BMW i7 M70 é o carro elétrico mais potente da história da marca
Em desempenho ele só perde para o iX M60, que é 0,1 segundo mais rápido no 0 a 100 km/h e tem os mesmos (e assustadores) 112 kgfm
O carro elétrico mais potente da história da BMW também é o mais próximo que um Série 7 já chegou de um hipotético M7 até hoje. O novo i7 M70 xDrive é a versão de alto desempenho do sedã de luxo elétrico da marca, e que assume o topo da linha do Série 7. O i7 está confirmado ao Brasil e é possível que a nova e poderosa variante chegue por aqui.
Até então, o i7 era vendido em configuração única na Europa, com dois motores elétricos que, somados, entregam 551 cv e 76 kgfm. Nesta, chamada de xDrive60, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 segundos e a autonomia projetada é de 509 km, segundo a BMW.
O novo M70 xDrive passa por um aumento de potência de 57% no motor traseiro, que passa de 312 cv para 490 cv e passa a ser o motor elétrico independente mais potente produzido pela alemã até agora. O motor dianteiro permanece com os 259 cv da versão inferior.
Assim, o sedã passa a entregar 660 cv de potência (e ganha o título de elétrico mais potente) e assustadores 112,2 kgfm de torque, números semelhantes aos do iX M60, que tem 619 cv e os mesmos 112 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h do i7 é feita em 3,7 s, que perde para os 3,6 s do SUV. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h.
Tanto desempenho, porém, cobra o preço na autonomia, que é de estimados 472 km, já que a bateria é a mesma de 101,7 kWh do i7 xDrive60. Por isso, o M70 inaugura o modo de economia de bateria Max Range, que limita a velocidade máxima a 90 km/h e bloqueia funções como ar-condicionado, aquecimento e ventilação dos bancos, e aquecimento do volante.
Segundo a BMW, o modelo leva 34 minutos para uma recarga de 10 a 80% em um carregador rápido DC. A potência máxima de recarga é de 195 kW.
Para que números tão robustos possam ser entregues, o BMW M70 passa por diversas outras modificações mecânicas em relação ao modelo menos potente. Ele adota um chassi específico com a chancela da divisão M, suspensão a ar adaptativa com nivelamento automático, carroceria com maior rigidez, freios maiores e tecnologias como a estabilização ativa de rolagem.
O sedã será oferecido com rodas de 20 ou 21 polegadas, mas apenas as menores serão acompanhadas de pneus de alta performance. Na aparência, o modelo ganha um pacote M, com saias laterais, logotipos e acabamentos especiais, como o discreto aerofólio e os retrovisores esportivos.