Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

BYD Dolphin Plus recebe nota máxima em teste de colisão do Latin NCAP

Versão topo de linha do hatchback é o primeiro carro chinês a receber cinco estrelas, e também o primeiro elétrico

Por Nicolas Tavares
17 dez 2024, 11h44
BYD Dolphin Plus no teste de colisão do Latin NCAP
BYD Dolphin Plus no teste de colisão do Latin NCAP (Divulgação/Latin NCAP)
Continua após publicidade

Após divulgar resultados quase que semanais, o Latin NCAP enfim apresenta o último teste de colisão de 2024 e o carro da vez foi o BYD Dolphin Plus. A avaliação foi feita com um modelo cedido voluntariamente pela fabricante chinesa e recebeu a nota máxima de cinco estrelas, sendo não só o primeiro veículo chinês a conseguir este resultado na avaliação da ONG, como também o primeiro elétrico.

O Latin NCAP deixa bem claro que o resultado é válida somente para o Dolphin Plus e não para as demais versões do hatch elétrico. E por um bom motivo. Esta configuração é diferente, com uma frente maior, uma alteração feita para atender o Euro NCAP, onde também recebeu cinco estrelas.

A geração atual de carros chineses tem se preocupado muito com a segurança e o BYD é um exemplo disso. Apresentou um bom desempenho no impacto frontal, com resultados entre bom e adequado, além de ter uma estrutura estável e que poderia suportar uma colisão mais forte. Perdeu alguns pontos no impacto lateral contra poste e no teste de efeito chicote, onde obteve uma avaliação marginal. Acabou com 93% dos pontos possíveis na proteção para adultos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Esta mesma pontuação de 93% aparece na proteção infantil. A nota foi reduzida por conta da desaceleração torácica do dummy de um ano e meio posicionado em uma cadeirinha voltada para trás.

BYD Dolphin Plus no teste de colisão do Latin NCAP

Sua média nas tecnologias de segurança ativa e passiva foram maiores do que a média, mas ainda apresentaram alguns problemas. O Latin NCAP criticou a proteção para pedestres, com muitas regiões perigosas em caso impacto após um atropelamento, como as colunas A e a base do para-brisa.

Continua após a publicidade

Alguns sistemas não tiveram um desempenho bom o suficiente para pontuar, que foi o caso do assistente de faixa e a tecnologia de reconhecimento de placas de trânsito. O limitador de velocidade também recebeu críticas por não oferecer configuração manual.

Mesmo com alguns tropeços, o resultado foi tão bom que o Latin NCAP rasgou elogios para a BYD. “Parabéns à BYD por se tornar o primeiro fabricante chinês, o primeiro veículo fabricado na China e o primeiro veículo elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP. Esse resultado representa um marco para o Programa, já que os carros chineses são questionados há muito tempo por seus baixos padrões de segurança, de acordo com os resultados dos testes do Latin NCAP”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.