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Coreia e Grécia limitam carga de carros elétricos por risco de incêndio

Enquanto a Coreia do Sul fecha o cerco aos carros elétricos com bateria cheia, a Grécia dificulta as viagens em balsas e ferries entre suas ilhas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 ago 2024, 08h12 - Publicado em 27 ago 2024, 07h00
South-Korea-Incheon-EV-fire
 (Reprodução/Internet)
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Motoristas de carros elétricos que precisam utilizar um estacionamento subterrâneo em Seoul, na Coreia do Sul, agora precisam ficar atentos à carga da bateria. De acordo com o Korea JoongAng Daily, carros elétricos com carga acima dos 90% estarão proibidos nos estacionamentos subterrâneos do país a partir de setembro. Para os viajantes da Grécia, a restrição é ainda pior. 

Na Coreia, a determinação surgiu após um incêndio provocado justamente por um carro elétrico em estacionamento subterrâneo de Seul ter destruído outros 140 carros. A intenção do governo local é evitar que isso se repita.

Incendio carro eletrico coreia do sul
(Reprodução/Internet)

Em meio a isso, existe um embate entre especialistas. À imprensa local, o professor Yoon Won-sub, que é responsável pelo centro de pesquisa de baterias da Universidade Sungkyunkwan, diz que não há indícios de que baterias 100% carregadas representem um maior risco de incêndio e que, na prática, nenhuma bateria recarrega 100%. 

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Já para Kim Jonghoon, professor na Universidade Nacional de Chungnam e especialista em carros elétricos, há mais casos de incêndios de carros elétricos quando o estado de carga da bateria é superior a 90%. Não recarregar a bateria por completo seria uma forma de reduzir as probabilidades de incêndio.

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Incendio carro eletrico coreia do sul
(The Nation/Reprodução)

Uma outra medida do governo sul-coreano é um novo programa de certificação de baterias que entrará em vigor já em outubro, em vez de fevereiro de 2025. Isso obrigará que os fabricantes obtenham a aprovação do Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte para confirmar que as baterias dos seus carros elétricos estão em conformidade com os padrões de segurança locais. Até então, isso era voluntário.

As estatísticas da Coreia do Sul são curiosas. Por lá, registraram 139 incêndios de carros elétricos nos últimos três anos. Destes, 26 aconteceram durante a recarga, 68 com o carro andando e 36 com ele estacionado.

Além disso, de acordo com o Science & Technology Policy Institute, em 2023, houve 1,3 incêndios por 10.000 carros elétricos na Coreia do Sul. Para carros com motor  a combustão a taxa sobe para 1,9 incêndios por 10.000 carros.

Grécia também tem regra curiosa

Grécia EV
(Divulgação/Volkswagen)

Com cerca de 1.400 ilhas, sendo 227 delas habitadas, o transporte da Grécia é muito dependente de barcos, balsas e catamarãs, até mesmo para o transporte de veículos. Mas as regras locais também não facilitam a vida de quem tem um carro elétrico ou híbrido.

Acontece que carros elétricos ou híbridos plug-in só podem embarcar em balsas ou ferries se a bateria estiver carregadas até um máximo de 40%. Mesmo com metade da carga eles são proibidos. Se um carro elétrico se aproximar da balsa com mais carga, tem que ficar circulando pelas áreas vizinhas até que a bateria descarregue o necessário.

Astipalea
(Astipalea/Divulgação)

A razão para esta regulamentação é questionável, uma vez que se baseia no pressuposto de que os veículos eléctricos são perigosos. As estatísticas mostram, inclusive, o contrário.

O que está em questão, de acordo com a ADAC (o automóvel clube alemão) é que o gerenciamento de um incêndio em um veículo elétrico é completamente diferente do gerenciamento do incêndio de um carro a combustão, e a maioria das tripulações dos navios não tem experiência nesta área. Há um outro agravante: há poucos carregadores na Grécia e ainda menos em suas ilhas.

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