova versão do Actros elétrico pode transportar uma carga útil máxima de 22.000 kg, sendo o seu peso bruto total (PBT) de 44.000 kg. Para efeito de comparação, o Tesla Semi é anunciado com autonomia de 800 km com PBT de 36.700 kg. 

Compartilhe essa matéria via:

O eActros 600 tem três conjuntos de baterias individuais com capacidade combinada de 621 kWh. São baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio) e podem ser carregadas a até 400 kw usando um carregador CCS. De acordo com a Daimler Truck, as baterias poderiam ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos usando um carregador de megawatts, como o utilizado pelo Tesla Semi.

2024-mercedes-benz-eactros-600
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Quem consome a bateria são dois motores elétricos que entregam 536 cv continuamente, com pico temporário de 804 cv. Ambos são montados em um único eixo e conectados a um câmbio automático de quatro marchas. Ele ainda tem duas tomadas de força disponíveis, uma elétrica e uma mecânica.

2024-mercedes-benz-eactros-600
(Divulgação/Mercedes-Benz)

De acordo com a Daimler, os eActros 600 foram projetados para igualar a durabilidade dos seus caminhões a diesel, que percorrem até 1,2 milhões de km ao longo de 10 anos sem maiores problemas. A promessa é que, mesmo após tudo isso, as baterias ainda entreguem 80% da autonomia original.

Continua após a publicidade
2024-mercedes-benz-eactros-600
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Os eActros 600 ainda são equipados com sistemas de segurança baseados em sensores que acompanham 270° ao redor da cabine. Eles fornecem dados para recursos como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas e assistente de mudança de faixa, além de alerta de pontos cegos.

A produção do eActros 600 terá início apenas no fim de 2024. Por enquanto, a Mercedes vende os eActros 300 e 400, com autonomia de 330 e 400 km.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.