Com visual e mecânica atualizados, novo Range Rover Velar faz 62,5 km/l
De visual novo, Velar ganha bateria maior para a versão híbrida plug-in que melhora -- e muito -- no consumo do SUV sem abrir mão de potência
Depois de quase seis anos no mercado, o Range Rover Velar ganhou uma leve atualização de meio de vida para ficar mais moderno. É tanta modernidade que sua revelação foi feita exclusivamente pelo TikTok. Além dos novos detalhes estéticos, o SUV de luxo também ganhou novidades na versão híbrida plug-in, que agora tem bateria de maior capacidade.
Posicionado entre o Evoque e o Range Rover Sport, o Velar tem diferenças principalmente na dianteira. O para-choque ganhou duas entradas de ar nas extremidades e a grade agora tem novo desenho, trocando os favos de mel por retângulos, e os faróis também tem nova assinatura. Esses elementos dão um toque a mais de esportividade ao SUV, que pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 s e chega aos 209 km/h na sua versão mais potente.
Por dentro, a Land Rover destaca a tecnologia do novo Velar. A novidade fica por conta da central multimídia de 11,4 polegadas com o novo sistema Pivi Pro, compatível com Apple CaPlay e Android Auto sem fio. Ela também é capaz de atualizar 80% dos recursos digitais do carro pela internet, sem a necessidade de ir a uma concessionária para isso.
Exclusivamente híbrido, por natureza o Velar já é mais silencioso que um carro comum a combustão. Mas para poder aproveitar bem o sistema de som opcional Meridian 3D com 17 alto-falantes, a cabine vem com exclusivo sistema anti-ruído, capaz de identificar frequências externas e processar um cancelamento que diminui em até 4 decibéis os barulhos indesejáveis.
O que não falta para o novo Velar são opções de motorização. Entre as híbridas leves, que adicionam um sistema elétrico de 48V e um motor gerador, são três a gasolina e duas a diesel. Além delas, há a já citada híbrida plug-in P400e, que combina o motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros de 300 cv com outro elétrico de 142 cv. Juntos, eles geram ao todo 404 cv e 65,3 kgfm, sendo essa a variante mais potente do Velar.
A novidade da versão plug-in está na bateria, cuja capacidade foi aumentada de 17,1 kWh para 19,2 kWh. Com o upgrade o Velar pode andar até 64 km em seu modo exclusivamente elétrico, um aumento de 20% de acordo com a montadora. Já em regime misto, o SUV chega aos 62,5 km/l segundo o ciclo WLTP.
A nova bateria também oferece um tempo de recarga menor e, segundo a Land Rover, o Velar é um dos poucos plug-ins compatíveis com estações de recarga rápida DC. Em carregadores de 50 kW, é possível ir de 0 a 80% da carga em apenas 30 minutos. Nas tomadas caseiras AC, a Land Rover declara um tempo de duas horas e meia para ir de 0 a 100%.
As versões mais básicas receberão opções de motorização híbrida leve. O Velar está disponível com os motores 2.0 D200 (204 cv e 43,84 kgfm) e 3.0 D300 (300 cv e 66 kgfm), ambos a diesel. As demais são 2.0 P250 (250 cv e 37,21 kgfm), 3.0 P340 (340 cv 49 kgfm) e 3.0 P400 (400 cv e 56 kgfm) movidas a gasolina. A transmissão é sempre automática de oito velocidades com tração integral e a plataforma segue a mesma do Jaguar F-Pace.
Exceto pelo D200 e P250, todas as outras recebem o Adaptative Dynamics, um sistema que usa a suspensão a ar para variar continuamente as forças de amortecimento em cada roda.
O Velar estreia nas versões S, Dynamic SE, Dynamic HSE e Autobiography, que variam entre 54.045 libras (aproximadamente R$ 338.321 na cotação atual) e 76.415 libras (R$ 478.358).