Hyundai Ioniq 9 é SUV elétrico de sete lugares e marca presença no Salão de SP
SUV mede mais de 5 m de comprimentos e pode ter até sete passageiros, sem deixar o desempenho de lado
O Hyundai Ioniq 9 é a grande novidade da fabricante sul-coreana no Salão do Automóvel. É o maior carro elétrico da marca e representa sua investida global no segmento dos SUVs grandes elétricos de luxo. Ele até já havia sido visto rodando em testes no Brasil.
Essa é a versão da Hyundai do Kia EV9 e utiliza a mesma plataforma E-GMP, criada em conjunto entre as duas marcas. A diferença está na bateria, que no Ioniq 9 é maior: são 110,3 kWh. Isso resulta em 620 km de autonomia, de acordo com a marca, a maior de toda a sua linha.
Com porte avantajado, o SUV de até sete lugares mede 5,06 m de comprimento, 1,98 m e largura, 1,79 m de altura e 3,13 m de entre-eixos. Não falta espaço para a cabine, que é totalmente configurável. É possível encontrar versões com banco inteiriço para três pessoas, ou então optar por dois assentos individuais giratórios.
Apesar do tamanho avantajado, o Ioniq 9 não é lento. Em sua versão mais potente, tem dois motores, um em cada eixo, cada um com 217 cv e 35,69 kgfm. Combinados, eles entregam 422 cv e 70 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 4,9 s.
Há outras duas versões de longo alcance. A menos potente — e a única que alcança os 620 km de autonomia citados — tem tração traseira e um motor elétrico de 217 cv e 35,66 kgfm. Acima dela, há a versão Long Range AWD, que ganha um motor elétrico na dianteira de 95 cv e 26 kgfm.
Por dentro, as duas telas curvas de 12,3’’ cada roubam a cena, servindo como quadro de instrumentos e central multimídia. Para segurança, o SUV tem 10 airbags e um conjunto de 11 sistemas ADAS. Um deles é o piloto automático adaptativo, que prevê subidas e curvas para ajustar a velocidade.
O carro até dispensa antena para receber dados de GPS e rádio, recebendo tudo através do para-brisas. E, dependendo do mercado, também pode dispensar os espelhos retrovisores tradicionais, que são substituídos por câmeras com função de redução de zoom para marcha ré, diretrizes de manobra e uma linha auxiliar para mudanças de faixa.
A tecnologia não fica apenas na cabine. O seletor de terrenos, por exemplo, utiliza IA para reconhecer as características do piso e escolher automaticamente qual modo de condução é o mais adequado.
A apresentação no Salão de São Paulo, porém, é meramente ilustrativa. Apesar dos testes, a Hyundai ainda não confirma o lançamento oficial do SUV para o Brasil.
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