BMW iX: 25 absurdos do SUV elétrico que se conserta e roda mais de 600 km
Sistema de som 4D do modelo pode fazer com que os ocupantes se sintam em um show, enquanto o sistema "vidente" antecipa ações do motorista
A autonomia, ou o quanto um carro pode rodar com uma carga, ainda é o grande desafio dos elétricos. Porém, a realidade já começa a mudar, inclusive no Brasil. O BMW iX chega por aqui ostentando o título de elétrico com o maior alcance do mercado, suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro sem precisar parar para recarregar.
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Primeiro SUV da marca concebido para ser somente elétrico, o iX estreia em duas versões: a xDrive40, por R$ 654.950, e a xDrive50, que parte de R$ 799.950. Andamos na versão mais cara, mais potente e mais equipada, que tem uma vasta lista de tecnologias. Por isso, destacamos no vídeo acima os 25 principais destaques do modelo.
A aparência está entre os destaques do iX, que tem traços e volumes ousados e fora do comum. Mesmo assim, o SUV mantém tradições de um legítimo BMW, como o capô longo (que não pode ser aberto), as lanternas com elevações nas pontas e o hofmeister, a clássica curvatura no final das janelas laterais.
Ainda no exterior, o iX xDrive50 é equipado com grandes rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 275/40, e dotadas de desenho aerodinâmico. Por falar em aerodinâmica, o conceito é muito presente e se destaca no iX, que tem o melhor coeficiente de arrasto entre seus concorrentes e possui uma grade inferior ativa, que pode se abrir ou fechar, segundo demanda.
Por dentro, o elétrico é igualmente ousado e futurista, com uma pegada minimalista, praticamente sem botões físicos. Os que restaram estão nos acionamentos dos faróis, no volante e no diminuto console central.
Alguns destes comandos são feitos de vidro, com aspecto de cristais lapidados, exaltando o acabamento impecável do iX, que é complementado por couro curtido em óleo de oliveira, madeira certificada e materiais emborrachados.
O espaço também merece ênfase no iX, que pode levar sem nenhum transtorno até cinco ocupantes, além de uma boa quantidade de bagagens, graças aos 500 litros do porta-malas.
Tecnologias do futuro
Vale a pena acompanhar em detalhes no vídeo, mas adiantamos por aqui alguns dos destaques tecnológicos do BMW.
A versão topo de linha tem um sistema de som Bowers&Wilkins com 1.615W de potência e nada menos que 30 alto-falantes – alguns deles nos encostos dos bancos dianteiros. Assim, o sistema produz uma função 4D, com uma experiência sonora fora do comum, que inclui ainda a vibração dos bancos de acordo com os graves das músicas.
O teto solar também foge do trivial com uma função fotoelétrica que dispensa as clássicas cortinas. Por uma reação elétrica, o enorme vidro panorâmico fica opaco no toque de um botão, inibindo a entrada de luz solar direta no interior do carro.
Por fim, um sistema de “vidência” aprende comportamentos do motorista e cruza informações de local e horário para fazer, sozinho, ações que o motorista faria de forma mecânica.
Motor e autonomia
A configuração mais cara do iX é equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, fazendo dele um SUV com tração integral. Os motores entregam 523 cv de potência e 78 kgfm de torque. Segundo a BMW, os números são suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h.
Mas o maior destaque do iX está, por fim, na autonomia. Dono do maior alcance do mercado, considerando o fato de ser um elétrico, o modelo pode rodar até 630 km com uma carga, segundo a marca.
Galeria de fotos
Ficha Técnica – BMW iX
Preço: R$ 799.950
Motores: dois elétricos, assíncronos, 272 cv, 35,9 kgfm (diant.) 340 cv, 40,8 kgfm (tras.); potência combinada, 523 cv; torque combinado, 78 kgfm
Câmbio: automático 1 marcha, tração 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.) múltiplos braços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 275/40 R22
Dimensões: compr., 495,3 cm; larg., 196,7 cm; alt., 169,5 cm; entre-eixos, 300 cm; peso, 2.585 kg; porta-malas, 500 l; autonomia, 630 km