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Volvo XC60 e XC90 têm pane no motor elétrico e conserto beira R$ 90.000

Proprietários dos híbridos XC60 e XC90 reclamam de problemas no motor elétrico de seus carros após o fim da garantia

Por Waldez Carmo Amorim
22 set 2023, 16h59
Autodefesa Volvo
Bruna: “O motor elétrico parou de vez” (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)
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Quem compra um híbrido espera contar com uma força extra, seja para empurrar o carro, seja para reduzir o consumo. É justo. Mas desde que tudo funcione dentro do previsto, o que, segundo proprietários dos Volvo XC60 e XC90 híbridos, não vem acontecendo.

É o caso da economista Bruna Sottomaior De Luca, de São Paulo (SP), dona de um XC60 híbrido Momentum 2021. “Com menos de seis meses de uso, percebi que o motor elétrico não estava funcionando quando deveria. Ao relatar o problema na concessionária, disseram que não havia falha. Mas, em junho de 2023, o carro começou a dar trancos, perdeu potência e o motor elétrico parou de funcionar de vez. Agora me disseram que o conserto apenas para trocar a transmissão e o inversor ficará entre R$ 77.000 e R$ 86.000 e não fornecem o diagnóstico por escrito”, conta.

traseira do Volvo XC90
Volvo XC90 2021 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A reportagem apurou que, em pelo menos três momentos, a Volvo tratou desse tema em contatos com sua rede de assistência. A primeira nos Estados Unidos (Technical Journal 35966.4.0, de 10/05/21), e as demais no Brasil (Jornais Técnicos SE 33358.8.0, em 03/06/2021 e SE 35966.4.0, de 09/12/2021).

Segundo Nelson Fernando da Silva, consultor técnico da NEO Automotive, empresa especializada em veículos híbridos e elétricos de São Paulo (SP), existe relação entre os problemas relatados (dos clientes) e as atualizações (mencionadas nos boletins).

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Procurada pela reportagem, a Volvo Car Brasil afirmou que analisa, de maneira criteriosa, todos os casos de falhas e manutenções. Essa análise segue um rigoroso protocolo técnico e legal, além de considerar diferentes critérios como manutenções realizadas no prazo estabelecido pela montadora e em rede credenciada, contextos de utilização dos veículos, entre outros.

E que, no que diz respeito aos problemas citados aqui, que os proprietários não cumpriam os requisitos previstos para que tivessem sua solicitação atendida pela garantia contratual oferecida pela montadora. Mesmo assim, os clientes receberam todas as informações de forma transparente e detalhada sobre seus veículos.

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O POVO RECLAMA:

“Aos 48.000 km apresentou perda de potência no modo elétrico e no híbrido. Na concessionária informaram que é um problema crônico.”
Dono de um XC90 2018, de Belo Horizonte (MG), no Reclame Aqui

Meu XC90 apresentou ‘afogamento’ do motor elétrico no modo pure e híbrido.  Pediram R$ 43.000 pelo conserto.”
Dono de um XC90 2019, de Carapicuíba (SP), no Reclame Aqui

“Problemas no módulo elétrico IEM. Mandaram o orçamento de R$ 65.000 devido a garantia ter vencido.”
Dono de um XC60 2020, de Caxias do Sul (RS), no Reclame Aqui

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“Estou a pé devido ao defeito numa peça que funciona como um radiador da bateria do híbrido e, quando precisa, ela não funciona.”
Proprietário de um XC60 2021, de São Paulo (SP) no Reclame Aqui

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