Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Hyundai Kona elétrico tem 217 cv e roda 490 km, mas não vem ao Brasil

Kona elétrico

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 mar 2023, 15h38 - Publicado em 9 mar 2023, 15h37

A Hyundai-Caoa confirmou para agosto o lançamento do Hyundai Kona no Brasil em versões híbrida e elétrica. O detalhe é que ambos já têm uma versão atualizada no mercado global. Depois de atualizar o híbrido, agora é foi o Hyundai Kona elétrico quem foi revelado pela fabricante sul-coreana.

Quer dizer que o SUV agora adota a mesma linguagem de design de outros carros da Hyundai, facilmente identificada pela estreita barra de leds sob o capô.

A Hyundai diz ter adotado o processo EV-to-ICE, que foca em um padrão mais moderno — típico dos elétricos — e o transfere para os veículos de motor a combustão. Por isso que todas as versões do Kona têm esse jeitão futurista, inclusive a híbrida, foi apresentada em janeiro.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Hyundai Kona EV
Hyundai Kona EV (Divulgação/Hyundai)

 

A principal mudança no visual está nas luzes diurnas de LED. Elas já eram finas na geração anterior, mas agora estão interligadas formando uma grande e fina faixa luminosa, que na versão elétrica é pixelada. Para aqueles que gostam de quadrinhos, parece ter sido inspirado no Ciclope dos X-Men. Os faróis mesmo, estão localizados logo abaixo e ficaram ainda mais discretos.

Hyundai Kona EV
(Divulgação/Hyundai)

Na traseira, o padrão se repete e a luz de freio é formada por uma barra iluminada, que por ter a cor vermelha, lembra ainda mais o personagem dos quadrinhos. Comparado com a versão híbrida e a combustão, a principal diferença no Kona elétrico está nos dois para-choques, que são na cor do veículo e o dianteiro é completamente fechado.

O SUV mede 4,35 de comprimento, ou seja, ele é cerca de 17 cm maior que o seu antecessor. A distância entre eixos também cresceu e agora mede 2,66 m. Segundo a Hyundai, essas mudanças favorecem o espaço interno, deixando-o mais confortável, principalmente para os passageiros.

Hyundai Kona EV
(Divulgação/Hyundai)

 

Por dentro o Kona traz duas telas integradas de 12,3’’, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. Além delas, há também um head-up display de 12’’, que aloca as principais informações que o motorista precisa.

Compartilhe essa matéria via:

O console central oferece um bom espaço para porta-copos e porta-objetos, isso porque a alavanca de câmbio foi realocada para a coluna de direção. O novo Kona também traz atualizações pelo ar, sistema de som Bose com oito alto-falantes e subwoofers reajustados, iluminação ambiente, carregador sem fio e entradas USB C.

Hyundai Kona EV
(Divulgação/Hyundai)

O Hyundai Kona elétrico estará disponível em duas versões. A mais simples, batizada de Standard, traz bateria de 48,4 kWh, com alcance de 342 km (ciclo WLTP) e motor elétrico e 156 cv. Enquanto a versão Long Range, que será a topo de linha da família, tem pack de 65,4 kWh com 490 km de autonomia e motor de 217 cv. O que não muda nos dois casos é a tração dianteira e o torque de 26 kgfm.

Para efeito de comparação, a versão antiga que será vendida no Brasil tem 136 cv e 40,3 kgfm, e bateria de 39,2 kWh, suficientes para 252 km de alcance, conforme a nova medição do Inmetro.

Continua após a publicidade
Hyundai Kona EV
(Divulgação/Hyundai)

Por se tratar de um veículo global, o Kona elétrico precisa estar preparado para qualquer tipo de clima. Por isso, a Hyundai equipou o carro com um sistema de pré-condicionamento da bateria, que mantém a bateria aquecida e garante uma recarga segura no inverno. Já a porta de carregamento possui um sistema de aquecimento próprio, que evita o congelamento em temperaturas de até – 30°C.

Com um bom elétrico, o Kona também traz um sistema de frenagem regenerativa. A diferença é que no SUV da Hyundai ele é adaptativo, podendo aumentar ou diminuir de acordo com as condições do tráfego. A condução com apenas um pedal também faz parte do pacote.

Continua após a publicidade
Hyundai Kona EV
(Divulgação/Hyundai)

Tecnológico, o Kona traz uma série de equipamentos de segurança e assistência ao motorista, que são parte do pacote Hyundai Smart Sense. Neles está incluso o assistente de estacionamento remoto, que permite controlar o carro pela chave para ajudar a sair daquela vaga muito apertada sem precisar entrar no veículo. Somam-se a ele itens como, detector de fadiga, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, entre outros.

Hyundai Kona EV
(Divulgação/Hyundai)

Informações como preços, data de estreia e especificações dos diferentes mercados em que ele será oferecido deverão surgir mais tarde.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.