Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hyundai Kona será primeiro elétrico da marca no Brasil, que anuncia mais

Com calendário cheio até 2025, Hyundai Caoa iniciará eletrificação de seu catálogo trazendo alguns dos modelos mais aclamados do exterior

Por Eduardo Passos
Atualizado em 29 mar 2023, 12h54 - Publicado em 9 mar 2023, 15h27

Enquanto a Caoa Chery não economizou nas novidades em 2022, a Hyundai Caoa passava por um período de poucas novidades — até agora. O lado importador da Hyundai no Brasil terá calendário cheio de novidades em 2023, com planos anunciados até mesmo para 2025.

A primeira delas é o Hyundai Ioniq, sedã híbrido que já estava disponível para assinatura desde o final do ano passado e, a partir de março, estará à venda. “Estávamos sentindo o mercado”, explicou o diretor de engenharia Leonardo Lukacs sobre a ideia de vender o híbrido convencional alguns meses após ofertá-lo para locação.

Hyundai Ioniq
Hyundai Ioniq HEV será vendido a partir deste mês, também sem preço já revelado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Também haverá uma leve reestilização do atual Tucson fabricado em Goiás (veja abaixo) e uma nova versão do Hyundai HR, agora com tração 4×4. Nenhuma delas, entretanto, é tão significativa quanto o Hyundai Kona.

Hyundai Tucson EUA Reestilizado (3)
Modelo brasileiro seguirá design do Tucson aposentado em 2020 nos EUA (Divulgação/Quatro Rodas)

 

Estreia elétrica da Hyundai

Caberá ao SUV compacto a honra de ser o primeiro Hyundai elétrico à venda no Brasil, com chegada prevista para agosto deste ano. O Kona EV estará disponível em versão única, com motor dianteiro de 136 cv e 40,3 kgfm. Enquanto isso, apenas o menor tamanho de bateria será ofertado: totalizando 39,2 kWh de capacidade, as células são suficientes para 252 km de alcance, conforme a nova medição do Inmetro.

Hyundai Kona
Kona EV chega às concessionárias em agosto, ainda sem preço divulgado (Divulgação/Quatro Rodas)

Antes do Kona elétrico, também chegará o Kona HEV, com praticamente a mesma mecânica do Ioniq e seus 141 cv e 27,0 kgfm, fornecidos pela união do motor 1.6 aspirado com injeção direta e o elétrico de 143 cv e 17,3 kgfm. A elogiada transmissão de dupla embreagem e seis velocidades com caixa úmida, usada também pela Kia, completa o conjunto.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A dupla de utilitários tem praticamente o mesmo interior, equipado com bancos de tecido que imita couro e com ventilação/aquecimento, quadro de instrumentos digital, head-up display, carregador sem fio de celulares, ar digital e freio de estacionamento elétrico.

Principalmente mudança do Kona híbrido é a existência da grade frontal
Principalmente mudança do Kona híbrido é a existência da grade frontal (Divulgação/Hyundai)

A diferença mais notável está no amplo console central de dois andares que, na variante elétrica, perde a alavanca de câmbio. Ambos, entretanto, trazem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e sete airbags.

Interior do Kona deve agradar pelo pacote de equipamentos
Interior do Kona deve agradar pelo pacote de equipamentos (Divulgação/Hyundai)

Preços serão revelados apenas na semana que vem, mas parece cauteloso apostar em algo que gire entre R$ 230.000 e R$ 300.000 para o Kona EV.

Continua após a publicidade
Hyundai Kona EV
No exterior, o Hyundai Kona já está de cara nova (Divulgação/Hyundai)

Nem tudo, entretanto, são flores: diferenciados pela grade frontal (ou a falta dela), os Kona EV e HEV chegarão ao Brasil com visual recém-defasado. Afinal de contas, o SUV compacto acaba de ganhar uma reestilização profunda no exterior, aproximando bastante seu estilo da nata de elétricos da Hyundai, os Ioniq 5 e 6. O Ioniq 5, altamente elogiado, será lançado pela Hyundai Caoa no mercado nacional já em 2024, assim como a nova geração do Palisade

Modelo brasileiro deve seguir design do Tucson aposentado em 2020 nos EUA
Modelo brasileiro seguirá design do Tucson aposentado em 2020 nos EUA (Hyundai/Divulgação)

Tucson retocado

Entre outros anúncios, a Hyundai Caoa oficializou a chegada da geração mais nova do Tucson ao Brasil, tanto em versão a combustão quanto híbrida — sua estreia, porém, será apenas em 2025 quando não será uma novidade. Até lá, o atual Tucson vendido no país ostentará um visual que aqui é novo, mas nos EUA está fora de linha há três anos.

Nova geração do SUV chega ao Brasil em 2025
Nova geração do SUV chega ao Brasil em 2025 (Divulgação/Hyundai)

O retoque inclui discreta atualização dos faróis (com nova identidade luminosa), lanternas mais arredondadas e sutis mudanças nos para-choques. Internamente, o SUV chama atenção pela central multimídia flutuante, com tela bem maior que a dos atuais modelos à venda, de 7’’ e interface já datada.

Continua após a publicidade

O motor 1.6 T-GDI de 177 cv e 27 kgfm, com câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem, se mantém.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.