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Trepidação na Mitsubishi L200 Triton

Proprietários do modelo reclamam de trepidação excessiva ao passar de 50 km/h

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 22h58 - Publicado em 24 out 2014, 16h42

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Não é tão raro assim encontrar um veículo bem rodado que começa a trepidar ou vibrar em velocidades acima dos 100 ou 120 km/h. Mas causa muita surpresa quando o mesmo acontece num modelo novo e que esteja trafegando a míseros 50 km/h. É a situação de alguns proprietários da Mitsubishi L200 e L200 Triton até a linha 2012.

Dono de uma L200 Triton 2011, o empresário Basílio Monteverde Netto, de Linhares (ES), diz que logo na primeira semana foi viajar por uma estrada de terra. “Eu não podia passar de 40 ou 60 km/h, pois o carro trepidava tanto que ficava incontrolável. Chegava a jogar a traseira para os lados. Se aumentasse a velocidade, a picape rodava na pista”, diz. Ele conta que a concessionária afirmou ser normal esse comportamento, até que instalou dois amortecedores traseiros da linha 2013 (kit número CAPA0563). “Aí o problema foi resolvido.”

Por causa dessa trepidação, alguns donos acabam deixando a picape de lado e enfrentam as estradas de terra em automóveis de passeio, como relata o produtor rural Paulo Roberto Bobbio de Castro, de Sooretama (ES). “Se eu passar dos 50 km/h por hora na estrada de terra, não consigo dirigir, mesmo com a tração ligada. Já tentei tudo, mas nada resolve. Para evitar isso, viajo com um Toyota Corolla ou Mercedes C 180”, diz o dono de uma Triton HPE 2011.

Às vezes, até no asfalto lisinho a picape tem problema para se manter na linha. “Meu carro não tem estabilidade nenhuma, nem na rodovia”, diz o empresário Carlos Alberto de Souza, de Maricá (RJ). “Já fui mais de 20 vezes à autorizada. Minha L200 fica de dez a 20 dias na oficina e o defeito volta.”

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O técnico Geovani Neves, do Centro Automotivo Varga, em Linhares (ES), já atendeu dois modelos com o mesmo problema e diz que a falha estaria nos amortecedores. “Eles são subdimensionados. Por isso, a linha 2013 ganhou uma nova suspensão e amortecedores de curso mais longo.”

O POVO RECLAMA

“O defeito aparece principalmente no asfalto, quando todo o carro trepida. Levei mais de dez vezes à concessionária e até agora nada.” – Marcos Vinícius Jurca, São Joaquim da Barra (SP), autônomo, dono de L200 Triton 2011

“Se eu passar dos 60 km/h, o carro fica impossível de dirigir, ainda mais em estradas de terra e no asfalto irregular.” – Clemir Prestes, Linhares (ES), empresário, dono de L200 Triton 2010

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RESPOSTA

Mitsubishi, dos casos analisados pela empresa, dois foram resolvidos, um aguardava o agendamento

numa autorizada e um proprietário desistiu de fazer a reclamação.

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Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

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