Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Velocímetro digital é mais preciso que o analógico?

Seria conveniente que as montadoras fossem obrigadas a instalar velocímetros digitais nos veículos?

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 18 nov 2024, 07h56 - Publicado em 18 nov 2024, 07h00
Painel Digital MErcedes
Estruturas e funções são coisas diferentes (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Seria conveniente que as montadoras fossem obrigadas a instalar velocímetros digitais nos veículos?

Maurício Silveira Leite, Cotia (SP)

A obrigação ainda não existe, mas, de fato, o velocímetro digital pode ter uma precisão maior que o analógico, como explica o presidente do Instituto SAE4Mobility Erwin Franieck. Mas o especialista faz algumas ressalvas:

“A precisão do sistema digital realmente pode ser maior, porém existem sistemas digitais que sofrem influências da folga entre o sensor e a roda dentada, da intensidade do sinal variando com a rotação e com o envelhecimento”, diz Erwin.

Essas folgas variam, segundo ele, logo, o que vai realmente definir se o sistema digital será mais preciso que o analógico são as condições do veículo em questão. Mas, em plenas condições de funcionamento, ele é, sim, mais assertivo que o analógico.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Qual é o erro do velocímetro do carro?

Todos os velocímetros, analógicos ou digitais (que possuem uma maior precisão na exibição da informação para o motorista, não no cálculo, que é feito da mesma forma), costumam ter um erro de leitura que registra a velocidade real.

Nos testes de aferição feitos pela QUATRO RODAS, é comum registrarmos acréscimos de até 10% sobre o real – ou seja, a 100 km/h, o velocímetro poderia marcar 110 km/h no painel.

One - ed. 7/2011

Continua após a publicidade

Bem mais raros são os casos de velocímetros que exibem velocidades menores que as reais. Por motivos de segurança, não é permitido por lei indicar velocidade menor que a real acima de uma margem de 2%. Para que os motoristas sempre estejam igual ou abaixo da velocidade real (o que, além da questão da segurança, pode fazer a diferença entre tomar uma multa ou não), uma diferença é introduzida eletronicamente nos modelos digitais.

E antes que se pense em comparar a velocidade real com a de um GPS comum, é importante saber que o uso desse aparelho nem sempre indica um número com total precisão devido a interferências, irregularidades do piso, aclives ou declives (onde a velocidade das coordenadas percorridas pelo carro no plano horizontal será menor que a velocidade real de rodagem) ou clareza do sinal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.