Velocímetro digital é mais preciso que o analógico?
Seria conveniente que as montadoras fossem obrigadas a instalar velocímetros digitais nos veículos?
Maurício Silveira Leite, Cotia (SP)
A obrigação ainda não existe, mas, de fato, o velocímetro digital pode ter uma precisão maior que o analógico, como explica o presidente do Instituto SAE4Mobility Erwin Franieck. Mas o especialista faz algumas ressalvas:
“A precisão do sistema digital realmente pode ser maior, porém existem sistemas digitais que sofrem influências da folga entre o sensor e a roda dentada, da intensidade do sinal variando com a rotação e com o envelhecimento”, diz Erwin.
Essas folgas variam, segundo ele, logo, o que vai realmente definir se o sistema digital será mais preciso que o analógico são as condições do veículo em questão. Mas, em plenas condições de funcionamento, ele é, sim, mais assertivo que o analógico.
Qual é o erro do velocímetro do carro?
Todos os velocímetros, analógicos ou digitais (que possuem uma maior precisão na exibição da informação para o motorista, não no cálculo, que é feito da mesma forma), costumam ter um erro de leitura que registra a velocidade real.
Nos testes de aferição feitos pela QUATRO RODAS, é comum registrarmos acréscimos de até 10% sobre o real – ou seja, a 100 km/h, o velocímetro poderia marcar 110 km/h no painel.
Bem mais raros são os casos de velocímetros que exibem velocidades menores que as reais. Por motivos de segurança, não é permitido por lei indicar velocidade menor que a real acima de uma margem de 2%. Para que os motoristas sempre estejam igual ou abaixo da velocidade real (o que, além da questão da segurança, pode fazer a diferença entre tomar uma multa ou não), uma diferença é introduzida eletronicamente nos modelos digitais.
E antes que se pense em comparar a velocidade real com a de um GPS comum, é importante saber que o uso desse aparelho nem sempre indica um número com total precisão devido a interferências, irregularidades do piso, aclives ou declives (onde a velocidade das coordenadas percorridas pelo carro no plano horizontal será menor que a velocidade real de rodagem) ou clareza do sinal.