Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Banida pelo Google, Huawei mostra SUV elétrico com 1.242 km de alcance

Com sistema operacional próprio, o modelo promete mais potência e autonomia do que um Tesla Model Y - mas a comparação não é exatamente justa

Por Guilherme Fontana 27 dez 2021, 14h53

A Huawei, gigante chinesa de tecnologia e telecomunicações, apresentou a sua segunda colaboração em um carro. O Aito M5 é, nada mais, do que uma evolução do primeiro modelo com mecânica da empresa, o elétrico Seres SF5 — que a QUATRO RODAS já andou. A grande mudança está no inédito sistema operacional do SUV.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Após ser proibida pelo Google de utilizar o Android em seus produtos (incluindo veículos e smartphones) em função de sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, a Huawei desenvolveu o seu próprio sistema operacional, batizado de HarmonyOS. A plataforma promete tornar o Aito M5 ainda mais conectado, com funções de smartphones, assistentes virtuais e relógios inteligentes.

Além de um alto nível de personalização dos sistemas do veículo e do uso de aplicativos e dispositivos, a central multimídia permite ainda uma integração com sistemas inteligentes da residência do proprietário. É possível, pelo carro, controlar as luzes e os eletrônicos de uma casa. Ou seja, antes de chegar em casa já dá para deixar as luzes acesas e o ar-condicionado ligado.

Aito M5
Sistema operacional próprio foi criado após uma proibição do Google Huawei/Divulgação

No visual, o Aito M5 é muito semelhante ao Seres SF5, especialmente por ambos utilizarem os mesmos faróis full LED. No M5, porém, as linhas são mais limpas. A dianteira perde a linha sinuosa de LEDs, que dá lugar a uma pequena barra vertical, enquanto a grade adota um formato mais convencional.

Compartilhe essa matéria via:

De lado, a novidade mantém os mesmos vincos das portas, mas o formato das janelas é diferente, assim com os retrovisores e as rodas. A Huawei ainda não revelou imagens da traseira do Aito M5.

Continua após a publicidade

O interior também vai na mesma pegada do Seres, com uma grande abertura horizontal que vai de uma ponta a outra do painel, com a grande central multimídia de 15,6 polegadas ao meio. O quadro de instrumentos digital é representado por uma tela curva de 10,4 polegadas.

SERES dianteira
Seres SF5 é o primeiro modelo desenvolvido com a colaboração da Huawei Fernando Pires/Quatro Rodas

Um rival para a Tesla?

Para Richard Yu, diretor executivo da Huawei, sim, o Aito M5 é superior ao Tesla Model Y — especialmente quando o assunto é potência e autonomia, mesmo sem divulgar os números de potência e torque vindos dos quatro motores elétricos do SUV.

O que se sabe é que o M5 promete autonomia de 1.242 km no ciclo de testes chinês e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos — contra 3,7 segundos do rival americano.

Model Y vai a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a 244 km/h
Model Y é a principal mira do Aito M5 Divulgação/Tesla

A comparação com o Tesla, porém, chega a ser injusta, já que o chinês não é, na prática, um modelo totalmente elétrico. Assim como o Seres SF5, o Aito é um elétrico de autonomia estendida, ou seja, possui um motor a gasolina que serve como gerador de energia para a bateria que, por sua vez, alimenta os motores elétricos.

Por isso, a autonomia declarada pelas empresas une o alcance dos motores elétricos ao extra gerado pelo motor a combustão. É uma boa solução para alcançar longas distâncias, assim como a BMW fazia com o i3. De qualquer forma, Richard Yu garantiu que se trata de um modelo premium pelo nível de refinamento.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)