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Velocímetro digital é mais preciso que o analógico?

Seria conveniente que as montadoras fossem obrigadas a instalar velocímetros digitais nos veículos?

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 18 nov 2024, 07h56 - Publicado em 18 nov 2024, 07h00
Painel Digital MErcedes
Estruturas e funções são coisas diferentes (Divulgação/Quatro Rodas)
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Seria conveniente que as montadoras fossem obrigadas a instalar velocímetros digitais nos veículos?

Maurício Silveira Leite, Cotia (SP)

A obrigação ainda não existe, mas, de fato, o velocímetro digital pode ter uma precisão maior que o analógico, como explica o presidente do Instituto SAE4Mobility Erwin Franieck. Mas o especialista faz algumas ressalvas:

“A precisão do sistema digital realmente pode ser maior, porém existem sistemas digitais que sofrem influências da folga entre o sensor e a roda dentada, da intensidade do sinal variando com a rotação e com o envelhecimento”, diz Erwin.

Essas folgas variam, segundo ele, logo, o que vai realmente definir se o sistema digital será mais preciso que o analógico são as condições do veículo em questão. Mas, em plenas condições de funcionamento, ele é, sim, mais assertivo que o analógico.

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Qual é o erro do velocímetro do carro?

Todos os velocímetros, analógicos ou digitais (que possuem uma maior precisão na exibição da informação para o motorista, não no cálculo, que é feito da mesma forma), costumam ter um erro de leitura que registra a velocidade real.

Nos testes de aferição feitos pela QUATRO RODAS, é comum registrarmos acréscimos de até 10% sobre o real – ou seja, a 100 km/h, o velocímetro poderia marcar 110 km/h no painel.

One - ed. 7/2011

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Bem mais raros são os casos de velocímetros que exibem velocidades menores que as reais. Por motivos de segurança, não é permitido por lei indicar velocidade menor que a real acima de uma margem de 2%. Para que os motoristas sempre estejam igual ou abaixo da velocidade real (o que, além da questão da segurança, pode fazer a diferença entre tomar uma multa ou não), uma diferença é introduzida eletronicamente nos modelos digitais.

E antes que se pense em comparar a velocidade real com a de um GPS comum, é importante saber que o uso desse aparelho nem sempre indica um número com total precisão devido a interferências, irregularidades do piso, aclives ou declives (onde a velocidade das coordenadas percorridas pelo carro no plano horizontal será menor que a velocidade real de rodagem) ou clareza do sinal.

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