Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

App de smartphone ‘cai’ e donos de Tesla ficam sem poder usar seus carros

Mais de 500 proprietários notificaram sobre a queda dos sistemas do app da marca que, entre suas funções, tranca, destranca e liga os carros

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 22 nov 2021, 18h57 - Publicado em 22 nov 2021, 18h20

Muitos donos de Tesla não puderam sair de casa (ou voltar para ela) na última sexta-feira (19), em várias partes do mundo. Isso porque, por volta das 18h no horário de Brasília, o site DownDetector, que quantifica o número de relatórios de problemas enviados por usuários de aplicativos, registrou mais de 500 notificações alegando que o app da fabricante estava fora do ar.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Com a queda do aplicativo, os proprietários não puderam sequer abrir seus carros, já que grande parte dos clientes da marca dispensam as chaves físicas e apostam na tecnologia. Assim, utilizam o smartphone como chave principal.

Print gráfico do site DownDetector
O pico de notificações ocorreu às 18h22 no horário de Brasília, com 571 registros DownDetector/Reprodução

No Twitter, o proprietário de um Model 3 na Coreia do Sul reclamou do problema. O próprio CEO da Tesla, Elon Musk, respondeu dizendo que estavam “checando”. Cerca de cinco horas depois, Musk retornou para explicar o problema e se desculpar: “Deve estar online novamente agora. Parece que acidentalmente aumentamos o detalhamento do tráfego de rede. Desculpe, tomaremos medidas para garantir que isso não aconteça novamente.”

Continua após a publicidade

Um outro usuário da rede social chegou a dizer que estava preso há mais de 1 hora em sua casa, pois estava habituado a usar somente o smartphone para ligar o carro.

Em entrevista à BBC, David Bailey, professor da Birmingham Business School, estudioso do mundo automotivo (e dono de um Tesla), disse que a empresa se tornou “vítima do seu próprio sucesso”. “Embora seja claro que você também pode usar uma chave para abrir o carro, o instinto natural de muitos motoristas da Tesla, que estão comprando um dos modelos de alta tecnologia do mercado, é confiar na tecnologia.” argumentou o professor.

Print tweet Elon Musk
Tweet de proprietário que foi respondido por Elon Musk Reprodução/Internet

Stuart Manson, editor do site The Car Expert, reforçou aos motoristas a importância de sempre carregar a chave do carro como alternativa para essas situações, mas também reforçou que os servidores devem estar sempre funcionando. “A tecnologia torna as coisas convenientes, mas depende de um servidor funcionando 100% do tempo. […] Se dependermos de um mecanismo o tempo todo, podemos ser pegos de surpresa”, comentou o jornalista à BBC.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade