Toalha descontaminante
Ela promete remover vários tipos de manchas provocadas pela exposição da pintura no dia-a-dia
teste-de-produtos
Chega uma hora que a pintura do carro começa a apresentar manchas provocadas pela exposição à chuva, poluição, fezes de pássaros, seivas de árvores e até infiltrações que pingam do teto da garagem. Isso é facilmente perceptível quando se passa a ponta dos dedos na pintura e se nota uma aspereza sobre as marcas brancas.
Pensando nisso, a Kers lançou a toalha descontaminante Clay Bar, uma alternativa àquelas argilas que fazem o mesmo trabalho. A grande vantagem da toalha está em sua facilidade de uso e rapidez. Com a argila, é necessário esfregá-la na lataria, esticá-la e dobrá-la sobre si mesma – e repetir o processo constantemente. Haja braço! A durabilidade é outro ponto positivo, pois, ao contrário das argilas, a toalha não corre o risco de ressecar com o tempo. Em média a Clay Bar renderia ainda até 100 carros, contra 10 a 20 de uma barra de argila.
Para comprovar sua eficácia, testamos a toalha em duas peças de carro: o capô preto de um Honda Civic com a pintura manchada por excesso de exposição à chuva e poluição e o para-lama de um VW Gol no qual foi aplicada uma fina camada de tinta em spray. Quem nos auxiliou foi o especialista Jerson Francelino da Silva, 43 anos, que trabalha no Cesvi Brasil testando produtos automotivos e tem mais de 25 anos de experiência na área.
Vendida por 77 reais, a toalha de 30 x 30 cm é feita de microfibra com uma camada emborrachada num dos lados. Para usá-la, basta lavar a área manchada e, depois de seca, iniciar o processo, pulverizando sobre a superfície uma mistura de 85% de água com 15% de detergente ou xampu automotivo. Em seguida, dobre a toalha em duas partes e esfregue o lado emborrachado nas manchas. O importante é não deixar a lataria secar, para a toalha não grudar. Nos dois casos, as manchas sumiram por inteiro. “Confesso que fiquei impressionado. Duvidei que ela fosse capaz de remover as marcas de spray de tinta da superfície, o que só costuma sair com um polimento profissional”, diz o especialista.
Após o uso, notamos que é preciso cuidado ao guardar ao toalha – o que não é dito na embalagem -, porque a parte emborrachada, depois de seca, pode grudar se dobrada sobre si mesma.
CUMPRE O QUE PROMETE? – SIM
A toalha Clay Bar, da Kers, removeu vários tipos de contaminação da pintura e ainda foi além: eliminou até aquelas marquinhas mais difíceis de tinta em spray, num trabalho que exigiu apenas 15% do tempo de um polimento profissional.
ONDE ENCONTRAR
geralferramentas.com.br
PEDE QUE A GENTE TESTA
Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br