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Governo canadense quer aplicar imposto apenas para carros elétricos

Imposto visa compensar o peso extra dos carros que circulam pela província de Alberta

Por Rafael Sommadossi
11 mar 2024, 08h57

O governo de Alberta, no Canadá, está planejando implementar um novo imposto anual de U$ 200 para proprietários de carros elétricos, sendo anunciado em seu orçamento fiscal para os anos de 2024 e 2025. 

A justificativa para o imposto é compensar o desgaste adicional nas estradas provinciais causado pelo peso extra dos carros elétricos. A taxa proposta é aproximadamente equivalente ao que o governo afirma que o proprietário médio de um veículo a combustão interna paga em impostos pelo combustível anualmente.

Mustang Mach E
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Espera-se que o imposto gere cerca de US$ 1 milhão em receitas ao governo no ano fiscal de 2024-2025, aumentando para 5 milhões de dólares para o próximo ano, e 8 milhões de dólares para 2026-2027. No entanto, esses valores são consideravelmente menores em comparação com os 1,4 bilhão de dólares esperados sobre os impostos de combustíveis apenas em 2024-2025.

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O governo mostrou preocupações com a justiça em relação aos proprietários de outros tipos de veículos e os desafios de longo prazo associados às caídas das receitas fiscais sobre combustíveis. O ministro das Finanças de Alberta, Nate Horner, afirmou que o objetivo é consertar as estradas e que é necessário o apoio de todos para que tal ação seja realizada.

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Audi E-Tron
(Divulgação/Audi)

Mais detalhes sobre o imposto de veículos elétricos serão anunciados nos próximos meses, antes de sua implementação, que será em 1º de janeiro de 2025. No entanto, Brian Kingston, líder da Associação Canadense de Fabricantes de Veículos, expressou preocupação, afirmando que o imposto tornará as metas de vendas de veículos que não emitem poluentes mais difíceis de serem alcançadas. 

Ele enfatizou a necessidade de esforços em todos os níveis de governo para superar as barreiras à adoção de veículos elétricos, incluindo a acessibilidade e a infraestrutura de carregamento, que mesmo no Canadá já possui um avanço tecnológico considerável.

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