Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Banida pelo Google, Huawei mostra SUV elétrico com 1.242 km de alcance

Com sistema operacional próprio, o modelo promete mais potência e autonomia do que um Tesla Model Y - mas a comparação não é exatamente justa

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 dez 2021, 14h53

A Huawei, gigante chinesa de tecnologia e telecomunicações, apresentou a sua segunda colaboração em um carro. O Aito M5 é, nada mais, do que uma evolução do primeiro modelo com mecânica da empresa, o elétrico Seres SF5 — que a QUATRO RODAS já andou. A grande mudança está no inédito sistema operacional do SUV.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Após ser proibida pelo Google de utilizar o Android em seus produtos (incluindo veículos e smartphones) em função de sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, a Huawei desenvolveu o seu próprio sistema operacional, batizado de HarmonyOS. A plataforma promete tornar o Aito M5 ainda mais conectado, com funções de smartphones, assistentes virtuais e relógios inteligentes.

Além de um alto nível de personalização dos sistemas do veículo e do uso de aplicativos e dispositivos, a central multimídia permite ainda uma integração com sistemas inteligentes da residência do proprietário. É possível, pelo carro, controlar as luzes e os eletrônicos de uma casa. Ou seja, antes de chegar em casa já dá para deixar as luzes acesas e o ar-condicionado ligado.

Aito M5
Sistema operacional próprio foi criado após uma proibição do Google (Huawei/Divulgação)

No visual, o Aito M5 é muito semelhante ao Seres SF5, especialmente por ambos utilizarem os mesmos faróis full LED. No M5, porém, as linhas são mais limpas. A dianteira perde a linha sinuosa de LEDs, que dá lugar a uma pequena barra vertical, enquanto a grade adota um formato mais convencional.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

De lado, a novidade mantém os mesmos vincos das portas, mas o formato das janelas é diferente, assim com os retrovisores e as rodas. A Huawei ainda não revelou imagens da traseira do Aito M5.

O interior também vai na mesma pegada do Seres, com uma grande abertura horizontal que vai de uma ponta a outra do painel, com a grande central multimídia de 15,6 polegadas ao meio. O quadro de instrumentos digital é representado por uma tela curva de 10,4 polegadas.

SERES dianteira
Seres SF5 é o primeiro modelo desenvolvido com a colaboração da Huawei (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Um rival para a Tesla?

Para Richard Yu, diretor executivo da Huawei, sim, o Aito M5 é superior ao Tesla Model Y — especialmente quando o assunto é potência e autonomia, mesmo sem divulgar os números de potência e torque vindos dos quatro motores elétricos do SUV.

Continua após a publicidade

O que se sabe é que o M5 promete autonomia de 1.242 km no ciclo de testes chinês e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos — contra 3,7 segundos do rival americano.

Model Y vai a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a 244 km/h
Model Y é a principal mira do Aito M5 (Divulgação/Tesla)

A comparação com o Tesla, porém, chega a ser injusta, já que o chinês não é, na prática, um modelo totalmente elétrico. Assim como o Seres SF5, o Aito é um elétrico de autonomia estendida, ou seja, possui um motor a gasolina que serve como gerador de energia para a bateria que, por sua vez, alimenta os motores elétricos.

Por isso, a autonomia declarada pelas empresas une o alcance dos motores elétricos ao extra gerado pelo motor a combustão. É uma boa solução para alcançar longas distâncias, assim como a BMW fazia com o i3. De qualquer forma, Richard Yu garantiu que se trata de um modelo premium pelo nível de refinamento.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.