O segmento dos carros elétricos em 2022 não era como hoje em dia. Se hoje os elétricos seguem quebrando recordes de vendas a mês após mês, não faz muito tempo que a oferta deles era restrita e os preços, muito mais altos e proibitivos. A desvalorização foi implacável.
Antes do BYD Dolphin chegar ao Brasil e revolucionar o segmento com seu preço atrativo, as opções eram mais caras. A própria BYD chegou por aqui em 2022, mas com modelos que estavam longe de serem considerados atrativos.
Separamos aqui uma lista de 10 carros elétricos que já estavam à venda em 2022 e sobreviveram para ver o mercado mudar. O mais importante: vamos mostrar a evolução dos seus preços e a desvalorização nos últimos dois anos para entender como o mercado mudou em tão pouco tempo.
Vale ressaltar que, para os usados, estamos considerando sempre a quilometragem característica do modelo indicada pela KBB e sempre para o ano-modelo 2023 ou o mais recente.
Renault Kwid E-Tech
Foi em 2022 que a Renault trouxe o Kwid E-Tech para brigar no segmento dos compactos elétricos. Sem concorrência e com um contexto de mercado totalmente diferente, ele ganhou o título de carro elétrico mais barato do Brasil, mesmo que custasse R$ 142.990 no lançamento.
O BYD Dolphin chegou em 2023 e não só Kwid como todos os seus concorrentes se viram obrigados a abaixar seus preços para não serem ofuscados. Primeiro, ele caiu para R$ 123.490, mas a chegada do Dolphin Mini neste ano fez com que a Renault diminuísse seu preço para R$ 99.990, mantendo o título de elétrico mais barato do Brasil.
Analisando a sua desvalorização, vemos que o Kwid E-Tech ano-modelo 2023 — ou seja, o do lançamento — tem uma média de preço bem próxima ao do 0 km. Segundo a KBB, na troca por um carro novo, o preço médio de venda do elétrico fica em torno dos R$ 79.700, uma desvalorização de 44,3% frente ao preço do lançamento. Mas o preço médio de revenda nas lojas seria de R$ 97.670, muito próximo do 0 km.
Caoa Chery iCar
O Caoa Chery iCar também estreou em 2022 pegando o embalo do Kwid E-Tech. Na época, ele tinha preço de lançamento de R$ 139.990, roubando para si o título de elétrico mais barato do Brasil, superando não só o Renault como também o JAC E-JS1. Mas pouco tempo depois o preço subiu para R$ 149.990.
Em 2023, graças ao “efeito Dolphin” a montadora baixou preço, e o iCar voltou a custar o mesmo que no lançamento. Porém, algumas concessionárias iam além e anunciavam o compacto por R$ 129.990.
Agora, em 2024, o compacto segue ainda mais barato, sendo anunciado no site da Caoa Chery por R$ 119.990.
Com a desvalorização, um iCar 2022 no mercado de usados acaba tendo preços bem menores que o 0 km e próximos do Kwid E-Tech do mesmo ano. O preço médio de troca é de R$ 79.900, desvalorização de 42,9%.
JAC E-JS1
Quem deu início a essa dança das cadeiras pelo título de elétrico mais barato do Brasil foi o JAC E-JS1. Lançado em outubro de 2021, ele chegou custando R$ 149.990. Sem concorrentes, continuou com a coroa até 2022.
Com a chegada do iCar e do Kwid elétrico, a vida do E-JS1 foi se complicando. Na virada de 2022 para 2023, seu preço caiu para R$ 145.900. O Dolphin chegou e seu preço caiu, dessa vez para R$ 135.900.
Em 2024, depois da chegada do Dolphin Mini, a JAC não parece mais se preocupar com a honraria de ser o elétrico mais barato do Brasil. Isso porque o E-JS1 está custando R$ 126.900, mais caro que o compacto da BYD e seus dois antigos rivais. Mas ainda vende bastante para motoristas de aplicativo.
