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Estes são os carros elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2024

O primeiro semestre de 2024 já acabou e o segmento dos carros eletrificados nunca esteve tão em alta; confira a lista dos modelos mais vendidos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 nov 2024, 23h39 - Publicado em 21 jul 2024, 14h00
Comparativo especial de carros elétricos QUATRO RODAS 778
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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As vendas de carros eletrificados no Brasil nunca esteve tão alta. Segundo dados divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no primeiro semestre de 2024 foram vendidos 79.304 veículos leves eletrificados no Brasil, número 146% maior que o do mesmo período de 2023.

Quem puxa esse número são os carros elétricos, que correspondem a 39% (31.204) do total de emplacamentos de eletrificados. Na sequência, os híbridos plug-in são o segundo segmento mais popular, com 29,5% (23.296) do total. Híbridos convencionais — flex e a gasolina — somam 23,3% (18.381), enquanto os híbridos leves (ou micro-híbridos) correspondem a pouco mais de 8% (6.423).

Claro que os brasileiros já têm os seus eletrificados favoritos. Alguns não são mistério para ninguém, já que desde o seu lançamento vêm quebrando cada vez mais recordes de venda, ficando até na frente de modelos a combustão já conhecidos.

Confira abaixo a lista com os carros eletrificados mais vendidos.

Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2024

Começando pelos elétricos, o segmento teve um crescimento exponencial nos últimos anos, principalmente pela entrada de veículos cada vez mais bratos. E são justamente estes que ganharam a preferência do consumidor brasileiro.

1° – BYD Dolphin: 9.611 unidades

Talvez o principal responsável pelo o “boom” dos elétricos no país. O BYD Dolphin estreou no Brasil por R$ 149.800, mais barato que os rivais Kwid e-Tech, Jac E-JS1 e Caoa Chery iCar.

Não só pelo preço, mas também por oferecer mais espaço interno, melhor acabamento, mais potência, autonomia e uma lista de equipamentos mais recheada, logo o Dolphin conquistou seu espaço como preferido do brasileiro, no qual permanece quase um ano depois do seu lançamento.

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2° – BYD Dolphin Mini: 9.059 unidades

Se tem alguém que pode abalar a liderança do Dolphin é o seu irmão menor, o BYD Dolphin Mini. Sua proposta é óbvia: ser uma versão menor e um pouco mais simples, por um preço mais acessível.

Estreando no mercado por R$ 115.800, o ‘Dolphinho’ quebrou os recordes do irmão. Em abril deste ano, o compacto elétrico vendeu 3.143, marca histórica para um único mês. Mesmo assim, o Dolphin ainda segue na liderança geral, mas tudo isso pode mudar até dezembro.

Estes são os carros elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2024
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini são os grandes campeões entre os elétricos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

3° – GWM Ora 03: 3.687 unidades

Na terceira posição, mas correndo por fora, temos o Ora 03. 3.687 unidades é um bom número para um elétrico, mas o carro de entrada da GWM tem tido problemas para alcançar o mesmo sucesso dos BYD.

O preço é parecido: R$ 150.000 para a versão de entrada, Skin. Em nosso comparativo, o Ora 03 também levou a melhor em cima do rival, oferecendo mais desempenho, lista de equipamentos mais recheada e um acabamento melhor. Logo, o motivo para o seu desempenho abaixo dos rivais, pode ser, o seu lançamento um tanto tardio.

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GWM ORA 03 SKIN
Apesar de melhor avaliado que o Dolphin, Ora 03 não consegue ter o mesmo desempenho nas vendas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Dolphin chegou ao mercado nacional primeiro, teve maior exposição pelo o preço anunciado. Já o Ora 03 estreou cerca de dois meses depois, em agosto de 2023, e não conseguiu gerar tanto ‘hype’ no público, embora seja tecnicamente melhor.

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Os carros híbridos plug-in mais vendidos do Brasil em 2024

O segundo segmento mais quente dos eletrificados foi o dos híbridos plug-in. Estes carros unem o motor a combustão, junto de uma bateria e motor elétrico, podendo ser tracionado dos dois modos. Nem sempre são opções mais baratas que os elétricos, mas oferecem mais praticidade já que não dependem exclusivamente da energia elétrica para funcionar.

1° – BYD Song Plus: 10.038 unidades

Se engana quem pensa que o carro-chefe da BYD são os elétricos. Na verdade, o grande líder de vendas da montadora é o SUV híbrido plug-in Song Plus, que fechou o primeiro semestre com 10.038 unidades, sendo o eletrificado mais vendido do país.

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O SUV médio se destaca pelo seu baixo consumo, chegando a médias de 14,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, segundo o nosso teste. O conjunto mecânico, composto por um motor 1.5 aspirado e outro motor elétrico somam 235 cv e já faz parte da família BYD, também sendo usado no sedã King e no ‘irmão’ Song Pro.

2° – Haval H6 PHEV e GT: 5.475 unidades

Mais uma rivalidade entre as chinesas que a BYD leva vantagem. Assim como o Ora 03, o principal motivo pode ter sido a data de estreia. Mais uma vez, a BYD foi mais rápida e lançou o Song Plus ainda no final de 2022, enquanto o Haval H6 só chegou nos primeiros meses de 2023.

Outra semelhança é que em nosso comparativo, o Haval não só venceu o rival da BYD, como também desbancou o Caoa Chery Tiggo 8 Pro. O principal motivo da vitória foi o seu conjunto mecânico, que entrega 393 cv e 77,7 kgfm e teve médias de 22,8 km/l na cidade e 19,7 km/l na estrada.

