PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

BYD segue nova rota da seda e terá até oito navios para transportar carros

Acompanhamos a chegada do navio de fretes da BYD, com espaço para mais de 7.000 carros, ao Brasil. Ele é só o primeiro de muitos, na estratégia da empresa

Por Eduardo Passos
15 set 2024, 09h18
NAVIO BYD
 (Eduardo Passos/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A produção industrial chinesa é tão grande que não dá para esperar que os países importadores tenham condições de atender a essa oferta; é necessário criar os meios para isso.

Desde 2013, a China vem trabalhando na Nova Rota da Seda, que consiste num projeto de construir (ou financiar) portos, estradas, ferrovias e outras infraestruturas no mundo inteiro. A consultoria inglesa CEBR (Center for Economics and Business Research) diz que esse programa elevará o PIB global em US$ 6,4 trilhões (R$ 35 trilhões) na próxima década. Mas nem tamanha iniciativa basta. No caso da indústria automotiva, o excedente carece não de portos, mas de navios.

No lugar de guindastes e contêineres, as embarcações RoRo trazem uma imensa rampa, pela qual os veículos entram e saem. No interior, há um estacionamento de vários andares, que, no caso do BYD Explorer 01, leva até 7.117 unidades.

NAVIO BYD
Foram dois dias para tirar todos os carros, conferi-los e estacioná-los no pátio do porto (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Esse é o navio da BYD, que fez seu desembarque inaugural no Brasil em maio. Ele atracou por dois dias no porto de Suape (PE), onde QUATRO RODAS acompanhou a saída interminável de carros do seu interior, num fluxo contínuo. Os modelos, o sedã King e o SUV Song Pro, eram conferidos e logo seguiam para o pátio, sob olhares da Receita Federal, que cuidava de agilizar o desembaraço.

Continua após a publicidade

Há poucos navios RoRo no mundo, e construir um leva de 15 a 21 meses, em média, segundo o mercado. Muitos são usados para rotas mais curtas (como as que Jeep, Toyota e Volkswagen, por exemplo, fazem entre Brasil e Argentina) e vários têm longos contratos de uso em vigor com essas montadoras.

Compartilhe essa matéria via:

As chinesas precisaram arriscar quando encomendaram seus navios, pois a demanda esperada poderia não vir. Mas parece que a decisão foi acertada, pois, em 2023, o aluguel desses barcos chegou a US$ 115.000 (R$ 628.300), num crescimento de 576% se comparado aos valores cobrados em 2019.

Continua após a publicidade

Ainda em 2021, a BYD encomendou a construção de quatro navios RoRo, a cerca de US$ 64 milhões (R$ 350 milhões) cada um. Depois pediu mais quatro, com espaço para 9.500 veículos. Ainda apuramos que o estaleiro tem outros dois RoRo na fila, que podem ser destinados a outras montadoras da China ou à BYD mesmo.

NAVIO BYD
Novos BYD King (foto) e Song Pro vieram nesta viagem (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Por questões fiscais, o Explorer 01 é registrado na Libéria, com tripulação majoritariamente búlgara. À reportagem, seu capitão destacou que a menor densidade torna a embarcação mais navegável, permitindo acesso a portos de menor profundidade – no Brasil, ele atracará em Suape (PE), Vila Velha (ES) e Itapoá (SC) regularmente.

Continua após a publicidade

É importante tomar cuidado com a maresia, que favorece incêndios espontâneos das baterias e vem causando problemas graves para alguns RoRo. O Felicity Ace foi um deles e pegou fogo em 2022, com o incêndio tendo iniciado em um carro elétrico. Após uma semana, o navio afundou levando consigo 3.965 carros, entre eles modelos de luxo e esportivos de marcas como Audi, Lamborghini, Porsche e Bentley, um prejuízo avaliado em US$ 115 milhões.

Diante disso, agora em todos os andares desses navios há câmeras térmicas que monitoram a temperatura dos veículos individualmente e sempre existem tripulantes prontos para usar cobertores antichamas se necessário, encobrindo o carro afetado para conter as chamas.

O Explorer 01 é movido a gás natural, com tanque de 3,2 milhões de litros. Mas alguns de seus irmãos devem utilizar propulsão híbrida, com tecnologia da casa, promete a BYD. A marca também não descarta fazer frete para outras fabricantes, enquanto outras operadoras de RoRo entre China e Brasil planejam uma adaptação para que eles venham com carros e voltem para a Ásia com celulose, que já sai de fábricas como a Cenibra (MG) e Fibria (ES) e, via trem, chega ao porto capixaba.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.