BYD Dolphin Mini poderá custar R$ 99.800 e ter itens que o Dolphin não tem
Carro elétrico mais barato da BYD será vendido em duas versões com diferenças no tipo e na capacidade da bateria; mais caro custará R$ 114.800
Concessionários BYD, aparentemente, já sabem o que muita gente quer saber: o BYD Dolphin Mini será lançado na última semana de fevereiro (possivelmente em 29/2, uma data incomum) em duas versões, com preços entre R$ 99.800 e R$ 114.800. A diferença entre os dois? A bateria.
O grande segredo para o Dolphin Mini ter preço de carro a combustão será usar uma bateria menor, com 30 kWh. Com ela, a autonomia do carro de R$ 99.800 no ciclo chinês é de 305 km.
A versão mais cara terá a bateria LFP Blade, com maior densidade, o que permite chegar aos 38,8 kWh de capacidade. A autonomia é de 405 km no ciclo chinês com o mesmo motor, de 75 cv e 13,8 kgfm. O zero a 100 km/h é cumprido em 14,9 segundos.
Concessionários divulgam uma só lista de equipamentos, que surpreendentemente inclui 6 airbags – na China, há versões com quatro -, rodas aro 16, bancos revestidos de material sintético, faróis e lanternas de led, central multimídia de 10,1 polegadas com Sportify e GPS nativo (sem Android Auto e Carplay, por enquanto) e carregador por indução, além da direção com ajuste de altura e profundidade e do piloto automático. Segundo informações, o conteúdo será o mesmo para todas as versões disponíveis.
O primeiro lote do BYD Dolphin Mini seria composto por 2.000 carros, todos com quatro lugares. Unidades com cinco lugares, que poderiam ser usadas como carros de aplicativo sem maiores problemas, virão no próximo embarque.
Como é o BYD Dolphin Mini
Vendido na China como Seagull, este é o carro mais barato da BYD. O Dolphin Mini tem 3,78 m de comprimento (10 cm a mais que um Renault Kwid) com bons 2,50 m de entre-eixos (mesma medida dos primeiros Hyundai HB20). Na altura, de 1,54 m, e na altura, de 1,71 m, é equivalente a um Fiat Argo.
O bom entre-eixos proporciona um espaço interno bom para as dimensões totais do carro. Adulto com 1,80 m de altura notará que sobra de espaço para as pernas e para a cabeça. O que realmente faz falta é pelo menos uma porta USB traseira. Só tem um porta-objetos entre os bancos dianteiros. E o porta-malas tem 230 litros, 20 litros a menos que o Dolphin.
Ficha técnica – BYD Dolphin Mini
Motor: elétrico, tras., transv., 75 cv, 13,8 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas com recuperação de energia
Pneus: 175/55 R16
Dimensões: compr., 378 cm; larg., 171 cm; altura, 154 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.160 kg; porta-malas, 230 l
Bateria: fosfato de ferro-lítio, 38,8 kWh ou 30 kWh
Carregamento: Tipo 2 (AC) a 6,6 kW; CCS2 (DC) a 40 kW
Alcance: 405 km ou 305 km (CLTC)
Desempenho: 0 a 100 em 14,9 s; vel. máxima de 130 km/h