BYD Song Plux Haval H6 Chery Tiggo 8 pro
O trio BYD Song Plus, Haval H6 e Chery Tiggo 8 Pro foram protagonistas de um de nossos comparativos e o resultado não reflete bem o número de vendas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

3° – Caoa Chery Tiggo 8 PHEV: 1.672 unidades

Coincidência ou não, os três híbridos mais vendidos do país foram os mesmos comparados por QUATRO RODAS em agosto de 2023. O resultado não reflete o número de vendas, já que o Caoa Chery Tiggo 8 foi considerado superior ao Song Plus.

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A seu favor, o Tiggo tem o preço menor que o do Haval (R$ 239.990 contra R$ 269.000). Ele também oferece mais espaço, sendo o único carro da categoria com sete lugares. Apesar do tamanho, ele consegue ser ágil, graças aos 317 cv e 56,6 kgfm do seu conjunto mecânico, mas que não é tão econômico assim, fazendo média de 15,6 km/l na cidade.

Os híbridos HEV mais vendidos do Brasil em 2024

Os híbridos plenos (ou convencionais), diferente dos plug-in, não têm baterias que aceitam recarga externa e não são grandes o suficiente para alimentar o carro por muitos quilômetros no modo elétrico. Porém eles compensam com consumo mais baixo, assistência no torque gerada pelo motor elétrico, menos ruído e menos emissão de gases.

1° – Toyota Corolla Cross Hybrid: 6.901 unidades

Enquanto as outras montadoras não conseguem se estabelecer entre os eletrificados, a Toyota nada de braçada entre os HEV. Com o Corolla Cross, a montadora estabeleceu um bom número de vendas, superando até modelos com níveis de eletrificação maiores.

O interessante é que o bom desempenho é puxado pela versão topo de linha, a XRX Hybrid, que vendeu até agora 6.225 unidades. Ou seja, ele é o quarto carro mais eletrificado mais vendido no primeiro semestre de 2024, ficando atrás apenas da dupla Dolphin e do Song Plus.

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Corolla Cross 2025
Recém-atualizado, Corolla Cross garante a liderança da Toyota nos híbridos (mas a BYD também está chegando) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Partindo dos R$ 202.690 (XRV Hybrid), o SUV recebeu mudanças no projeto que agradaram os consumidores. Porém, para ter acesso a itens como ar-condicionado de duas zonas, ajuste elétrico para o banco do motorista, abertura e fechamento elétrico do porta-malas e teto solar, é necessário desembolsar os R$ 210.990 cobrados pelo topo de linha.

2° – Haval H6 HEV – 3.526 unidades

O Haval H6 volta a aparecer na lista, dessa vez com sua versão híbrida convencional. Na verdade, ela foi a versão do SUV que mais vendeu até junho de 2024, ficando a frente do H6 Premium PHEV.

Partindo dos R$ 214.000, o preço pode ser um pouco maior se comparado ao Corolla Cross. Mas o Haval tem um conjunto mecânico mais potente, 243 cv e robustos 54 kgfm.

GWM-Haval-H6-Premium-HEV-testado-por-QUATRO-RODAS-10
(Divulgação/Quatro Rodas)

3° – Toyota Corolla Hybrid: 2.322 unidades

A dobradinha da Toyota vem com o Corolla sedã. O modelo não só ficou em terceiro na sua categoria, com também conseguiu a conquista pessoal de superar o Honda Civic, seu maior rival e que é vendido exclusivamente em versão híbrida.

A seu favor, o Corolla tem um preço bem mais acessível que o rival. Em sua versão básica, Altis Hybrid, o sedã da Toyota custa “apenas” R$ 190.920, enquanto a topo de linha, Altis Hybrid Premium, sai por R$ 200.910. Já o Civic é vendido por R$ 265.900, o que deixa mais do que evidente a disparidade nas vendas.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os carros híbrido leve ou micro-híbridos (MHEV) mais vendidos do Brasil em 2024

Embora seja a mecânica eletrificada mais simples, ela não é tão popular no Brasil. Mesmo assim, os híbridos leves já oferecem ao proprietário médias melhores de consumo e ajudam a reduzir os índices de poluição.

1° – Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max: 1.637 unidades

O sistema híbrido fez bem ao Tiggo 5X. Ele garante 10 cv e 4,1 kgfm a mais em relação às versões não eletrificadas, chegando a 160 cv e 25.5 kgfm de torque. Não só isso, ele também tem um bom preço de entrada(R$ 154.990) e uma lista de equipamentos completa, que inclui quadro de instrumento digital, câmeras de visão 360º, banco com ajustes elétricos, entre outros.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

2° – Kia Sportage: 586 unidades

O Kia Sportage garante o segundo lugar entre os micro-híbridos. Embora tenha bons 180 cv e 27 kgfm, seu preço parece ser o principal motivo por ter vendido mais de 1.000 unidades a menos que o Tiggo 5X.

A Kia cobra R$ 274.990 pela versão EX Prestige, que assim como o Tiggo 5X, tem um pacote de equipamentos bem completo. A saída da versão básica EX — que não consta no site da montadora — também pode ter atrapalhado um pouco as vendas.

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Fila de espera pelo Sportage deve favorecer o Niro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

3° – Kia Stonic: 505 unidades

Se a Kia não conseguiu desbancar o Caoa Chery, pelo menos ela fez uma dobradinha com seus dois SUVs híbridos.

O Stonic teve uma recente redução no seu preço, indo de R$ 139.990 para R$ 124.990, saindo mais barato que SUVs a combustão, como Fiat Pulse Impetus, por exemplo. O preço atrativo somado a uma mecânica já conhecida — o mesmo 1.0 turbo dos Hyundai HB20, mas com auxílio híbrido — fazem dele uma opção interessante. Mas ainda falta muito para desbancar outros rivais, em especial, os chineses com tecnologia mais avançada.

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Kia Stonic é o híbrido leve mais barato do Brasil: R$ 124.990 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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