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Marcopolo é a mais nova fabricante brasileira de ônibus elétricos

Empresa anunciou investimento de R$ 50 milhões para a produção de modelos do tipo, desenvolvidos no Brasil

Por Julio Cabral
Atualizado em 5 fev 2024, 14h14 - Publicado em 8 dez 2023, 08h45

A expansão dos fabricantes nacionais de ônibus elétricos está cada vez mais rápida. A Marcopolo anunciou o investimento de R$ 50 milhõES para produzir modelos do tipo na cidade de São Mateus (ES). A empresa vai fabricar por lá o Attivi Integral, o primeiro ônibus da marca com carroceria, chassi próprio e propulsão totalmente elétrica.  

Projetado inteiramente no Brasil, o Attivi Integral tem capacidade para até 80 passageiros, autonomia que chega a 280 quilômetros e tempo de recarga de até quatro horas, segundo a Marcopolo. O fabricante pretende expandir a capacidade de produção diária de 16 para 26 veículos. Com o anúncio, a empresa se torna a mais nova fabricante nacional de ônibus elétricos. 

O mercado inclui outras marcas de peso. Instalada em São Bernardo do Campo, São Paulo, a totalmente brasileira Eletra é um bom exemplo, se destacando por fazer também ônibus híbridos. A unidade de produção foi inaugurada em junho deste ano. Feito com tecnologia nacional, o e-Bus Eletra tem opções de carroceria Caio e Millennium, conjunto motriz e baterias da WEG e chassis da Mercedes-Benz ou da Scania

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Uma das pioneiras do segmento, a chinesa BYD começou a produzir ônibus elétricos em 2015 na sua fábrica de Campinas (SP). Os chassis, conjunto de motor e bateria e chassi são de fabricação própria, enquanto a carroceria pode ser da Marcopolo, entre outras parceiras. Há várias opções de tamanho de chassi, indo do pequeno aos enormes articulados.

Outros fabricantes de peso entraram nesse nicho, como é o caso da Mercedes-Benz. A marca começou a fazer ônibus elétricos em junho, com O500U, construído também em São Bernardo do Campo. A Volvo iniciou os testes do elétrico BZL em Curitiba (PR), antes de começar a fabricação em série. Por sua vez, a Volkswagen está testando em Resende (RJ), o e-Volksbus, protótipo que tem carroceria Caio e foi projetado pela equipe de engenharia brasileira

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