Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Som na caixa

Donos de Audi A1 reclamam de ruídos metálicos produzidos pelo câmbio de dupla embreagem

Por Waldez Carmo Amorim | foto: Christian Castanho
Atualizado em 22 abr 2021, 14h42 - Publicado em 19 dez 2012, 20h44

auto-defesa auto-defesa

Se há um equipamento que causa orgulho em quem compra um Audi A1 é seu câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, que garante trocas de marcha mais rápidas. E não é que justamente o destaque do compacto premium é o que tem gerado mais reclamações entre seus proprietários?

Entrevistamos dez donos de A1 que relataram a incidência de ruídos metálicos causados pela transmissão DSG. É o caso do gerente Rodrigo Sousa de Oliveira, de Gama (DF), que tem um A1 1.4T 2011 com 11 000 km rodados. “Até gravei DVDs mostrando como é o barulho e os entreguei ao gerente geral, gerente de pós-venda e chefe da oficina da concessionária, além de enviar um para a Alemanha. Mas eles disseram que o problema é da Audi no Brasil, que não resolve nada”, diz Rodrigo.

Às vezes esses ruídos são tão altos que até quem está do lado de fora do veículo pode ouvi-los.”O barulho chegou a um ponto em que duas vezes motoqueiros pararam do meu lado para dizer que o carro deveria estar com algo solto”, diz a dentista Ellen Costa, de Montes Claros (MG). “Quem me garante que o câmbio não quebrará quando a garantia acabar?”, diz ela.

Encontramos até um caso em que o barulho ocorre em dois automóveis da mesma família. Ricardo Tomaz Hellbrugge e Ricardo Henrique Hellbrugge, pai e filho que vivem em São Paulo (SP), possuem dois Audi A1 1.4T 2011, comprados na mesma época. “Com uma semana de uso começaram os ruídos por baixo do assoalho. Parece que o carro vai desmontar. Li em fóruns da internet que o ruído é comum também na Europa, em países onde as estradas são piores, como Portugal e Grécia”, explica o pai. “A concessionária recomendou fazer a atualização do software do câmbio para diminuir o ruído em cerca de 30% a 40%, mas não reduziu nem 1%.”

Nas concessionárias, a justificativa que prevalece é a de que se trata de uma característica do modelo, como relata o médico Alan de Freitas Passos, de Belo Horizonte (MG). “Assim que retirei o carro da concessionária, começaram os barulhos. No início pensei que era a porta do passageiro ou o porta-luvas aberto”, conta Alan. “Na autorizada me disseram que isso acontece pelo fato de as marchas estarem pré-engatadas.”

Continua após a publicidade

Até mesmo o A1 Sport cedido pela Audi apre- sentou problema semelhante durante o teste publicado na nossa edição de setembro de 2012. “Sobre piso irregular, como em vias de paralelepípedo, um ruído constante incomoda o piloto. ‘A dupla embreagem do A1 é do tipo seca, não imersa em óleo. Um disco sempre está em posição não ativa e é ele que vibra e faz barulho. É uma característica do proje- to’, diz Lothar Werninhouse, consultor técnico da Audi”, afirmava o texto da reportagem.

O POVO RECLAMA

“Uma semana após pegar o carro começou o barulho, que nas duas revisões garanti- ram ser normal. Meus amigos dizem que terei dificuldades na revenda por causa da intensidade do ruído.”

Sérgio Cláudio Santesso, empresário, são paulo (SP)

“O barulho teve início com uma semana de uso. A autorizada disse que a solução é atualizar
o software do câmbio, que desligará uma das embreagens. Como perderia desempenho, preferi não fazê-lo.”

Continua após a publicidade

Henrique Álvares, engenheiro, belo horizonte (MG)

RESPOSTA

Até o fechamento desta edição a Audi não se pronunciou oficialmente sobre os casos levantados.

CONTE-NOS O SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados?

Continua após a publicidade

Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.