Hipercarro de 2.000 cv, Lotus Evija X bate logo após largada em Goodwood
O modelo elétrico, que fez a terceira volta mais rápida da história de Nürburgring, se acidentou logo após a largada no Festival de Velocidade de Goodwood
As esperanças eram altas para o Lotus Evija X no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano. O supercarro elétrico de 2.000 cv fez a terceira volta mais rápida da história de Nürburgring e colocou a expectativa lá em cima. No entanto, tudo isso foi por água abaixo segundos depois da largada.
O modelo participou do primeiro dia do torneio cronometrado, quinta-feira. Não se sabe ao certo que estava pilotando o Lotus Evija X durante o acidente, mas o piloto principal do veículo durante o festival será o britânico Scott Maxwell.
Já na largada, o modelo, como seus 2.000 cv de potência, saiu cantando seus quatro pneus e gerando uma grande fumaça. Porém, não durou muito. Depois de apenas alguns segundo, o Evija X foi direto para os fardos de feno que ladeavam o percurso, esmagando sua frente e o tirando da prova.
Não está claro ainda qual a causa para o acidente, porém alguns fatores de fábrica podem estar envolvidos. O Lótus Evija X usa um alinhamento com cambagem extremamente negativa, garantindo tração nas quatro rodas assim que o carro começasse a andar. Combinando isso ao gerenciamento de tração não otimizado para estes tipos de velocidade, mesmo um piloto de corrida poderia ser pego de surpresa. E foi.
As probabilidades são de que o carro possa ser reconstruído, como muitos outros veículos de corrida que passaram pelo mesmo problema. Mas fazer isso a tempo de retornar ao Festival de Velocidade de Goodwood ainda este ano é outra questão.
O acidente não foi forte. Até porque o carro se chocou a fardos de fenos, nada mais que isso.
https://www.youtube.com/watch?v=kMABG2rPW44&t=23s
Conserto de Bugatti Chiron batido custa milhões e marca se nega a vender peças
Chery revela SUV 3 em 1 que se transforma em picape e motorhome
Carros usados econômicos até R$ 30.000 para comprar em 2025
Novo Nissan Leaf evoluiu e virou SUV contra os carros elétricos chineses
Porsche 911 GT3 2026 chega ao Brasil com motor 4.0 de 510 cv por R$ 1,62 mi

