Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW celebra 55 anos da Kombi no Brasil

Perua é produzida no país desde 1957

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h01 - Publicado em 28 ago 2012, 16h06
classicos

O próximo domingo será de festa para a Volkswagen. No dia 2 de setembro, a marca alemã comemora 55 anos de produção ininterrupta da Kombi no Brasil. Fabricada em São Bernardo do Campo desde 1957, a veterana perua foi o primeiro modelo da VW feito no Brasil, antes mesmo do Fusca.

Embora duramente criticada pelo projeto jurássico, a Kombi continua com o prestígio em alta no Brasil. Nunca deixou a liderança de sua categoria desde seu lançamento, mesmo com a ameaça dos utilitários asiáticos: segundo o último relatório de emplacamentos divulgado pela Fenabrave, a Kombi registra 14.905 unidades emplacadas entre janeiro e julho de 2012. Desde seu lançamento, em 1957, mais de 1,53 milhão de unidades já foram produzidas.

Poucas alterações foram feitas em seu projeto original, idealizado pelo holandês Ben Pon na década de 40, embora a VW tenha realizado diversas mudanças, tanto mecânicas quanto estéticas. A primeira reestilização aconteceu em 1975 e o visual da perua só mudaria novamente em 1997, com o lançamento da Kombi Carat, que trazia soluções como teto elevado e porta lateral corrediça. A última grande modificação aconteceu em 2005, quando a Kombi trocou o antigo motor 1.6 refrigerado a ar – herdado do Fusca – pelo 1.4 Total Flex arrefecido a água, então utilizado no Fox de exportação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.