Kombi elétrica, VW ID.Buzz vem ao Brasil apenas como carro de assinatura
Para marcar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, apenas um lote de 70 unidades será importado; modelo de negócio será o de carro por assinatura
Nem Last Edition, nem First Edition. A nova Kombi elétrica, a Volkswagen ID.Buzz, teve seu lançamento no Brasil confirmado e acontece ainda em 2023 mas em quantidade limitadíssima. E nem todas as unidades que virão ao Brasil serão, de fato, vendidas.
Durante a comemoração dos seus 70 anos no Brasil, a Volkswagen confirmou, enfim, o lançamento da minivan ID.Buzz e do SUV ID.4 no Brasil. São os dois carros que marcarão a estreia da fabricante no mercado de carros elétricos nacional, ainda que sejam como carros de assinatura – conforme adiantamos.
O comunicado da empresa para o Brasil adianta apenas que o único lote de 70 unidades da ID.Buzz (uma alusão ao aniversário da marca) será importado para o Brasil ainda em 2023. Mas só o comunicado global diz que estes carros serão comercializado em um modelo de carros por assinatura, assim como o ID.4.
Ainda de acordo com a Volkswagen, em 2022 a marca conseguiu mais de 3.000 contratos de carros por assinatura e pretende aumentar esse número em 150% para 2023.
Oferecer a Volkswagen ID.Buzz apenas por assinatura ajuda a blindar o mercado do seu preço elevado e da falta de carros para entrega. A minivan elétrica tem fila de espera na Europa, onde custa a partir de 65.000 euros com impostos. É uma conta que dá R$ 340.000 na conversão direta: a Kombi elétrica será o Volkswagen mais caro do Brasil.
Geralmente, carros por assinatura podem ser comprados após o término do contrato ou acabam sendo negociados como usados, até mesmo em leilões. O fato é que pelo menos 70 ID.Buzz ficarão no Brasil.
A Volkswagen ainda aproveitou a ocasião para promover um dueto entre Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, por meio de técnicas de inteligência artificial. As duas cantam Como Nossos Pais, música de Belchior e eternizada por Elis Regina, enquanto a mãe dirige a Kombi e a filha, um ID.Buzz.
Como é a Volkswagen ID.Buzz?
Há poucos meses, Quatro Rodas pode conhecer uma das unidades da ID.Buzz importadas justamente para o seu processo de homologação no país.
O visual é seu maior cartão de visitas. A encarnação elétrica da velha Kombi se inspirou na frente da T1, a famosa “Kombi Corujinha” vendida entre os anos 1950 e 1975. Seu capô forma um “V”, mas não tem faróis redondos ou para-brisas dividido em duas partes.
A pintura “saia e blusa” é opcional, mas as lanternas traseiras horizontais e os para-choques modernos garantem a modernidade que o carro original não tinha.
De perfil, pouco importa se agora o eixo dianteiro está à frente do motorista, deixando a frente mais pronunciada, ou que as janelas sejam maiores e haja portas corrediças dos dois lados. São os frisos plásticos na última coluna, alusivos às tomadas de ar do antigo motor a ar (que por aqui só apareceram em 1997, 30 anos depois da Europa), que garantem a referência ao passado.
Por dentro, em vez de nove leva apenas cinco pessoas. Uma versão de oito lugares está para ser lançada nos Estados Unidos em breve, mas não foi anunciada para o Brasil. O assoalho plano, as portas traseiras de correr e com abertura elétrica e o porta-malas gigante, com 1.121 litros, se destacam.
Para o motorista, porém, nada de volante gigante e posicionado quase na horizontal. A posição de dirigir ainda é alta, mas a ergonomia é praticamente a mesma de qualquer outro elétrico da família Volkswagen ID. Ou seja, é boa, ao contrário do que se via na Kombi original que saiu de linha no Brasil há quase 10 anos.
O motor traseiro, porém, é uma das poucas características que permanecem vivas após 70 anos. Na ID.Buzz é elétrico e tem pujantes 204 cv e 31,6 kgfm, entregues de forma imediata e silenciosa, sem qualquer vibração ou necessidade de queimar a embreagem para conseguir arrancar com algum vigor. Até porque nem sequer tem câmbio.
Enquanto o motor fica escondidinho entre os braços da suspensão multilink (e não há qualquer alçapão para vê-lo), o conjunto de baterias com 77 kWh ocupa a seção à frente dele no assoalho. A autonomia é boa para um carro elétrico: 483 km, de acordo com o ciclo europeu WLTP.
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