Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Rolls-Royce Silver Spirit e Spur: o prata de ouro

Mais longevo da marca, ele foi também o mais sofisticado de seu tempo

Por Felipe Bitu
Atualizado em 7 set 2023, 13h18 - Publicado em 19 ago 2023, 21h10
Rolls-Royce Silver Spur
Chamada de Silver Spur, versão longa media 5,37 metros ()

Rolls-Royce mais vendido por décadas, o Silver Shadow era um ícone da marca, mas já dava sinais de cansaço em meados dos anos 70, quando completou uma década de vida. Nessa época, a empresa de Crewe já testava os protótipos daquele que daria origem ao mais longevo de seus modelos: o Silver Spirit.

Maior, mais baixo e mais largo, ele foi apresentado em 1980, adequando plataforma e mecânica do Shadow a um estilo contemporâneo, dominado por linhas retas. Considerado abrutalhado pelos críticos, não tinha a harmonia de seu antecessor, porém ficou mais robusto e imponente. Tinha presença marcante, principalmente na versão de entre-eixos longo, chamada Silver Spur.

Rolls-Royce Silver Spur
Foram 17 anos de vida em quatro gerações ()

Seu destaque era o enorme conjunto óptico, com faróis e lanternas retangulares e envolventes, e a clássica grade do radiador encimada pela Spirit of Ecstasy – o ornamento agora era retrátil, para não ferir pedestres num atropelamento.

Continua após a publicidade

O interior ostentava o padrão da marca, com estofamento de couro Connoly e painel com apliques de raiz de nogueira e mogno africano, feitos à mão. Como seu antecessor, o Silver Spirit oferecia um refinamento sem similar na indústria, capaz de satisfazer o exigente milionário que não se contentava com Mercedes ou BMW.

Compartilhe essa matéria via:

O V8 de alumínio e 6,7 litros era uma herança do Silver Shadow: a potência não era declarada pelo fabricante, que a definia apenas como “suficiente” para impulsionar seus 2 285 kg. Os números estimados eram 47 mkgf de torque e 226 cv, transmitidos a um câmbio automático de três marchas, fornecido pela GM.

Continua após a publicidade

Rolls-Royce Silver Spur

Sob o ponto de vista dinâmico, o Silver Spirit era o melhor de todos os Rolls: com rodar firme e suave, a suspensão tinha um sistema hidráulico que mantinha a carroceria nivelada. A segunda geração veio em 1989, trazendo avanços como o ABS e o Automatic Ride Control, um nivelamento da carroceria gerenciado eletronicamente.

A terceira geração seria lançada em 1993, com um V8 mais potente graças a melhorias no coletor de admissão e nos cabeçotes, airbags oferecidos pela primeira vez e sistema de nivelamento da suspensão revisto, mais simples e confiável.

Continua após a publicidade

Rolls-Royce Silver Spur

Em 1994, o Silver Spur ganhou duas variações: o Silver Dawn e o Flying Spur, nome este que sobrevive hoje na Bentley. O primeiro trazia o mesmo turbo dos Bentley, indo de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. O segundo introduzia controle de tração e uma dianteira reestilizada, que seria usada na quarta e derradeira geração.

Apresentado em 1995, ele recebeu poucas melhorias, até 1997, quando o Silver Spirit deixou de ser produzido, restando só o Silver Spur e a versão limusine Park Ward, agora turbinadas. Ao todo, apenas 19.602 unidades foram produzidas nesses 17 anos, cedendo seu lugar em 1998 ao novo Silver Seraph, o último Rolls 100% britânico, antes de a marca passar para as mãos da BMW e da VW.

Continua após a publicidade

TRANSPLANTE

Introduzido em 1959, o V8 do Silver Spirit foi substituído por um V8 BMW em 1998, mas retornou em 2003, quando a VW assumiu o controle da Bentley. Hoje ele equipa o Mulsanne, com dois turbos, comando variável (no bloco) e desligamento automático de cilindros.

Ficha Técnica – Rolls-Royce Silver Spur 1981
Motor V8 de 6,7 litros
Potência 226 cv a 4 300 rpm
Torque 47 mkgf a 1 500 rpm
Câmbio automático, 3 marchas
Carroceria sedã
Dimensões comprimento, 537 cm; largura, 201 cm; altura, 148 cm; entre-eixos, 316 cm
Peso 2 285 kg
0 a 100 km/h 13,1 segundos
Velocidade máxima 181 km/h
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.