Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

JAC E-JS1 é o primeiro elétrico do Latin NCAP e zera em testes de impacto

Subcompacto é produzido na China e vendido no Brasil; nova rodada também apresentou resultados do novo Kia Sportage, que obteve três estrelas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 dez 2022, 14h26
JAC E-JS1 é o primeiro elétrico testado no Latin NCAP
JAC E-JS1 é o primeiro elétrico testado no Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)
Continua após publicidade

O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (13) uma nova rodada de testes de impacto para veículos novos de América Latina e Caribe. Nesta rodada, o programa apresenta a primeira avaliação de um carro elétrico: o JAC E-JS1, produzido na China e vendido no Brasil, e que zerou nos testes.

De acordo com a avaliação, o subcompacto elétrico (equipado com airbag duplo frontal) não pontuou em segurança para os ocupantes adultos e obteve apenas 6,3% na proteção para crianças. As notas seguiram com 20,3% na proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 7% em assistência à segurança.

No impacto frontal, segundo o Latin NCAP, a estrutura demonstrou-se instável. Outros fatores que contribuíram para que o JAC E-JS1 levasse zero estrela foram a proteção torácica classificada como pobre para o motorista, com alta probabilidade de ferimentos e risco de vida, e o sistema de corte de emergência para evitar o risco de choque elétrico pós-colisão, que não funcionou.

JAC E-JS1 teve classificação baixa na proteção lateral dos ocupantes
JAC E-JS1 teve classificação baixa na proteção lateral dos ocupantes (Latin NCAP/Divulgação)

A cabeça e a pelve demonstraram boa proteção nos testes de impacto laterais, enquanto o abdômen e o tórax tiveram proteção fraca. O impacto lateral de poste não foi realizado já que o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça, nem como opcional.

Continua após a publicidade

Houve ainda um desgaste fora do comum nos pneus do modelo durante os testes de estabilidade, desgaste este severo ao ponto de a avaliação precisar ser interrompida.

Compartilhe essa matéria via:

“É profundamente decepcionante ver os fabricantes se aproveitarem do crescimento lucrativo do setor de veículos de baixa emissão às custas da segurança. Os danos causados pelos veículos de combustão interna são triplicados: lesões violentas em acidentes, poluição tóxica do ar e impacto climático no longo prazo, mas a melhoria em uma área não deve ser às custas de outra”, disse Saul Billingsley, diretor executivo da Fundação FIA, sobre os resultados do elétrico.

Continua após a publicidade
Estrutura do E-JS1 mostrou-se instável nos impactos frontais
Estrutura do E-JS1 mostrou-se instável nos impactos frontais (Latin NCAP/Divulgação)

Como são avaliados os veículos elétricos

Embora o JAC E-JS1 seja apenas o primeiro modelo movido a eletricidade avaliado pelo Latin NCAP, uma série de normas já foram definidas para os próximos veículos do tipo.

Segundo o órgão, além do foco na segurança de adultos, crianças, pedestres e das tecnologias de assistência, também precisam ser considerados outros pontos. O risco de choque elétrico e os sistemas de corte da corrente elétrica em acidentes são avaliados.

Continua após a publicidade

O Latin NCAP também considera o maior peso dos elétricos em comparação com os veículos a combustão. Por isso, destaca que as estruturas devem ser desenvolvidas para manter resistência à colisão considerando esta massa, para evitar danos, além de nas próprias estruturas, nas fontes de energia – como as baterias.

Kia Sportage

Kia Sportage obteve três estrelas no Latin NCAP
Kia Sportage obteve três estrelas no Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

Recém-lançado no Brasil, o novo Kia Sportage alcançou três estrelas nos testes, obtendo 82% na segurança para adultos e 72% para crianças. Para pedestres e usuários vulneráveis, o SUV fechou os testes com 48% no nível de segurança, contra 56% para as tecnologias de assistência.

Com seis airbags de série, o modelo foi avaliado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. A proteção foi boa em grande parte dos testes, sem nenhuma instabilidade estrutural ou proteção pobre. “O veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação”, pontuou o Latin NCAP.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.