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Teste de Produto: bomba a vácuo para desamassar a lataria

O Powr-Grip é uma bomba a vácuo desenvolvida para ajudar a desamassar a lataria. Pena que na hora H ela negou fogo

Por Fernando Garcia
Atualizado em 3 Maio 2021, 10h05 - Publicado em 8 abr 2016, 21h13

Powr-Grip

Já aconteceu de você demorar para levar seu automóvel para consertar um pequeno amassado apenas porque não queria ficar um ou dois dias a pé? Não seria uma maravilha poder fazer esse tipo de reparo em casa mesmo e sem afetar a pintura? Pois isso já é possível (ou quase, como veremos a seguir). Existe hoje no mercado uma bomba a vácuo que promete ajudar em pequenos serviços de funilaria caseira.

Importada dos Estados Unidos, a Wood’s Powr-Grip (escrito assim mesmo, em vez de “Power”) traz uma ventosa de 8 cm de diâmetro, que é presa na lataria, no amassado. Para criar o vácuo, pressiona-se a válvula até o nível indicado. Depois, é só puxar o gancho em forma de T até colocar a lataria na posição original. Na teoria é fácil, mas na prática…

O site do importador diz que a ventosa oferece uma ótima aderência mesmo em lugares curvados e é ideal para profissionais que trabalham com funilaria e serviços de martelinho de ouro. Consultada, a empresa confirmou que o produto também se destina a leigos que desejam fazer o conserto em casa.

Mas, por via das dúvidas, preferimos chamar um profissional do setor para nos ajudar no teste, no caso o funileiro Robson Michelin, da oficina Arcoverde Serviços Automotivos. Há mais de 40 anos, ele trabalha com funilaria em geral, incluindo o tradicional martelinho de ouro.

A prova de fogo foi em um Peugeot 206 SW preto, cuja carroceria trazia vários amassados, desde os pequenos – com e sem vincos – até os maiores. Mesmo manuseada por um profissional, a bombinha tem uma base emborrachada que se soltou na maioria das tentativas, apesar de toda a pressão do vácuo aplicada sobre a chapa de metal. “E quando consegui prender a ventosa, o máximo que consegui foi tirar um amassadinho que tinha perto do para-lama”, concluiu Robson. “Ainda havia outro problema: depois que coloquei a carroceria  no lugar, ficou um pequeno vinco no metal. Ou seja, faltava o reparo final de um profissional para deixar tudo lisinho.”

Vendido por R$ 269, o produto não seria um mau negócio se funcionasse corretamente. O reparo médio de um pequeno amassado num serviço de martelinho de ouro custa, em média, de R$ 150 a R$ 300. Portanto, com apenas um conserto ele poderia se pagar. Só que não.

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Powr-Grip

Bomba Powr-Grip

Nota: 2.0

Ela deveria desamassar repuxando a parte da lataria danificada, mas não funcionou no nosso teste

Preço médio: R$ 269

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Compre: ferramentasmartelinho.com

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