BYD Yangwang U8L fica ainda maior, mas ainda pode navegar por rios e lagos
SUV mais luxuoso da fabricante chinesa ganha nova versão esticada e mantém motorização de 1.180 cv

A BYD tem mirado no mercado de luxo com a Yangwang, sua submarca com os modelos mais caros e equipados da fabricante. O enorme SUV U8 é um deles, está à venda desde 2023 e volta e meia é lembrado por sua capacidade off-road incomum, sendo capaz até de navegar. Mas parece que seus 5,32 metros de comprimento não são o suficiente, pois agora existe uma versão ainda maior.
Batizado como U8L, o utilitário teve seu entre-eixos alongado de 3,05 m para 3,25 m, enquanto o comprimento subiu de 5,32 m para impressionantes 5,60 m. Os chineses gostam de carros longos e normalmente recebiam versões alongadas de modelos globais, mas é curioso que a BYD tenha feito o mesmo com um carro que já existia no mercado local. E que, convenhamos, era naturalmente grande.
Foi apresentado durante ao Salão de Xangai (China), porém ainda não tem uma data de lançamento oficial, com a BYD apenas dizendo que chegará em algum momento do segundo semestre.
Mesmo que tenha uma diferença em tamanho, irá repetir a motorização da versão mais curta. Ou seja, será movido por quatro motores elétricos, um em cada roda, com um total de 1.180 cv e 130 kgfm de torque.
Sua bateria não é tão grande, e 49 kWh, o que seria pouco para um carro deste porte e com toda esta potência. Há um motivo para isso. É um dos primeiros carros da BYD a usar um motor a combustão exclusivamente como gerador, no caso um 2.0 turbo a gasolina. Na versão normal, a fabricante promete uma autonomia de 1.000 km, o que não deve mudar muito no U8L.

Por ter a mesma motorização, conta com as mesmas funções vistas no U8 normal. As rodas podem tracionar de forma independente e em direções contrárias. Isto cria a possibilidade de girar no próprio eixo ou mover o veículo lateralmente, algo que a BYD gosta de demonstrar. Também tem a função de navegar por rios e lagos por até 30 minutos em caso de emergência.
O espaço extra foi usado para dar mais conforto para os passageiros. Conta com três fileiras de assentos, contabilizando seis lugares – as duas fileiras de trás não contam com o banco do meio para melhorar o acesso e dar mais conforto para os ocupantes.
A versão mostrada no Salão de Xangai era bem ostentativa, com emblemas em ouro 24 quilates usados na frente, traseira e no volante. A pintura também usava o tom dourado, combinado com uma cor preta. As rodas são novas, de 23 polegadas e de liga leve.

Segue com um pacote de equipamentos impressionante. Recebe o sistema God’s Eye A da BYD, adotando três sensores laser LiDAR para poder andar de forma semiautônoma em algumas rodovias e locais urbanos aprovados pelo governo chinês.
A BYD tem mostrado o Yangwang U8 para a imprensa brasileira com certa frequência, mas ainda não confirma o lançamento no Brasil. Algumas unidades vieram ao país e estão sendo utilizados para ações de marketing.