Revisão nos preços
Peças e serviços de pós venda de alguns carros podem subir mais de 70% em um ano
Se as tabelas dos carros novos têm ficado estáveis no último ano, o mesmo não pode ser dito de suas peças e revisões. Alguns modelos sofreram alta nos serviços pós-venda bem acima da inflação de 6,3% em relação a 2012, segundo levantamento que fizemos com alguns pacotes de revisão até 60 000 km e cesta de peças com kit de embreagem (carros manuais), retrovisor esquerdo, para-choque dianteiro, farol esquerdo, amortecedores dianteiros e jogo de pastilhas de freio.
O chinês JAC J3 é o que teve o maior reajuste nesse item. O carro subiu só 2,9% e as revisões, 9,4%, mas as peças, afetadas pela alta do dólar, encareceram 76%: de 1 615 para 2 843 reais. Outro chinês, o Chery QQ, um dos mais baratos do Brasil, manteve o preço de venda do ano passado e ainda teve redução na cesta, que caiu de de 2 651 para 1 559 reais – queda de 41,2%. O susto, porém, está na hora das revisões: saltaram de 1 896 para 3 016 reais, 59% a mais.
Revisões mais altas também para o Peugeot 408 Allure: 2 970 reais, ante os 1 776 de 2012 (67,2%). Nas peças, o reajuste foi menor: 15,6%. Entre as picapes, a VW Amarok S 2.0 4×2 teve acréscimo de 36,4% nas revisões (de 2 956 para 4 031 reais), enquanto as peças foram de 5 655 para 7 279 reais (28,7%). Já o EcoSport, lançado em julho de 2012 com a promessa de baixos custos de manutenção, viu suas revisões subirem 15,7% (de 2 528 para 2 924 reais), enquanto sua cesta de peças quase dobrou: de 1 876 para 3 231 reais, alta de 72,2%.