30 anos do Renault Twingo, o carro que já nasceu clássico
Prático e ousado, o monovolume francês cativou um séquito de entusiastas com sua irreverência e racionalidade urbana

Deficitária, a Renault passou por uma reestruturação nos anos 1980 e o êxito dessa empreitada não seria possível sem a contribuição do projetista Patrick Le Quemént, responsável pelo desenvolvimento de um dos maiores sucessos da fabricante francesa: o Twingo.
Egresso da VW, Le Quemént aceitou um salário menor para comandar o departamento de estilo da Renault, mas impôs condições como ser independente do departamento de engenharia e ter voz no conselho diretor da empresa.
O primeiro fruto foi o Renault Clio, apresentado em 1990 para substituir Renault 4 e Renault 5. Le Quemént sabia que havia espaço para um automóvel ainda menor, voltado para o uso urbano: a inspiração veio do conceito W60, um monovolume desenvolvido pelo engenheiro Gaston Juchet e pelo projetista Jean-Pierre Ploué.

Aperfeiçoado por Yves Dubreuil, o projeto ganhou personalidade quando Le Quemént esboçou uma dianteira com faróis circulares semelhantes a olhos e uma grade que parecia sorrir.
Tendo a simpatia de Raymond Levy, CEO da empresa na época, mas sem muito dinheiro em caixa, o projeto só se viabilizou adotando o velho motor Cléon-Fonte, dos anos 1960, um antepassado dos motores utilizados no Brasil pelo Ford Corcel e Ford Escort, cuja potência estancava nos 55 cv.
Idealizado por Gérard Gauvry, o interior colorido era muito sofisticado e em nada lembrava um automóvel urbano de baixo preço.



Acomodava quatro adultos e trazia um painel central com instrumentos digitais e um banco traseiro deslizante, capaz de aumentar a capacidade do porta-malas.
Os encostos do banco traseiro eram reclináveis e transformavam o interior em um dormitório para dois adultos.
Houve uma divisão entre os executivos da Renault para a aprovação final do projeto: 50% desaprovaram, 25% apenas gostaram e 25% amaram de forma tão eufórica que o conselho decidiu assumir o risco de produzi-lo.

Um carro com tanta personalidade merecia um nome igualmente original: Twingo, amálgama dos gêneros musicais twist, swing e tango.
Apresentado no Salão de Paris de 1992, o Twingo chegou ao mercado em versão única e quatro cores vibrantes: vermelho coral, amarelo indiano, verde coentro e azul ultramarino.
O teto solar de lona era um dos poucos opcionais: novas cores foram oferecidas em 1994, mesmo período em que ele recebeu acionamento elétrico para vidros, travas e espelhos.



Também foi em 1994 que surgiu a versão Easy, com embreagem automática, sem pedal. No ano seguinte airbag duplo e ar-condicionado passam a ser opcionais.
Em 1996, surge o Twingo Matic, com câmbio automático de três marchas acoplado ao novo motor D7F de 1,1 litro, com comando de válvulas no cabeçote e 60 cv.
O milionésimo Twingo foi produzido em 1997, pouco antes da primeira reestilização: faróis, lanternas e interior foram redesenhados e o monobloco recebeu reforços estruturais para melhorar a proteção contra impactos dianteiros.

A virada do milênio trouxe a segunda reestilização, marcada pela adoção das rodas aro 14.
O motor D4F com quatro válvulas por cilindro e 70 cv chegou em 2001 e acelerava os 850 kg do Twingo de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos.
A produção chegou a 2 milhões de unidades em 2002 e em 2004 a primeira geração recebe sua última reestilização antes do encerramento da produção na fábrica francesa de Flins.

de 55 cv, era
adequado à proposta urbana (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Cerca de 2,6 milhões de Twingo de primeira geração foram produzidos na França, Espanha, Taiwan, Uruguai e na Colômbia, onde a última unidade deixou a linha de montagem em 2012, 20 anos após sua primeira aparição no Salão de Paris.
A Renault tentou, mas a segunda geração (2007) e a terceira (2014) não foram capazes de repetir o sucesso do Twingo original.
Ficha Técnica
Renault Twingo
Motor: gas., diant., transv., 4 cil. 1.239 cm3, injeção eletrônica, 55 cv a 5.300 rpm; 9,4 kgfm a 2.800 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Carroceria: monovolume, 3 portas, 4 lugares
Dimensões: compr., 343 cm; larg., 163 cm; alt., 142 cm;entre-eixos, 234 cm; porta-malas, 168 l; peso, 860 kg; pneus, 145/80 R13