No mercado de usados, quem quiser levar um E-JS1 terá que desembolsar um pouco mais se comparado aos seus principais concorrentes. Seu preço de troca fica na faixa dos R$ 80.800, superando Kwid e iCar. A desvalorização frente ao preço de lançamento, porém, é de 46%.
Peugeot e-208 GT
O Peugeot e-208 GT sempre teve uma proposta um pouco mais Premium, além da pegada esportiva. Logo, seria difícil vê-lo brigando entre os elétricos mais baratos do nosso país.
Ao longo dos anos, seu preço variou bastante. Esteve mais caro em 2022, chegando a custar R$ 276.990. Depois baixou para R$ 249.990 e, em 2023, baixou até os R$ 219.990.
Hoje em dia, quem quiser adquirir o hatch elétrico esportivo vai ter que desembolsar um pouco mais. No site oficial da Peugeot, seu preço sugerido é de R$ 235.990, mesmo prestes de mudar. No caso do usado ano-modelo 2023 a desvalorização foi bem alta e é possível encontrá-lo custando da faixa dos R$ 146.000, um pouco mais barato que o Dolphin. Quer dizer que perdeu 47,2% do seu preço.
Peugeot e-2008
Depois de lançar o hatch, a Peugeot trouxe a versão elétrica do seu irmão SUV. O e-2008 estreou no Brasil em 2022 e o preço era um dos seus principais atrativos.
Apesar de custar R$ 259.990 no lançamento, o preço não era tão caro quanto parece. Rivais como o Chevrolet Bolt e o Volvo XC40, na época, eram cerca de R$ 80.000 mais cara, colocando o Peugeot e-2008 em uma posição confortável.
Mas a coisa foi melhorando. De R$ 259.990, o preço caiu até R$ 199.990. Já no final de 2023 uma promoção reduziu o valor para R$ 159.990.
Agora em 2024 o SUV elétrico teve suas vendas suspensas, mas foi por um bom motivo. Com as reduções, a Peugeot conseguiu queimar todo o estoque do e-2008 para lançar a sua versão reestilizada, que deve chegar até o fim do ano.
No mercado de usados, o e-2008 teve uma desvalorização tão grande quanto a do irmão maior. Na troca, o SUV tem preço médio de venda de R$ 140.600, aproximadamente, quase R$ 119.000 a menos do que no lançamento. A desvalorização foi de 45,9%.
BYD Tan
Segundo modelo da BYD a estrear no Brasil, o Tan nunca teve a proposta de ser barato. Pelo contrário, o SUV chegou para brigar no segmento Premium, principalmente contra o Audi Q7 e o XC90.
Ele estreou no Brasil em 2022 por R$ 487.590, sendo mais barato que os rivais citados, mas também fazendo frente a outros modelos mais luxuosos, como o Audi e-Tron e o Mercedes EQC 400, que passavam dos R$ 600.000.
Em junho deste ano o SUV recebeu melhorias, como o aumento significativo da autonomia para 460 km. Porém, o aumento do preço foi diretamente proporcional aos seus ganhos e hoje custa R$ 536.800.
A desvalorização fez o Tan 2023 ficar mais acessível no mercado de usados e a versão de lançamento está valendo em média R$ 304.550, uma depreciação de 37,%.
Fiat 500e
A única opção de carro elétrico da Fiat no Brasil é o 500e. Simpático, o modelo não segue a mesma filosofia dos outros compactos elétricos do Brasil, fugindo dos acabamentos mais simples e apostando numa pegada mais luxuosa.
Em 2022, um ano após sua estreia, seu preço já tinha subido de R$ 239.990 para R$ 255.990. Mas seguindo a tendência do mercado de elétricos, seu preço caiu e hoje ele sai por R$ 214.990, como consta no site da Fiat.
