No início do ano, a Hyundai-CAOA anunciou o lançamento do primeiro elétrico da marca no Brasil, o SUV Kona, que também chegaria em versão híbrida. Desde então, a linha passou a ser exibida de maneira discreta nas lojas e acaba de receber descontos significativos.
Ainda que Hyundai-CAOA trate essa redução de preços como o lançamento do carro, QUATRO RODAS constatou, ainda em março, que tanto o Kona elétrico quanto o híbrido já estavam à venda.
Segundo a importadora, a redução de preços tem a ver com o “cenário econômico e valorização do Real perante ao dólar”. Um jeito bonito de apresentar esse reposicionamento de preços. O Kona elétrico agora custa R$ 219.990 — um desconto de impressionantes R$ 70.000 frente ao preço de até então. Já o Kona Hybrid está R$ 40.000 mais barato e sai por R$ 169.990.
O maior valor alcançado pelo dólar em março foi R$ 5,30, quase 8% acima dos R$ 4,88 do fechamento desta sexta-feira. A redução no preço do Hyundai Kona elétrico, porém, foi de 24%.
Novo mas nem tanto
Ainda que sejam anunciados como parte da linha 2023/2024, os Hyundai Kona vendidos no Brasil foram lançados na mesma semana que a nova geração chegou ao exterior, com alterações visuais bem significativas que incluem design inspirado nos lançamentos mais recentes da sul-coreana.
Ao contrário do novo estilo minimalista, ainda temos à venda o SUV compacto com DRLs separadas dos faróis e linhas bem menos futuristas. Na versão híbrida convencional a grade existe, e ambas contam com lanternas já datadas, com nichos bem maiores do que a tira de leds da geração mais recente.
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O Kona Hybrid tem exatamente a mesma mecânica do Ioniq e combina motor 1.6 de 105 cv com um elétrico. No teste do Ioniq, isso significou consumo de 23,2 km/l de gasolina. Ao contrário do irmão, o utilitário é equipado com piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de faixa e head-up display. Ainda tem seis airbags, faróis full led e duas telas de 10,25 polegadas: uma para quadro de instrumentos e outra para central multimídia.
O Kona Electric oferece 136 cv e 40,3 kgfm, com números equivalentes aos Peugeot elétricos vendidos no Brasil. A bateria é pequena, com 39,2 kWh, mas teria 252 km de autonomia pelas medições do Inmetro, de acordo com a concessionária. Mas esse número pode ser menor com as novas regras do órgão.