Alpine A390 é elétrico de 470 cv que vai brigar com Macan e Model Y
Marca esportiva da Renault cria um fastback elétrico que promete acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos

A Alpine, marca esportiva da Renault, revelou seu segundo modelo totalmente elétrico, o Alpine A390. Chamado pela marca de “sport fastback” e que terá como seu maior concorrente o Porsche Macan, o esportivo tem três motores (um na frente e dois traseiros), vetorização de torque ativa e até 470 cv.

O modelo passou por um longo processo de desenvolvimento antes de ser realmente apresentado, e chegou a ser adiantado no ano passado com o conceito A390_ß. As semelhanças são inegáveis, visto que as luzes diurnas finas quase não foram alteradas, e mesmo que algumas fendas e aberturas tenham sido modificadas para facilitar a produção, o conceito básico continua quase que inalterado.
A Alpine acabou optando por trocar a placa com o seu nome por um emblema preto mais convencional. O novo conjunto de faróis foi incorporado ao para-choque, o que não era presente no conceito. Nas rodas, as mudanças foram mínimas no design e o revestimento que corre ao longo das soleiras permaneceu idêntico ao anterior.

O novo A390 permaneceu com uma superfície lisa, instalando maçanetas embutidas nas portas dianteiras, já nas traseiras elas estão escondidas no coluna C. O para-brisa é inclinado, e o porta-malas tem 532 litros, que equivale ao seu rival da Porsche.
A sua silhueta é claramente a de um fastback. A Alpine está definindo o veículo como um “carro de corrida de terno”, e mesmo que seja uma declaração ousada, os fatos e números comprovam essa fala.
Sua plataforma será o AmpR Medium, já presente em alguns carros do Grupo Renault como o Renault Scénic e o Nissan Ariya. O esportivo elétrico terá 4,61 m de comprimento, 1,88 m de largura (sem contar os espelhos) e 1,53 m de altura – o que o torna ligeiramente menor que o Macan. Além do carro da Porsche, a Alpine considera o Cupra Tavascan, Ford Capri, Tesla Model Y e Kia EV6 como potenciais rivais.
Versões, motores e desempenho
Sabe-se que todas as versões contarão com uma bateria de 89 kWh, com autonomia de até 549 km, dependendo das especificações do motor. Todos os modelos terão carregamento rápido de 190 kW CC, permitindo uma carga de 15 a 80% em menos de 25 minutos. O carregamento trifásico em corrente alternada (11 kW padrão e 22 kW como opcional) também estará disponível, com tecnologia bidirecional integrada.
O A390 terá duas versões disponíveis. A GT tem 400 cv e 66,3 kgfm, prometendo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Já a GTS tem 470 cv e 82,4 kgfm, alcançando os 100 km/h em 3,9 s — mais rápido que um Macan 4S. Ainda pode ganhar uma versão menos potente no futuro, com apenas dois motores.
Mas o que a Alpine vem divulgando muito é sua tecnologia sofisticada, com o discurso que o A390 é um “verdadeiro carro esportivo de cinco lugares” — mesmo que pese um pouco mais de 2,1 toneladas. O discurso da marca é que está trabalhando para garantir que o SUV elétrico possa oferecer o mesmo nível de desempenho e precisão que os clientes esperam, ainda mais que a Alpine vinha se concentrando em carros esportivos e hot hatches.

Terá cinco modos de condução, com a configuração Track dedicada a “esforços mais esportivos”. O sistema “Alpine Drive Sound” oferecerá duas trilhas sonoras para melhor experiência de direção, porém não tentará replicar o ronco do motor — algo presente no A110. Eles também não irão incorporar as mudanças de marchas falsas, igual no Hyundai Ioniq 5 N, pois na opinião da marca isso parece “muito artificial”.
Segundo dados revelados anteriormente, o A390 terá uma distribuição de peso quase-perfeita de 49:51, com um baixo centro de gravidade auxiliado pela bateria montada no piso. Ele contará com um sistema de suspensão desenvolvido pela própria Alpine e os freios também foram bastante aprimorados.
Interior semelhante
O interior terá duas telas inclinadas em direção ao motorista, apresentando o sistema multimídia baseado no Android Automotive da Google, além do avanço no sistema de telemetria do A290, que incluirá dados em tempo real como força G laterais e longitudinais.

O volante será hexagonal de F1, tem o mesmo botão OVR de ultrapassagem e um seletor de frenagem regenerativa ajustável encontrados no A290 menor. Os bancos tipo concha da Sabelt revestidos em couro Nappa serão padrão no GTS.
A Alpine já afirmou que será o único carro por menos de 100.000 libras (R$ 650.196 na conversão direta), embora não tenha revelado o valor oficial. Os preços devem começar em torno de 60.000 libras (R$ 390.117) para o GT e cerca de 70.000 libras (R$ 455.137) para o GTS.