Lotus elétrico de 2.000 cv ganha edição com o nome de Emerson Fittipaldi
As oito unidades a serem produzidas já estão vendidas e têm até um comando giratório feito com alumínio reciclado de um Type 72 original
Há exatos 50 anos, em 1972, Emerson Fittipaldi comemorava suas vitórias nos campeonatos de pilotos e construtores de Fórmula 1, ao lado da equipe Lotus. Para homenagear a efeméride, a Lotus revelou uma série limitada a apenas oito unidades (todas já vendidas) do Lotus Evija, seu hipercarro elétrico, que leva o nome do piloto brasileiro.
O Evija Fittipaldi Edition passa pelas mãos da Lotus Advanced Performance, a divisão de criação de modelos especiais da marca, para ser ainda mais exclusivo. Por fora, o modelo adota a mesma combinação do Type 72, modelo que levou o piloto à vitória há 50 anos, com a carroceria preta adornada por detalhes dourados. O nome do brasileiro aparece estampado nas laterais.
Entre outros detalhes, o aerofólio recebe adesivos que celebram as vitórias do Type 72 na temporada de 1972, enquanto as colunas B têm o número 8, uma referência ao número do carro de Fittipaldi na época. Também é desta identificação que vem a quantidade de veículos a serem produzidos. As rodas, também pretas e douradas, têm travas centrais anodizadas.
A cabine do hipercarro elétrico segue a mesma temática externa, combinando preto e dourado, além de muitas inserções de fibra de carbono exposta e alcantara. O destaque fica para o mostrador giratório no console central, feito à mão com alumínio reciclado de um Type 72 original. Para a marca, isso garante que cada um dos Evija Fittipaldi tenha uma peça legítima do modelo e do piloto homenageados.
“A palavra ‘lenda’ é frequentemente usada em excesso, mas este projeto reuniu o hipercarro Lotus Evija, Emerson Fittipaldi, o carro de corrida Type 72 e a célebre herança da Fórmula 1 da nossa marca”, comentou Simon Lane, diretor da Lotus Advanced Performance.
O Evija é totalmente elétrico e tem nada menos que 2.039 cv e 173,3 kgfm, despejados nas quatro rodas. De acordo com a Lotus, ele pode chegar aos 100 km/h a partir da inércia em menos de três segundos e, aos 300 km/h a partir do zero, em menos de nove segundos. A autonomia projetada é de 402 km no ciclo WLTP.
As oito unidades do Evija Fittipaldi já estão sendo produzidas (à mão!) em Norfolk, no Reino Unido. Os preços não foram revelados, mas as entregas só começarão as ser feitas em 2023.