Tira risco e descalcificante Indy
O produto deveria eliminar os arranhões da pintura, mas só removeu manchas de água
teste-de-produtos
Quem faz questão de deixar seu carro impecável dificilmente escapa de dois vilões. O primeiro são os pequenos riscos da pintura, provocados por chaves, unhas ou raspões de retrovisores. O outro são as manchas nos vidros, provocadas pela chuva ácida, mistura de gotas de água com gases poluentes. Para acabar com o primeiro, há os líquidos tira-riscos; para o segundo, os removedores de manchas. E se houvesse um produto que fizesse os dois? Ele existe e se chama Tira Risco & Descalcificante Indy, da Start, e custa R$ 18,90.
Mas será que ele consegue mesmo ser bom nas duas funções? Para descobrir a resposta, fomos
testá-lo na Marques & Marques, oficina com mais de 35 anos de experiência em polimento e espelhamento de pintura. Para avaliar seu poder de remoção de manchas nos vidros, usamos um Nissan Sentra 2012 cujo vidros estavam todo cobertos de manchas de água e também de spray de verniz, que, segundo especialistas, é ainda mais difícil de remover em relação às marcas de água calcificada.
Só que há um detalhe: as instruções pedem que se use, nesse caso, uma esponja de lã de aço da própria Start para aplicar o produto no vidro em movimentos circulares e com pressão moderada. “Ele removeu as marcas de água e até do spray de verniz, mas quem fez mesmo o serviço foi a lã de aço. Fizemos o mesmo sem usar o produto e deu certo”, diz o polidor Paulo Francisco da Silva. “E tome cuidado: não utilize aquelas lãs de aço de lavar louça, senão risca. E nunca passe a esponja na pintura.”
Depois foi a vez de avaliar a remoção dos riscos. Mas um olhar atento na embalagem já criou uma desconfiança: ele se chama tira-risco, mas também diz que “suaviza pequenos riscos”. Na dúvida, convocamos uma Jetta Variant 2009 preta que apresentava leves arranhões em toda a carroceria.
Seguindo a embalagem, espalhamos o produto na área danificada com uma flanela. Só que os riscos não desapareceram. Alguns foram suavizados, como aqueles em volta da maçaneta da foto acima. Outros, nem isso, como o que está na própria maçaneta. Repetimos a operação, desta vez com maior pressão, e nada mudou. Conclusão: você não precisa do produto para as manchas no vidro e os riscos só são suavizados, e mesmo assim os mais discretos.
CUMPRE O QUE PROMETE – EM TERMOS
O produto suavizou apenas os riscos muito discretos na pintura. As marcas de água e verniz grudadas nos vidros do carro foram retiradas, porém mais por conta do uso da esponja de aço do que do produto.
ONDE ENCONTRAR
https://www.startquimica.com.br
PEDE QUE A GENTE TESTA
Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







