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Ford quer tornar a recarga de elétricos tão rápida quanto encher o tanque

Tecnologia quer resfriar o cabo de recarga transformando líquido frio em vapor, o que permitiria uma recarga até 4,6 vezes mais rápida

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 nov 2021, 14h09 - Publicado em 23 nov 2021, 14h07
Ford Mach e recarga
Recarga ficaria até 4, vezes mais rápida com o uso da tecnologia (Divulgação/Ford)
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Se hoje a recarga de um carro elétrico a 80 ou 100% pode levar desde 30 minutos (em um carregador ultrarrápido) ou dezenas de horas (em tomadas domésticas), a Ford quer que esse processo se torne tão rápido quanto parar em um posto de gasolina para encher o tanque.

Na verdade, se o frentista não for ligeiro, a recarga do elétrico será ainda mais rápida.

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A Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, em parceria com a Ford está desenvolvendo um cabo para recarga rápida que promete acelerar bastante todo o processo de uma forma aparentemente simples: dissipando todo o calor gerado pelo cabo na recarga.

Enquanto o tempo de recarga é uma barreira a ser transposta pelos carros elétricos, a redução do tempo de recarga é limitada pelo aquecimento excessivo das baterias. Hoje, os carregadores têm velocidade de recarga limitada devido ao perigo de superaquecimento.

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Para carregar um carro elétrico mais rápido, uma corrente mais alta precisa percorrer o cabo de carregamento. Quanto maior a corrente, maior a quantidade de calor que deve ser removida para manter o cabo de carregamento operacional. Os sistemas de resfriamento que os carregadores usam atualmente dissipam apenas uma parte do calor.

O que Universidade de Purdue desenvolveu com financiamento da Ford foi um cabo de recarga com um método de resfriamento alternativo, que permite reduzir o calor gerado mesmo quando há mais corrente passando por ele.

O sistema usa um agente refrigerante ativo que ajuda a extrair mais calor do cabo usado na recarga. A grande diferença para os sistemas já em uso é que ele pode ajudar a extrair mais calor do cabo na passagem da fase líquida para o vapor, removendo até 24,22 quilowatts de calor.

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A new charging cable design developed by Purdue professor Issam Mudawar (center) and his students could reduce an electric vehicle’s charging time to under five minutes. (Purdue University photo/Jared Pike)
Protótipo ainda é testado dentro de laboratório (Purdue University/Divulgação)

Desta forma, o cabo pode fornecer até 4,6 vezes mais energia do que os carregadores mais rápidos disponíveis no mercado hoje, indo além dos 2.400 amperes.

O protótipo usado imita todas as características de uma estação de carregamento do mundo real: inclui uma bomba, um tubo com o mesmo diâmetro de um cabo de carregamento real, os mesmos controles e instrumentação e tem as mesmas taxas de fluxo e temperaturas. Ainda que não tenha sido testado em um veículo, os testes de laboratório sugerem que o cabo permitiria que um veículo fosse totalmente recarregado em menos de cinco minutos.

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Na verdade, para a recarga de grandes carros elétricos comerciais em cinco minutos seria necessário uma corrente de “apenas” 1.400 amperes. Os carregadores mais avançados da atualidade fornecem correntes de até 520 amperes, e a maioria dos carregadores disponíveis para os consumidores suporta correntes abaixo de 150 amperes.

Contudo, os tempos de carga dependerão das classificações de saída de energia da fonte de alimentação e do cabo de carregamento, além do bocal de recarga do veículo. Para obter uma carga em menos de cinco minutos, todos os três componentes precisarão dar conta dos 2.500 amperes.

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O desenvolvimento do protótipo faz parte de uma parceria estratégica com a Ford, que está interessada em testar o protótipo nos próximos dois anos. Os próximos dois anos também serão críticos para a Ford, que planeja se tornar líder do mercado de carros elétricos. Além do Mustang Mach-E, lançará no ano que vem a F-150 Lightning, uma picape elétrica que já tem mais de 160.000 reservas. Versões elétricas de Explorer e Bronco também estão nos planos.

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