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Fever Nextem: como é o caminhão elétrico que custa menos de R$ 200.000

Com versões a partir de R$ 199.990, o VUC elétrico chinês promete custo operacional de apenas R$ 16 para cada 100 km rodados

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 jan 2025, 17h29 - Publicado em 19 jan 2025, 17h00
Fever Nextem FN1000
 (Fever Mobilidade/Divulgação)
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Mais uma chinesa está querendo encontrar seu espaço no mercado automotivo brasileiro, mas dessa vez não é com SUVs ou carros elétricos baratos. A Nextem é uma fabricante especializada em veículos urbanos de cargas (VUCs) e seus modelos estão chegando ao Brasil por meio da Fever Mobilidade, uma empresa catarinense de logística e mobilidade urbana sustentável.

O foco dos modelos da Fever Nextem é a economia. Em seu catálogo, o carro-chefe é o FN1000, um VUC que é vendido em quatro variantes diferentes: chassi (R$ 199.990), Pick-up (R$ 216.990), Box Standart (R$ 226.900) e High Box (R$ 229.990).

Fever Nextem FN1000
(Fever Mobilidade/Divulgação)

Segundo dados da empresa, o pequeno caminhão tem 4 m de comprimento, 1,60 m de largura e 1,89 m de altura. Nas duas versões com baú, Box Standart e High Box, o utilitário urbano tem um bagageiro com capacidade de 3.800 l e 5.600 l, respectivamente. Já o peso máximo que o FN1000 pode carregar é de 1.000 kg.

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Todos usam motor elétrico traseiro de 40 cv (potência de pico) e 16,11 kgfm. O VUC tem ainda bateria LFP de 33,12 kWh, que garante um alcance máximo de 200 km. Outra facilidade é o carregamento, que segundo a marca é feito em no máximo 5 horas para ir de 0 a 100%. Já de 20% a 80%, o tempo cai para 3 horas.

Fever Nextem FN1000
(Fever Mobilidade/Divulgação)

Como itens de série, a linha FN 1000 tem quadro de instrumentos digital, central multimídia com bluetooth, entrada USB, tomada 12V, ar-condicionado digital, bancos em couro ecológico, freios ABS, airbags para motorista e passageiros, DRLs em LED e assistência de partida em rampa.

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Fever Nextem FN1000
(Fever Mobilidade/Divulgação)

De acordo com a marca, o modelo é ideal para os frotistas, justamente, pelo seu baixo custo operacional. A Fever afirma que o cliente gastará apenas R$ 127,71 com recargas a cada 1.000 km, enquanto um modelo equivalente a diesel gastaria R$ 594 para percorrer a mesma distância.

Fever Nextem FN1000
(Fever Mobilidade/Divulgação)

Fora isso, a marca também garante um custo de R$ 16 para cada 100 km rodados, valor esse que já engloba manutenção e consumo. E para facilitar a vida do frotista, existe uma parceria entre a Fever e as empresas Bosch, responsável por todo o pós-vendas, além de fornecer os serviços de manutenção. A Fever emplacou 5 unidades no finalzinho de 2024.

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