Disponível apenas como ano-modelo 2022, um 500e usado tem preço médio de troca de aproximadamente R$ 159.820. Quem pagou o preço de lançamento viu seu carro perder 37,5% do seu valor em dois anos.
Volvo XC40
Antes do EX30 chegar, a missão de ser o carro de entrada da Volvo no Brasil era do XC40. Por isso, em 2022, a montadora sueca lançou por aqui uma versão do SUV com apenas um motor, que partia dos R$ 309.950, R$ 90.000 mais barata que a topo de linha com dois motores.
Mas a chegada de opções mais baratas obrigou a Volvo a reposicionar o modelo. Agora, o Volvo XC40 com um motor já parte dos R$ 342.950, enquanto o bimotor custa R$ 405.950.
Na troca, o XC40 com dois motores tem preço médio de R$ 222.200, enquanto o modelo mais simples está valendo aproximadamente R$ 199.000. A desvalorização é de 44,4% e 35,7%, respectivamente.
Nissan Leaf
O Nissan Leaf é um carro importante para a eletrificação, afinal, ele foi o primeiro elétrico a ser produzido em grande escala no mundo. Apesar disso, ele não emplacou no Brasil.
Em 2022, ano em que a segunda geração recebeu sua única reestilização, o Leaf custava R$ 293.790, mais caro que o Peugeot e-208 GT, por exemplo. A Nissan até tentou salvar o modelo em 2023, derrubando seu preço para R$ 235.800. Mas não teve jeito.
Em 2024 o preço voltou para a casa dos R$ 298.900, algo que não fazia sentido, já que o Leaf era considerado bem ultrapassado. O resultado é que o hatch elétrico saiu de linha no Brasil antes de ter sua produção encerrada no resto do mundo.
Quem quiser vender o Leaf para revendedores também encontrará uma desvalorização alta, já que seu valor médio na troca está na casa dos R$ 158.870, uma perda de valor na ordem dos 45,9%.
Chevrolet Bolt EV
Outro que não emplacou foi o Chevrolet Bolt. Inclusive, muitos até se esqueceram que o modelo segue à venda. Em 2022 o Bolt fez a sua estreia custando R$ 329.000, um valor considerado elevado até para a época.
Agora, ele custa R$ 259.990, ainda muito caro para competir com os atuais elétricos mais vendidos do mercado. Como era de se esperar, a depreciação é ainda maior que a do Leaf e está valendo R$ 174.000 na troca por um carro novo, o que representa uma desvalorização de 47,1%.
Desvalorização dos carros elétricos nos últimos dois anos
Modelo | Preço em 2022 | Preço na troca | Desvalorização | Quilometragem característica definida pela KBB |
Renault Kwid E-Tech | R$ 142.990 | R$ 79.700 | -44,3% | 14.015 km |
Caoa Chery iCar | R$ 139.990 | R$ 79.900 | -42,9% | 14.015 km |
JAC E-JS1 | R$ 149.990 | R$ 80.800 | -46% | 14.015 km |
Peugeot e-208 GT | R$ 276.990 | R$ 146.000 | -47,2% | 14.015 km |
Peugeot e-2008 | R$ 259.990 | R$ 140.600 | -45,9% | 14.015 km |
BYD Tan | R$ 487.590 | R$ 304.550 | -37,5% | 14.015 km |
Fiat 500e* | R$ 255.990 | R$ 159.820 | -37,5% | 25.3014 km |
Volvo XC40 (monomotor) | R$ 309.950 | R$ 199.000 | -35,7% | 14.015 km |
Volvo XC40 (bimotor) | R$ 399.950 | R$ 222.200 | -44,4% | 14.015 km |
Nissan Leaf | R$ 293.790 | R$ 158.870 | -45,9% | 14.015 km |
Chevrolet Bolt EV | R$ 329.000 | R$ 174.000 | -47,1% | 14.015 km |
*Disponível apenas como ano-modelo 2022