Fiat terá apenas carros elétricos até 2027 na Europa, inclusive um SUV
Os planos são ambiciosos para serem cumpridos em apenas cinco anos, já que, por enquanto, a Fiat tem apenas o 500e como totalmente elétrico
A Fiat já havia prometido que, até 2030, todos os seus modelos serão totalmente elétricos. Agora, a promessa ficou ainda mais ambiciosa: a marca anunciou a eletrificação de toda a sua linha em 5 anos. A nova meta para 2027, porém, é válida apenas para a Europa – que também receberá seu primeiro SUV elétrico.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Nenhum detalhe sobre como a transição será feita foi revelado, mesmo com um prazo tão curto para um processo de transformação tão complexo e ambicioso. O que se sabe, porém, é que os planos serão exclusivos para o mercado europeu. Territórios externos, como América e Ásia, por exemplo, terão suas próprias metas.
Atualmente, todos os Fiat vendidos na Europa são eletrificados. Os últimos a se modernizarem foram a família Tipo e o 500X, que adotaram um conjunto híbrido leve. Contudo, os planos, revelados durante a apresentação dos relatórios financeiros da Stellantis de 2021, mostram que estes modelos não terão vida longa. Por outro lado, hoje apenas o 500e é totalmente elétrico.
Novos SUVs elétricos a caminho
Também será da Europa as honras de receber o primeiro SUV elétrico da Fiat, que deverá ser apresentado até o próximo ano, segundo uma tabela divulgada pela Stellantis. Ainda não existem informações sobre o modelo, mas rumores apontam para um SUV do segmento B, ou seja, um compacto do porta de Renegade, Creta, HR-V e T-Cross. O modelo deverá ser produzido em Tychy, na Polônia.
A tabela mostra ainda que um modelo inédito da Jeep será apresentado entre 2022 e 2023. Informações anteriores apontam que o modelo será menor do que o Renegade e baseado na plataforma e-CMP da PSA, que dá vida ao Peugeot e-2008, por exemplo. Sua produção será ao lado do SUV da Fiat.